JB: erros de iniciante?

329

Está se aproximando o dia da mentira, 1º de abril, e andam dizendo por aí que deveria ser o dia do homem. E concordo, mas, não homem numa referência ao sexo masculino, e, sim, ao ser humano.

No dia da mentira as administrações municipais completarão 90 dias de governo, período visto por muitos marqueteiros como o prazo (que chega até 100 dias, na verdade) para o novo gestor pôr a casa em ordem. Não sou analista político, tampouco tenho pretensões para tal, prefiro a urgência pulsante das más traçadas linhas de uma cidadã comum, que vê e se posiciona conforme os anseios de sua sociedade, sem ponderações excessivas próprias dos teóricos políticos, que não podem, sob pena de criar inimizades, cobrar antes que o tal prazo se finde (há os que dão prazo eterno, só para beber da fonte que roja grana pública).

Destarte, do meu ponto de vista, já passou da hora de muita coisa ser ajeitada na administração teixeirense. Há coisas ocorrendo que mancham a imagem de homem honesto e de conduta ilibada do prefeito JB, o amigão do governador (que bonito!). Por exemplo, não sei vocês, mas, eu cria em uma gestão transparente, no entanto, começou mal com o caso do decreto de estado de emergência não informado “oficialmente” à imprensa, mas, fixado em mural na Prefeitura – local extremamente visitado (?!). Depois, vieram as questões ligadas à famigerada assessoria: matérias enviadas três dias, ou, mais, após os eventos, o decreto “Ctrl C + Ctrl V”, onde baixaram um o documento da internet e sequer alteraram o nome do município, ficando São Lourenço da Mata (PE) onde deveria estar Teixeira de Freitas. Neste caso, houve quem culpou JB por não ter lido antes de assinar. Mas, eu o compreendo, se, em sua concepção, tem os melhores ao seu lado, porque preocupar-se com algo tão simples?! Para ele, sua equipe jamais cometeria equívocos tão amadores, coitado!

Enfim, se o prefeito é mesmo o homem de bem que todos, ainda, acreditam ser, no mínimo, todavia, omisso ele é. Somente com vistas grossas é possível tocar uma administração tão cheia de mãos como a teixeirense. Já falei outrora sobre as cobras no pescoço de JB e reafirmo que isso tem o atrapalhado, embora acredite, por ora, em sua competência, sobretudo, em seu traquejo político para driblar situações adversas. Mas, seria interessante se ele começasse a extirpar o mal que ronda a Prefeitura a fim de trabalhar o mais honestamente possível. É que, assim como todo homem é bom, o homem é fruto do meio. Desta forma, prefeito, temo que sejas muito em breve corrompido.

Outra gafe envolvendo a Administração do amigão JB foi sua declaração de que ninguém fez por Teixeira o que Jaques Wagner está fazendo. Piada?! Esta declaração rendeu boas e intermináveis gargalhadas. Pobre JB, o governador esqueceu-se de fingir ser seu companheiro – numa linguagem bem Lulista, e o deixou, no popular, suando que nem cuscuz no aeroporto, no sol de quase meio-dia, enquanto descia com sua trupe no 13º BPM e de lá seguia para a TV Sul Bahia. Sem citar as fotos que circulam na internet com a cara de ‘satisfação’ enquanto apertava sua mão. Vergonha, hein JB?! Mas, foi merecido, afinal, ele não fez nada praticamente. Ele veio inaugurar o quê? O esgotamento feito com a verba do governo federal? Não entendi. Sei somente que tem cidade aí que conseguiu alguma coisa para seus munícipes. Deve ser porque, ao invés de “rasgação de seda” (somente), os gestores tiveram coragem de cobrar!

Entretanto, finalizo, parabenizando a gestão atual, pois, conseguiu escrever seu nome nos anais da história teixeirense com a inauguração da escola de tempo integral e muitas outras obras envolvendo educação, a exemplo de o esporte estar sendo levado às escolas. É isso aí, prefeito. Eu, apesar de tudo, ainda acredito em você! Deve ser somente erro de iniciante, né?!