Governo municipal participa de curso promovido pela ONU

327

Teixeira de Freitas – O governo municipal de Teixeira de Freitas, através de representantes da Secretaria de Segurança com Cidadania, participou no período de 15 a 19 de setembro, em Salvador, do Curso de Convivência e Segurança Cidadã, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Secretaria Nacional da Segurança (Senasp), do Ministério da Justiça.

Érica do PNUD, Gena Viana, Priscila do Ministério da Justiça e Joalbo Brandão (diretor do Departamento de Defesa Social).
Érica do PNUD, Gena Viana, Priscila do Ministério da Justiça e Joalbo Brandão (diretor do Departamento de Defesa Social).

Os principais objetivos do curso foram conhecer experiências de sucesso desenvolvidas por municípios ou Estados brasileiros, explorar as ferramentas e metodologias para a gestão local de segurança e convivência cidadã. Cerca de 140 pessoas de diversos municípios do Nordeste estiveram presentes. Guardas municipais, policiais militares, bombeiros, secretários de Estado e secretários municipais e membros da sociedade civil compuseram um público plural, a fim de que a temática pudesse ser observada e discutida por uma visão ampla. A participação de Teixeira de Freitas e demais municípios permitirá, conforme informação divulgada, que apresentem posteriormente projetos na área da Segurança Cidadã, conforme edital a ser publicado pelo Ministério da Justiça.

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa Social Joalbo Brandão, o curso proporcionou o compartilhamento de conhecimentos sobre as ferramentas, conceitos e experiências voltadas para o tema Convivência e Segurança Cidadã. A partir disso, visou-se fomentar as capacidades de quem atua localmente, abordando a prática diária de maneira multidisciplinar.

A análise sobre fenômenos como criminalidade e violência urbana, bem como a identificação e desenho de políticas públicas locais focadas em preveni-los e reduzi-los, foram alguns dos aspectos abordados, através das matérias: Segurança cidadã – governabilidade democrática e desenvolvimento humano, abordagem convivência e segurança cidadã; direitos humanos e segurança cidadã; participação cidadã; formação e modernização da atuação policial; gestão da política pública de segurança – com ênfase na gestão local; mediação de conflitos; redução de fatores de risco; prevenção social do crime e das violências; espaços urbanos seguros; comunicação e mobilização e elaboração de projetos.