Iniciativa da Embratur, Sebrae e Ministério do Turismo apresenta diretrizes para promover o Brasil no exterior e impulsionar o turismo internacional para Porto Seguro até 2027

Porto Seguro recebeu, nesta semana, o lançamento nacional do Plano Brasis 2025–2027, durante a cerimônia do Prêmio Patxohã, realizada no Senac, com a presença de autoridades, bem como representantes do trade turístico, operadores, entidades setoriais e gestores municipais. Desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. O plano expõe as diretrizes da nova estratégia de marketing turístico internacional.
O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito. destacou a importância de qualificar os empreendimentos e formatar experiências turísticas para receber o público estrangeiro. “Estamos num cenário muito otimista, batendo recordes. São mais turistas consumindo produtos diferentes, além dos tradicionais e consolidados. Surge uma oportunidade para Porto Seguro colocar na prateleira outros produtos e outras experiências, promovendo a inserção de micro e pequenos empreendedores na cadeia produtiva do turismo. Para cada realidade e necessidade do empreendedor, o Sebrae tem a solução, capacitação e outros serviços”, comentou.
A participação do Sebrae na construção e na divulgação do plano reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento dos pequenos negócios do setor turístico, ampliando oportunidades para destinos emergentes e tradicionais, além do estímulo ao empreendedorismo, geração de emprego e renda, e o desenvolvimento local. Para Porto Seguro, a ação representa um passo estratégico na consolidação do município como referência em turismo responsável, inovador e de alta qualidade.
Ao falar da potência de Porto Seguro, o Secretário de Turismo e Cultura de Porto Seguro, Guto Jones, apresentou o destino com sua recente conquista. “Segundo a Omnibees, principal plataforma global para turismo e hotelaria, Porto Seguro está em primeiro lugar no ranking de pesquisas no Nordeste, batendo concorrentes como Maceió e Porto de Galinhas”, celebrou.
O evento foi encerrado com uma confraternização entre os participantes, que demonstraram otimismo em relação à próxima temporada. A expectativa é de que o período entre o Ano Novo e o Carnaval seja um dos mais movimentados dos últimos anos, com a previsão de receber quase 1 milhão de visitantes no destino.
A apresentação ficou a cargo do diretor de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis.
O Plano Brasis propõe um reposicionamento do Brasil como destino competitivo no cenário global, com foco em experiências autênticas, diversidade cultural, natureza exuberante e compromisso com a sustentabilidade. A estratégia busca ampliar a presença do país nos principais mercados emissores, aumentar a receita gerada pelo turismo internacional e estimular um fluxo turístico mais diverso, distribuindo os benefícios econômicos de forma mais equilibrada entre as regiões. Por Milka Moais para ML Comunicação


