“Inspiração e intuição”: artista plástica realiza primeira exposição em Teixeira de Freitas

575

Na sexta-feira, 24 de abril, Teixeira de Freitas foi palco de um evento cultural que lotou o Bistrô Valentina. A mostra “Inspiração e intuição” foi o primeiro trabalho plástico de Neide Guimarães, psicopedagoga e pós-graduanda em Arterapia, colocado para apreciação pública, segundo ela contou em bate-papo com o Jornal Alerta.
Neide, que nasceu no Extremo Sul, mas, ainda bebê foi para a cidade mineira de Nanuque, onde cresceu, atualmente, após morar um período no Rio de Janeiro, vive entre esta última cidade e Teixeira de Freitas, onde escolheu expor seu trabalho por ver a necessidade e carência que o município tem de atividades culturais como esta, bem como o que ela coloca como resistência das pessoas a eventos deste porte. “Quero ressalvar a resistência que as pessoas da cidade possuem para com esse tipo de evento. Tenho analisado que esta resistência tem partido das festas que têm características dionisíacas [referência a Dionísio, deus grego das festas, do vinho etc.], que são oferecidas em demasia aos jovens, adolescentes e adultos, e deixado de lado as festas apolíneas [relativo ao deus grego Apolo, patrono das artes, poesia, música etc.]. Muitas vezes, eventos agitados não nos levam a conhecer o nosso lado belo, como as festas calmas”, explica. Além de atuar na área de educação e ter a arte plástica em sua vida desde muito cedo, Neide é escritora infanto-juvenil, autora do livro “Pirrucha e o Rio Mucuri”. Seu trabalho exposto durante o evento foi “totalmente natural. Usei fragmentos de rocha e argila da praia da Paixão, em Prado”.

Neide Guimarães é psicopedagoga e pós-graduanda em Arterapia.
Neide Guimarães é psicopedagoga e pós-graduanda em Arterapia.

A artista relatou não ter intensão de vender suas telas, embora estas sejam feitas para exposição. “O objetivo é revelar o poder de transformação da arte. Deixo o trabalho em aberto para o público que for analisar possa perceber que somos capazes de criar, com simples objetos, uma imagem artística, o que vai diferenciar é o processo criativo. Todos nós precisamos despertar o ser criativo que há em nosso interior. O ato de criar além de desenvolver o processo cognitivo, proporcionar o equilíbrio emocional e afetivo do ser humano, pode nos levar ao processo de individuação, o conhecer de si mesmo”, conta.
Além de Neide Guimarães, que expos sua arte, o evento contou também com a participação do escritor e artista plástico Elizeu Matias ministrando a palestra “Caminhos intuitivos e inspiração”, e os cantores Josa Maria e Akson Costa, que encantaram a todos com belas músicas.
Para finalizar, Neide declara: “Pretendo expor meu trabalho artístico em outros espaços e cidades, revelando através das minhas informações o poder que a arte em si pode proporcionar para a transformação do nosso ser. Segundo Fayga Ostrower ‘criar e viver se interligam’. Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram presentes no evento, em especial, aqueles que visualizaram as minhas obras de artes”. Por Jornal Alerta.