Ministério das Relações Exteriores informa que equipes do Brasil e dos EUA se reunirão em Washington

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o telefonema foi um desdobramento do contato realizado pelos líderes das duas nações, ocorrido na segunda-feira (6). Durante esse diálogo, as autoridades dos dois países acordaram que as equipes de ambos os governos realizarão uma reunião em Washington, cuja data ainda será definida. O objetivo do encontro será dar continuidade ao tratamento das questões econômicas e comerciais que envolvem Brasil e Estados Unidos.
O presidente Lula, em entrevista à Rádio Piatã FM, revelou mais detalhes sobre a conversa que manteve com Trump, destacando o tom cordial e amistoso do telefonema. Lula descreveu o contato como um momento de “gentileza e civilidade”, e afirmou que a conversa abriu caminho para uma nova fase nas relações bilaterais. “Ele me ligou da forma mais gentil que um ser humano pode lidar com o outro. Eu o tratando de forma civilizada e ele me tratando de forma civilizada”, contou o presidente, ressaltando a aproximação dos dois líderes, que ocorreu após um breve encontro na Assembleia-Geral da ONU.
Lula também destacou que aproveitou o telefonema para tratar de questões comerciais, pedindo a revisão das tarifas impostas aos produtos brasileiros. O presidente ainda informou que a conversa com Trump gerou novos desdobramentos, incluindo o telefonema de Marco Rubio para o ministro Mauro Vieira, o que pode ser um passo importante para o avanço dos diálogos entre os dois governos.
“A pessoa que ele indicou, que é o secretário de Estado, Marco Rubio, ligou para o meu ministro Mauro Vieira, talvez comecem a ter conversas a partir de agora”, afirmou Lula, sinalizando que os diálogos entre os dois países continuarão em breve. O presidente também reafirmou o desejo do Brasil de manter uma relação amistosa com os Estados Unidos, sem abrir mão da soberania nacional. “O Brasil não quer briga com os Estados Unidos. O Brasil quer paz e amor. Quer crescer e se desenvolver”, declarou.