História da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém é contada em livro

607

Obra de autoria do monsenhor André Sampaio de Oliveira tem pré-lançamento marcado para o próximo dia 20, no Rio, como parte da programação da visita oficial do grão-mestre da Ordem, o cardeal americano Edwin O’Brien

A história de uma das mais tradicionais e antigas organizações leigas da Igreja Católica será contada em livro. O monsenhor André Sampaio de Oliveira faz no próximo dia 20, no Rio de Janeiro, o pré-lançamento de Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão.

Monsenhor André mergulhou em séculos de vida da instituição, fundada em data incerta, muito provavelmente à época das Cruzadas, para escrever o livro. Mais do que a trajetória de uma importante organização religiosa, Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão, conta parte da história da própria humanidade.

“Este livro começou a ser escrito há 15 anos”, lembra monsenhor André. Diplomata, ele estava a serviço da Santa Sé na Nigéria quando decidiu contar a história da Ordem do Santo Sepulcro. “Há várias publicações em italiano, francês e inglês, mas em português, nenhuma, então decidi escrever uma apostila para que damas e cavalheiros conhecessem as raízes da organização para a qual estavam entrando”, conta. Os anos passaram e a apostila se transformou em livro – mais que isto, um livro bilíngue, português-inglês.

O autor – Nascido, por coincidência, na Paróquia do Santo Sepulcro, em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro, monsenhor André foi ordenado sacerdote em 1997. No ano seguinte, ingressou na Escola Diplomática da Santa Sé. Como diplomata, serviu à Santa Sé em missão à Tailândia, Nigéria e Lituânia, para em seguida assumir o cargo de secretário da Nunciatura Apostólica na Colômbia. No Brasil, ocupou cargos de relevância na Arquidiocese do Rio – foi, por exemplo, secretário do cardeal-arcebispo Dom Eugênio Sales. Atualmente é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Misericórdia, juiz do Tribunal Eclesiástico no Rio de Janeiro, prior-coadjutor da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – onde recebeu a condecoração da Concha do Peregrino e o título de comendador – professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio e professor do Pontifício Instituto de Direito Canônico.

Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão é publicado pela Editora MM, que há dois anos lançou sua primeira obra católica: Desatadora – A Virgem que o papa Francisco converteu em fenômeno de fé, de autoria do jornalista Eduardo Mattos. O pré-lançamento do livro do Monsenhor André Sampaio de Oliveira é parte da programação da visita oficial ao Brasil do grão-mestre da Ordem, cardeal Edwin O’Brien.

Serviço

Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém – Origem, história e missão

Autor – Monsenhor André Sampaio de Oliveira

Editora MM

Edição bilíngue (português-inglês) com 152 páginas.

Pré-lançamento: 20 de maio de 2018, às 20h, no Edifício João Paulo II – rua Benjamin Constant, 23, Glória, Rio de Janeiro (RJ).