Lula determina que brasileiros deportados pelos EUA não sejam algemados e acorrentados: “questão de soberania”

16

Segundo relatos, os brasileiros “choraram de alegria” ao saberem que seriam transportados pelo governo brasileiro

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília
25/10/2024
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília 25/10/2024 (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

247  O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, desautorizou o uso de algemas e correntes nos brasileiros que foram deportados pelos Estados Unidos, informa o g1. A decisão veio após pedido do presidente Lula (PT), que disse se tratar de uma “questão de soberania” e afirmou que “no Brasil, ninguém acorrenta brasileiros”. A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou um voo para transportar os deportados de Manaus até Confins.

A operação se deu após a chegada de uma aeronave vinda dos Estados Unidos com 158 deportados a bordo. A primeira parada estava prevista para Manaus, com destino final em Belo Horizonte, mas o voo precisou ser cancelado devido a problemas técnicos na aeronave, mais especificamente com o sistema de ar-condicionado. Embora os americanos tenham sugerido esperar um novo avião vindo dos EUA, a Polícia Federal (PF) e o Ministério da Justiça foram rapidamente avisados, e um voo da FAB foi mobilizado para garantir a continuidade do traslado.

O Ministério da Justiça também informou que, ao saber que seriam transportados sem algemas ou correntes, os brasileiros reagiram com emoção: “Choraram de alegria e bateram palmas”, relatou a pasta. O delegado da Polícia Federal, Sávio Pinzon, informou que o novo voo da FAB deve chegar a Manaus na tarde deste sábado (25).

O governo brasileiro está investigando o caso para entender melhor os detalhes e a natureza das expulsões. A PF, por sua vez, ainda não revelou a nacionalidade dos deportados, mas, de acordo com fontes do Itamaraty, 88 dos ocupantes são brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui