Laboratório Municipal de Teixeira de Freitas é referência na Bahia

338

Teixeira de Freitas – O Laboratório Municipal Nova Filosofia, conhecido como Laboratório Central de Teixeira de Freitas ou simplesmente Lacem, recebeu investimentos nos últimos dois anos que o consolidaram como referência na região e no Estado da Bahia em termos de vigilância laboratorial. Atualmente, o Lacem realiza mais de 40 mil procedimentos por mês, garantindo ao cidadão qualidade e eficiência no atendimento, que acontece via marcação direta das unidades básicas de saúde e do Ambulatório Central ou por meio do Centro de Regulação.

A unidade, que funciona de maneira descentralizada, com outros pontos de coleta além da sede, fixada na rua Euclides da Cunha, bairro Nova Teixeira, em Teixeira de Freitas, oferta procedimentos voltados à rede de Atenção Básica e Saúde Pública, fruto da atuação conjunta entre município e Estado, que são os entes responsáveis, respectivamente, por cada setor. Assim, a comunidade fica mais protegida, com a oferta gratuita dos exames de virologia, hormônios, bioquímica, hematologia, parasitologia, microbiologia e uroanalise.

Segundo a farmacêutica e bioquímica Júnia Garcia, o Lacem de Teixeira, hoje, é considerado um dos mais bem montados e mais modernos em todo o Estado.
Segundo a farmacêutica e bioquímica Júnia Garcia, o Lacem de Teixeira, hoje, é considerado um dos mais bem montados e mais modernos em todo o Estado.

De acordo com a coordenadora da unidade laboratorial, Júnia Garcia, que é também farmacêutica e bioquímica, “o Lacem de Teixeira hoje é considerado um dos mais bem montados e mais modernos em todo o Estado”. Ainda segundo ela, os investimentos feitos nos últimos dois anos foram fundamentais: “investimentos em pessoal e, também, em tecnologia”. Com quase 50 anos de experiência, o bioquímico Dr. Maurílio França Lacerda acompanha o Lacem de Teixeira desde o processo instalação, contribuiu para a organização humanizada do espaço de trabalho e, segundo ele, o laboratório municipal “não deve em nada para laboratório nenhum dos grandes centros, por que tudo que eles têm lá, nós temos aqui”.

Dentre os investimentos feitos em tecnologia está um equipamento que, sozinho, realiza 400 testes por hora, além disso, os equipamentos voltados a virologia foram duplicados e a equipe também foi acrescida. A automatização dos procedimentos, acompanhados por profissionais qualificados, garante à população mais celeridade e precisão no atendimento. “Nós não podemos errar, por isso, trabalhamos diariamente com o máximo de atenção”, comentou Dr. Maurílio.  Neste aspecto, a coordenadora citou como importante a parceria com as unidades de ensino superior, possibilitando a troca de saberes e experiências. Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Teixeira de Freitas.