Joe Biden deve propor taxação de até 43% sobre grandes fortunas nos Estados Unidos

137

Da Bloomberg – O presidente Joe Biden irá propor quase o dobro da taxa de imposto sobre ganhos de capital para indivíduos ricos para 39,6%, o que, juntamente com uma sobretaxa existente sobre a renda de investimentos, significa que as taxas de impostos federais para investidores podem chegar a 43,4%, de acordo com pessoas familiarizadas com a proposta.

O plano aumentaria a taxa de ganhos de capital para 39,6% para aqueles que ganham US $ 1 milhão ou mais, um aumento da taxa básica atual de 20%, disseram as pessoas sob condição de anonimato porque o plano ainda não é público. Um imposto de 3,8% sobre a renda de investimentos que financia o Obamacare seria mantido, empurrando a taxa de imposto sobre o retorno sobre ativos financeiros para mais alto do que a taxa máxima sobre salários e rendimentos salariais, disseram eles.

As ações caíram com as notícias sobre o plano, com o índice S&P 500 caindo 0,7% a partir das 13h43, após subir 0,2% antes. O Nasdaq Composite caiu 0,6%, após alta de até 0,5%. O Tesouro de dez anos rende ganhos apagados.

A proposta pode reverter uma disposição de longa data do código tributário que impõe taxas de retorno sobre o investimento mais baixas do que sobre o trabalho. Biden fez campanha para igualar os ganhos de capital e as taxas de imposto de renda para indivíduos ricos, dizendo que é injusto que muitos deles paguem taxas mais baixas do que os trabalhadores de classe média.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, e o Departamento do Tesouro se recusou a comentar. Espera-se que Biden divulgue a proposta na próxima semana como parte dos aumentos de impostos para financiar os gastos sociais no próximo “Plano de Famílias Americanas”.

Essa proposta, estimada em cerca de US $ 1 trilhão, virá enquanto o Congresso discute como proceder no pacote separado de Biden com foco em infraestrutura de US $ 2,25 trilhões conhecido como Plano de Emprego Americano, que seria financiado por aumentos de impostos sobre empresas. Também segue o projeto de lei de alívio do coronavírus de US $ 1,9 trilhão aprovado em março.

O plano das famílias deve incluir uma onda de novos gastos com crianças e educação, incluindo uma extensão temporária de um crédito tributário infantil expandido que daria aos pais até US $ 300 por mês para crianças pequenas ou US $ 250 para aqueles com seis anos ou mais. O aumento dos ganhos de capital levantaria US $ 370 bilhões ao longo de uma década, de acordo com uma estimativa do Urban-Brookings Tax Policy Center com base na plataforma de campanha de Biden.

Impostos estaduais

Para pessoas que ganham US $ 1 milhão em estados com impostos elevados, as taxas sobre ganhos de capital podem ficar acima de 50%. Para os nova-iorquinos, a taxa combinada de ganhos de capital estaduais e federais pode chegar a 52,22%. Para os californianos, pode ser 56,7%.

Os democratas disseram que as atuais taxas de ganhos de capital ajudam em grande parte os principais assalariados, que obtêm sua renda por meio de investimentos, e não na forma de salários, resultando em taxas de impostos mais baixas para as pessoas ricas do que aquelas que empregam. Os republicanos argumentam que a estrutura atual incentiva a poupança e promove o crescimento econômico futuro.

Os impostos sobre ganhos de capital são pagos quando um ativo é vendido e são aplicados ao valor da valorização do ativo desde o momento em que foi comprado até o momento da venda.

Os democratas do Congresso propuseram separadamente uma série de mudanças na tributação sobre ganhos de capital, incluindo a imposição de impostos anualmente, em vez de quando eles são vendidos.