O ministro discursou durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, que disponibilizará R$ 516,2 bilhões para o agronegócio brasileiro

247 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (1º) que os preços dos alimentos estão “voltando ao normal”, o que era o “plano de voo” do governo federal desde o início do ano. O ministro discursou durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026, que disponibilizará R$ 516,2 bilhões para o agronegócio brasileiro.
“Vamos para o terceiro plano Safra recorde. Temos expectativa de colher mais no ano que vem”, disse o ministro. Haddad reconheceu os esforços do governo Lula (PT) para reduzir o preço dos alimentos, contrariando previsões do mercado.
O ministro concluiu destacando que o cenário atual é desafiador por conta de questões externas e climáticas, mas salientou o papel da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que colocou o Brasil como exemplo mundial de práticas ambientais.
“O cenário externo é muito desafiador. Estaremos sujeitos a chuvas e trovoadas. E também o cenário doméstico é desafiador, sobretudo em função da questão climática, que é um assunto recorrente e muito preocupante, e estamos aqui com a ministra Marina Silva sempre atenta para adoção das melhores práticas no Brasil, que virou exemplo mundial”, completou.