Ministro da Casa Civil, Rui Costa, prevê queda nos preços impulsionada pela colheita recorde e pela ação do governo sobre a inflação
247 – O governo federal projeta uma redução nos preços dos alimentos ainda no primeiro semestre de 2025, impulsionada por uma supersafra que está prevista para ocorrer ao longo do período. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que a expectativa é positiva, especialmente com o apoio do clima, que tem favorecido a produção agrícola.
“Este ano, a expectativa é de uma supersafra. O clima está ajudando e, ao longo deste primeiro semestre, teremos a colheita. Todos os dados indicam que teremos uma supersafra, o que resultará na queda do preço dos alimentos. Portanto, a expectativa é positiva”, afirmou Costa em entrevista ao Portal Metro1 – Rádio Metropole, da Bahia, de acordo com o Estadão Conteúdo.
Esse anúncio vem em um momento em que o governo tem buscado maneiras de aliviar os impactos da inflação sobre o custo de vida da população. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva PT), preocupado com os altos preços dos produtos, sugeriu nesta semana que os consumidores deixem de comprar alimentos com preços elevados, como forma de pressionar o mercado a reduzir os valores.
Além disso, o governo segue mantendo um canal de diálogo com empresários e diversos ministérios para implementar medidas que contenham o aumento da inflação e estabilizem os preços dos produtos essenciais.