Léo Brito é eleito presidente  da Apes pela segunda vez

304

Entidade reúne prefeitas e prefeitos de 21 cidades da 8ª e 9ª região do Extremo Sul

Na tarde da última sexta-feira (20), o salão de eventos do Lord Plaza Hotel, situado no centro de Teixeira de Freitas, foi palco da eleição para o novo presidente da Associação de Municípios do Extremo Sul da Bahia (Apes). Na ocasião, estiveram presentes personalidades ilustres da região, como prefeitos, vereadores e representantes das autoridades que não puderam comparecer ao evento, tais como o prefeito de Lajedão, Betão (DEM), e o de Itabela, Luciano Francisqueto (PRB).
O evento que contou com a presença de figuras proeminentes da política regional, como o prefeito anfitrião, Temóteo Alves de Brito (PSD), a atual presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, candidato à sucessão de Maria Quitéria na UPB, foi presidido de forma magistral pelo ex-prefeito de Mucuri, Paulinho de Tixa, que anunciou a composição da Mesa Diretora que estará à frente da associação para este biênio (2017-2018).
Apresentada apenas uma chapa, foi eleito o prefeito de Alcobaça, Leonardo Coelho Brito (PSD) como presidente da Apes. A vice-presidência ficou com Agnelo Silva (PSD), prefeito de Santa Cruz Cabrália. Juarez Oliveira “Peba” (PP), prefeito de Itabepi, e Zulma Pinheiro (PMDB), prefeita de Itanhém, se tornaram 1º e 2º secretários, respectivamente. Já a Tesouraria ficou a cargo do prefeito de Mucuri, Dr. Carlos (PDT). Enquanto que os prefeitos Betão (DEM), Luciano Francisqueto (PRB) e o prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho (PMDB), foram eleitos conselheiros fiscais.
Com a definição da Mesa Diretora da Apes, as atenções por parte dos presentes estiveram divididas, estando também voltadas à eleição da UPB, prevista para acontecer hoje, dia 25 de janeiro. Por sua vez, a reunião foi marcada por discursos em defesa da unidade em prol dos interesses dos municípios. A primeira a discursar foi Maria Quitéria, que teceu críticas duras aos ínfimos repasses de verbas aos municípios da Bahia: “Não dá para pagar o funcionalismo público com a receita que nós temos”, enfatizou a primeira mulher eleita presidente da UPB.
Na ocasião, Quitéria anunciou apoio ao candidato da maioria, o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), para sucedê-la ao cargo como presidente da associação. Ciente das responsabilidades, Eures reconheceu que “não é fácil suceder uma grande mulher, é difícil suceder alguém como ela”, mas que com disposição e humildade estará encabeçando “uma chapa pluripartidária e de caráter regional” que lutará ininterruptamente com o objetivo de atender aos interesses dos municípios do estado da Bahia. O auge de seu discurso foram as críticas proferidas contra a Coelba, que, segundo o candidato, é imprescindível que haja uma distribuição justa e com transparência da arrecadação da taxa de iluminação pública pela companhia de eletricidade para os cofres dos municípios, pois ao invés da taxa ser destinada a conta de uma prefeitura, ela é direcionada a uma conta da empresa; assim sendo, “na hora do acerto de contas, a Coelba sempre alega que o valor recolhido na Taxa de Iluminação Pública é menor que a dívida da prefeitura”, razão pelo qual o candidato afirma de forma categórica que caso eleito, atuará no sentido que acabar com o que ele referiu como “roubo” por parte da companhia, sendo, em seguida, ovacionado pelo público.
Mas, um dos discursos mais aguardados foi de Temóteo Brito, que elogiou o empenho de Maria Quitéria, a quem definiu como “uma mulher dinâmica e guerreira”, cujo trabalho frente à UPB é “um exemplo de administração”, com uma atuação que foi um verdadeiro divisor de águas na história da UPB, havendo “um antes e depois de Quitéria”, a quem ele se referiu como “uma das melhores prefeitas desse País”; estando ele convicto do potencial de que ela “pode se tornar governadora da Bahia” em um futuro próximo. Mais adiante, Temóteo parabenizou “os prefeitos [que] demonstraram maturidade” por terem escolhido Léo Brito para ocupar a presidência da associação e reconheceu que seu filho “está assumindo um grande desafio”, mas que, independente disso, se empenhará em fazer um trabalho exemplar. O prefeito anfitrião ainda apregoou palavras de ordem ao convocar os demais prefeitos para participarem da Marcha à Brasília, prevista para acontecer em março, aonde pressionarão os deputados federais por mais recursos a serem destinados aos municípios; uma vez que “a união faz a força e juntos somos fortes”, como destacou o prefeito de Santa Cruz de Cabrália, Agnelo Silva, em um momento da reunião.
O novo presidente da Apes, Léo Brito, agradeceu a presença de todos que o apoiaram, em especial Silvio Ramalho, que, em um gesto de grandeza, “abriu mão de sua candidatura” e, por conseguinte, deu “apoio a chapa” vencedora. Ainda em seu discurso, Léo enfatizou que é preciso “cobrar as demandas e as necessidades de nossos municípios” e, por fim, evocou a Deus para que ele “ilumine a todos” nessa empreitada.
Fundada em 1997, a Associação de Municípios do Extremo Sul da Bahia (APES) tem como cidade-sede o município de Teixeira de Freitas, abrange os 21 Municípios da 8ª e 9ª Região Extremo Sul, foi criada com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e socioeconômico-ambiental para os 21 municípios associados que fazem parte de sua composição, que são: Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebí, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Vereda.