Guerra Comercial: China expõe desespero dos EUA em negociações secretas

11

Jornal estatal chinês revela que americanos estão “ansiosos” por acordo, enquanto Pequim mantém postura firme no embate comercial

O jornal estatal chinês Yuyuan Tantian afirmou nesta quinta-feira (1º.mai.2025) que os Estados Unidos têm buscado secretamente a China para negociações sobre as tarifas comerciais vigentes desde abril. A publicação, que possui cerca de 3 milhões de seguidores no Weibo – equivalente chinês do X -, sugere uma posição de fragilidade americana no atual embate comercial.

De acordo com o veículo chinês, autoridades norte-americanas têm vazado informações sobre conversas preliminares, evidenciando uma ansiedade particular do lado americano em buscar uma resolução para o conflito. Este comportamento contrasta diretamente com a postura oficial de Pequim, que nega categoricamente ter iniciado qualquer diálogo com a Casa Branca sobre o tema.

O jornal aconselha estrategicamente que o governo chinês deve “observar e até mesmo forçar a revelação das verdadeiras intenções dos Estados Unidos“, aproveitando este momento de aparente vulnerabilidade americana para assumir uma posição dominante nas possíveis negociações.

Contradições no discurso americano

As informações divulgadas pelo Yuyuan Tantian expõem contradições significativas no discurso oficial americano. Enquanto Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, declarou na quarta-feira (30.abr) que não existe negociação oficial em andamento, o presidente Donald Trump afirmou recentemente que autoridades americanas mantêm conversas “todos os dias” com representantes chineses, chegando a mencionar a possibilidade de um “grande acordo” comercial.

Posicionamento estratégico

A publicação chinesa sugere que Pequim deve capitalizar este momento de aparente ansiedade americana para expor os reais objetivos dos EUA na guerra comercial, indicando uma possível mudança na dinâmica de poder nas negociações comerciais entre as duas maiores economias do mundo. Por Alan.Alex / Painel Político

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui