Gilmar Guimarães: um teixeirense inovador

1810

Construtora Eldorado torna-se um marco na área imobiliária de Teixeira de Freitas ao construir o primeiro prédio mais alto da cidade

 O vice-presidente da CDL de Teixeira de Freitas, Sérgio Guimarães, foi o escolhido para entregar o Prêmio Empresário do Ano de 2011 ao irmão Gilmar Guimarães.

Teixeira de Freitas – É inegável que o desenvolvimento de Teixeira de Freitas tenha tornado-a, ao longo dos anos, um dos principais municípios da Bahia, sobretudo, para o extremo sul – vale salientar, entretanto, que tal mérito cabe a alguns teixeirenses que, como Gilmar Guimarães, com um espírito empreendedor, e, acreditando no potencial próprio e do local onde adotou como lar, soube otimizar as oportunidades, promovendo a inovação e, não apenas o crescimento, mas, sobretudo, o desenvolvimento de sua cidade.

Gilmar Guimarães, que já foi congratulado pela Câmara Municipal de Vereadores, com o título de Cidadão Teixeirense, mostrou-se digno, não apenas pelas atividades que desempenhou e vem desempenhando, mas, principalmente, por delimitar marcos na história da cidade, quando os avanços na construção civil pareciam distantes e os fez pioneiramente, inaugurando novos rumos no mercado, e, consequentemente, no futuro dos munícipes e de toda a região.

Os prédios do Condomínio Eldorado, com visão aérea de toda a sua infraestrutura.

Aos 9 anos de idade a história daquele que seria exemplo de empreendedorismo foi iniciada em Teixeira de Freitas, onde, apesar das dificuldades, e através de determinação e empenho, conseguiu galgar passos rumo aos seus objetivos – trajetória na qual foi de suma importância a presença e o apoio familiar, que junto com ele adotou o novo lar, em 1981.

Gilmar chegou a trabalhar em locais diversos, como padaria, escritório, serraria, porém, não deixando de lado a importância do estudo para o próprio crescimento intelectual e pessoal, ingressou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no curso de Letras, momento em que se viu iniciar, também, sua grande carreira de empresário – um momento importante em que chegou, inclusive, a atuar como vereador da cidade.

Como já dito, com um papel presente e crucial na trajetória de Gilmar, a família foi acrescida com o seu casamento, e, posteriormente, com o nascimento de seus quatro filhos. “Presentes de Deus para nossa família, que vieram completar nossa felicidade, e, também, nos trazer muitos ensinamentos”, considera Gilmar.

Anos depois de iniciada sua carreira como empresário, um novo reconhecimento pela sociedade teixeirense é feito, quando ele recebe o prêmio de empresário do ano. Após os êxitos conquistados, os frutos do trabalho começam a ser colhidos, como a aquisição dos primeiros veículos e imóveis, e a criação da Madel Madeiras, em 1991 – época em que, uma das principais decisões de sua vida foi tomada, quando conheceu o evangelho e tornou-se adventista.

A ousadia do empresário começa a se mostrar aos poucos, e, ainda no início da década de 90, constrói seu primeiro prédio – uma mostra de um novo período que inauguraria na cidade, e que denota sua corresponsabilidade no atual aquecimento do mercado de imóveis e seus benefícios, que hoje são colhidos.

Com o primeiro passo dado, Gilmar passa a reconhecer o promissor potencial da região, e começa a sonhar um pouco mais longe – sonho este que se concretiza no bairro Bela Vista, com o soerguimento dos primeiros condomínios da cidade, uma ideia que, aos poucos, foi sendo reconhecida, não só por sua importância econômica, bem como um novo  conceito em segurança e qualidade de vida.

Como nenhuma trajetória é feita apenas de alegrias, momentos difíceis também foram enfrentados com garbo, como a perda daquele que, para Gilmar, era “o maior herói entre os homens”, e que, com suas palavras, “soube com sua simplicidade, fazer grandes homens e mulheres valorosos para toda a comunidade, mesmo tendo chegado nesta cidade dormindo em esteiras e dividindo alguns bocados de pão” – seu pai, Santo Mendes Guimarães – do qual, teve a sabedoria de espelhar a fibra e garra.

Vista geral do que será o maior condomínio de Teixeira de Freitas: o Condomínio Eldorado.

Os êxitos continuam a ser colhidos, e, já em 2010, Gilmar novamente ousa, e consolida sua atuação como grande empresário, construtor e empreendedor, começando a erguer aquele que é o primeiro prédio mais alto de Teixeira de Freitas, permitido pelo Plano Diretor Urbano, localizado no bairro Bela Vista – um destaque não apenas pela magnitude do empreendimento, mas, também, por inaugurar um novo conceito em qualidade de vida, num condomínio que possui mais de 30 itens de lazer.

“Certamente, o que hoje conquistamos é fruto de muito trabalho e dedicação, estamos vivendo as oportunidades que Deus tem nos proporcionado, pois Ele tem nos dado lutas, mas, também, muitas vitórias e alegrias, não nos esquecendo nunca dos valores que nos foram ensinados”, ressalta Gilmar.