Vitória – Serão reunidos, nos dias 28 e 29 de junho, grandes nomes do setor florestal e de geração de energia, no Madeira 2012 – 6.º Congresso Internacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Indústria de Base Florestal e de Geração de Energia. O evento vai enfocar a competitividade, a sustentabilidade, os desafios e as oportunidades de um setor que responde por 4,5% do PIB brasileiro e emprega 9% da população economicamente ativa do país.
A abertura do Madeira 2012, no dia 28, terá a presença do governador Renato Casagrande e em seguida haverá conferência magna a ser proferida pelo professor Pascual Fernandez Martinez, de Economia Aplicada da Universidade Rey Juan Carlos de Madrid. A conferência será presidida pela professora e pesquisadora Inguelore Scheunemann Batista, consultora associada do Instituto BioAtlântica (IBIO). Os temas abordados durante o evento incluem estratégias de fortalecimento para o enfrentamento de crises, biomassa florestal, Código Florestal, novos negócios, inovação, qualificação profissional e o aprimoramento da governança corporativa.
Entre os palestrantes e moderadores dos diversos painéis que vão compor o congresso estão personalidades que são referência em suas áreas de atuação. O evento contará com a presença de Renato Casali (sócio-fundador da Macrologística Consultoria), Luiz Ernesto Barrichelo (professor da Esalq/USP), Marcelo Castelli (CEO da Fibria), Márcio Félix Bezerra (secretário de Estado de Indústria e Comércio do Espírito Santo), Walter Lídio Nunes (presidente da Celulose Riograndense).
No segundo dia do evento a programação terá a participação de Maurício Bicalho de Melo (CEO da ArcelorMittal BioFlorestas), Marco Antônio Fujihara (diretor da Key Associados), Paulo Eduardo Rocha Brant (diretor-presidente da Cenibra), José Luciano Duarte Penido (presidente do Conselho de Administração da Fibria e do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel/ABTCP), o senador Jorge Viana, Luiz Fernando Schettino (diretor-geral da Agência de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo), Jayme Buarque de Hollanda (presidente do Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE).
Outras palestrantes e moderadores são: Carlos Aguiar (conselheiro sênior da Fibria), Marcos Franklin Sossai (gerente de Recursos Naturais do Instituto Estadual de Meio Ambiente do ES), Eduardo Christensen Nali (coordenador do Departamento de Papel e Celulose do BNDES), e Márcio Macedo da Costa (chefe do Departamento de Meio Ambiente do BNDES).
“Durante o congresso, os representantes desses estratégicos segmentos industriais vão debater temas relevantes para o desenvolvimento do setor e o crescimento socioeconômico do Brasil”, observou Jussara Ribeiro, coordenadora-geral do evento.
Serviço
O Congresso – O Madeira 2012 tem como patrocinadores a Cenibra, Fibria, Governo do Espírito Santo, Sebrae, Suzano, ArcelorMittal, Petrobras e Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). O evento está em sua sexta edição e pela primeira vez será realizado no Espírito Santo. O Madeira é promovido bienalmente pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, sediado em Belo Horizonte (MG).
Informações e inscrições pelo site congressomadeira.com.br, onde também está disponível a programação do evento. Com informações da Assessoria de Comunicação da Fibria.