Inclusão: mais de 800 pessoas se formam nos cursos do Pronatec

380

Teixeira de Freitas – Aconteceu na quinta-feira (11/12) a Formatura dos concluintes dos cursos voltados para a inclusão produtiva, ofertados pelo Governo Municipal de Teixeira de Freitas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 2014, os cursos alcançaram mais de 800 estudantes em busca da qualificação para o mercado de trabalho.

 O prefeito João Bosco com uma das alunas do curso do Pronatec.
O prefeito João Bosco com uma das alunas do curso do Pronatec.

A cerimônia contou com a presença do prefeito João Bosco; da supervisora dos cursos do Senac Beatriz Aguida; do professor Artur Monteiro, representando todo o corpo docente; Aline, do Senai/Sul; do secretário de Assistência Social Marco Veronesi; do vice-prefeito Gilberto Santos; e dos secretários de Planejamento Allan Ribeiro, de Administração Antônio Bodero e vereadores.

Em seu pronunciamento, o prefeito falou aos formandos que “a beleza de uma conquista é saber que depois de um sonho sempre vem outro sonho” e parabenizou os formandos pela etapa concluída e pelos desafios e vitórias que terão na caminhada. João Bosco relembrou, também, o histórico das políticas públicas implementadas pelos governos Lula e Dilma a fim de possibilitar o desenvolvimento social da população a partir da educação e capacitação profissional. Apenas em Teixeira de Freitas, em 2014, quase mil pessoas estiveram matriculadas nos mais de 20 cursos ofertados, o que demonstra a eficácia dos projetos.

Momento do juramento da turma de formandos.
Momento do juramento da turma de formandos.

De acordo com a coordenadora de Inclusão Produtiva Agadema Oliveira, já estão pactuados pelo governo municipal os cursos de Retificador Mecânico; Balconista de Farmácia; Bombeiro Civil; Ceramista; Cabeleireiro; Costureiro Industrial; Cozinheiro; Garçom; Gesseiro; Manicure e Pedicure, que serão oferecidos pelo Pronatec e ofertados pelo Senac e Senai.