Janssen cancela envio de 3 milhões de doses de vacina ao Brasil

222

A entrega estava prevista para acontecer nesta terça-feira (15) e não há uma data estimada para a chegada do imunizante ao país

(Foto: REUTERS / Shannon Stapleton)

A vacina é aplicada em dose única e, de acordo com a pasta da Saúde, ela assegura 85% de eficácia nos casos mais graves da doença.

A remessa chegaria ao Brasil próxima do fim do prazo de validade, de 27 de junho. Como consequência, seria distribuída somente para as capitais.

Por enquanto, não está confirmada uma nova data para entrega. Em nota, o Ministério da Saúde diz ainda que “aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é de que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas”. Fontes do Ministério da Saúde informaram à BandNews TVque as vacinas poderiam chegar já na quarta-feira (16).

Com base em protocolos usados nos Estados Unidos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pode aumentar o prazo de validade das doses, de 12 para 18 semanas. Desta forma, o fármaco seria tecnicamente funcional até 8 de agosto.

A vacina da Janssen contra o coronavírus foi aprovada para uso emergencial contra a Covid-19 em março. O imunizante apresenta taxa de eficácia global contra o coronavírus de 66,9% para casos moderados e 76,7% para casos graves em adultos e é aplicado em dose única.

Produzida pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson, cada dose custou aproximadamente US$ 10. O ministro da Saúde informou ainda que houve um desconto de 25% no valor dos imunizantes e que o pagamento acontecerá apenas pelas doses, de fato, aplicadas.