O atleta de Maresias começou o dia passando tranquilamente pela 4ª fase ao superar Sebastian Zietz e Michel Bourez. Nas quartas de final, o americano Conner Coffin pegou duas boas ondas logo no início da bateria e deixou o público tenso.
Mas quem conhece Medina sabe que ele pode mudar qualquer situação em questão de minutos. A multidão que lotou as areias de Pipeline foi ao delírio quando o brasileiro saiu de um tubo enorme e arrancou 9,43 dos juízes. Mas foi na onda seguinte que o Havaí se transformou em Maracanã com a nota 10 perfeita.
Na semifinal, Medina tomou outro susto com o ótimo início do sul-africano Julian Wilson, que somou 15,83 pontos em duas ondas rápidas. Mas assim como na fase anterior, o brasileiro se manteve tranquilo e precisou apenas de duas ondas para assumir o topo da bateria, de onde não saiu até o fim.
Com a vaga na final, o brasileiro garantiu o título do circuito. Não satisfeito, Medina ainda encontrou seu principal adversário, Julian Wilson, na final e bateu o australiano para levar o troféu da etapa também.
Por Emanoel Araújo e Guilherme Daolio, direto de Oahu, Havaí para o Yahoo Esportes