O IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o Consórcio Engie Brasil Transmissão convidam você para as Audiências Públicas que apresentarão o Estudo de Impacto Ambiental da Linha de Transmissão 500 kV Poções III – Medeiros Neto II – João Neiva 2 – Viana 2, C2, CS e Subestações Associadas, conforme Processo nº 02001.024586/2023-18. Em Nanuque, o IBAMA realizará Audiência Pública de licenciamento ambiental do Projeto Asa Branca e Mucuri é um dos municípios interceptados.
O foco para a principal Audiência Pública de dimensão dos municípios da tríplice divisa dos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, que acontecerá em Nanuque nesta próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro, é de maior interesse do município de Mucuri, pois está sediando as obras de implantação de um linhão com mais de mil quilômetros de extensão que fará a ligação elétrica entre a subestação de Medeiros Neto e Poções (BA) até as subestações de João Neiva e Viana (ES).
Em Mucuri a linha transmissora está passando pela região oeste do município, cortando as áreas das localidades de São Jorge, Ibiranhém, Santa Clara e Taquarinha e, ainda abrangendo o território fronteiriço dos municípios mineiros de Serra dos Aimorés e Nanuque, além dos capixabas de Montanha e Pinheiros.
Segundo o gestor ambiental Elias Ghissoni, consultor da DOSSEL Ambiental, empresa responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento junto ao IBAMA, a audiência pública em Nanuque faz parte do processo de licenciamento ambiental referente a licença previa e, informa que haverá transporte disponível para quem do entorno solicitar o translado pelo telefone 0800 883 6206, até o dia 24 de janeiro.
1ª Audiência Pública – acontecerá na cidade de Itapetinga, no sudoeste do estado, às 18h da próxima segunda-feira, dia 27 de janeiro, na Câmara Municipal de Itapetinga, Avenida Hildebrando Nogueira nº 130, bairro Morumbi.
2ª Audiência Pública – acontecerá na cidade de NANUQUE, às 18h, da próxima quarta-feira, dia 29 de janeiro, no Espaço Central Nanuque, na Rua Itambacuri nº 499 – na rua do Colégio Santo Antônio, no centro da cidade.
3ª Audiência Pública – acontecerá na cidade de João Neiva, às 18h da próxima quinta-feira, dia 30 de janeiro, na Câmara Municipal de João Neiva, Praça Nossa Senhora do Líbano nº 30, 2º andar, centro da cidade.
Municípios que vão receber a faixa ITAPETINGA:
Poções / Planalto / Barra do Choça / Caatiba / Itambé / Itapetinga / Macarani / Maiquinique / Jordânia / Jacinto / Santo Antônio do Jacinto / Guaratinga e Jucuruçu.
Municípios que vão receber a faixa NANUQUE:
Nova Venécia / Boa Esperança / Pinheiros / Montanha / Mucuri / Nanuque / Serra dos Aimorés / Caravelas / Ibirapuã / Lajedão / Medeiros Neto / Vereda e Itanhém.
Municípios que vão receber a faixa JOÃO NEIVA:
Viana / Cariacica / Santa Leopoldina / Fundão / Ibiraçu / João Neiva / Colatina / Marilândia / Linhares / Rio Bananal / Vila Valério e São Mateus
Desde o início de 2022, que o município de Mucuri foi parceiro do projeto, contribuindo na execução das ações de licenciamento ambiental para que a construção e a operação do empreendimento se consolidassem. A nova linha de transmissão de energia vai beneficiar diretamente os Estados da Bahia e o Espírito Santo, embora esteja cortando também territórios do Estado de Minas Gerais. A obra vai ligar a subestação da cidade de Viana, na região metropolitana de Vitória, e a de João Neiva, no centro norte capixaba, até as subestações de Medeiros Neto (extremo sul), Poções (sudoeste) e Morro do Chapéu (zona oriental da Chapada Diamantina) no Estado da Bahia, considerando toda área do lote 5.
O linhão em execução está cortando 19 municípios capixabas, 5 em Minas Gerais e 34 na Bahia. Todo o investimento inicial para fazer a ligação elétrica entre essas cidades será de R$ 2,68 bilhões, com potencial de criar 2.400 empregos diretos nos três Estados. O primeiro trecho, entre Viana e João Neiva, terá 78 quilômetros. E de João Neiva a Medeiros Neto (BA), serão 276 quilômetros. Outros 652 quilômetros serão entre Medeiros Neto e Morro do Chapéu.
O prazo para conclusão do investimento, a partir do leilão, é de 66 meses. Somente no trecho Poções a João Neiva serão 1.100 torres implantadas. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, o objetivo da nova linha de transmissão é atender a grandes projetos de usinas de energia solar e eólica previstos para essa região do país nos próximos anos, o que demandará maior infraestrutura energética para escoamento da geração. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri