Após 23 dias de evento, cerimônia celebra sucesso entre empresários que relatam impactos impressionantes nas vendas

Realizada entre os dias 28 de outubro e 23 de novembro, a 12ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira movimentou R$ 5 milhões no segmento de Alimentação Fora do Lar (AFL), em 35 restaurantes participantes. O acumulado de 25 dias de festival foi registrado pelos organizadores do evento e teve sua divulgação na noite de terça-feira (02), durante cerimônia de encerramento no Espaço D Cerimonial, com atrações musicais, culturais, participação de empresários, patrocinadores, autoridades, imprensa e a premiação dos vencedores de cada categoria (veja lista abaixo).
Com o tema “Gastronomia e Ritmos da América Latina”, e uma experiência memorável pelas tradições culinárias, mais de 106.839 pratos ao longo do festival. As iguarias inscritas no festival correspondem a mais de 9.947 do total vendido, representando um incremento de 12% nas vendas. Nas redes sociais, o evento conseguiu um alcance de 1.751 interações no Instagram mais de 13 milhões de impressões.
Sobre os números expressivos desta edição, os realizadores destacaram o engajamento dos empresários. Para o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, esse é o momento de celebrar os resultados positivos. “Os restaurantes ainda estão enviando dados, mas já estamos próximos aos R$ 5 milhões de receita para os restaurantes, que voltam para a comunidade, seja em contratações, melhorias, ampliação ou aquisição de equipamentos. É sobre isso: fortalecer o setor e promover desenvolvimento”, pontuou.
O prefeito Marcelo Belitardo destacou os benefícios para a cidade. “O evento foi um sucesso, com movimentos significativos para os estabelecimentos, e os números comprovam isso. Superamos as expectativas e eu fico muito feliz porque é um movimento cultural, econômico que atrai a população aos empreendimentos e os empresários demostrando seus talentos na culinária. Esperamos no ano que vem com mais sucesso ainda”, disse.
Destaques
Este ano, os organizadores priorizaram fortalecer práticas de sustentabilidade e responsabilidade social entre os empresários e estabelecimentos participantes, com a ajuda dos parceiros que vivenciam o cuidado com o meio ambiente. Durante os preparativos para o festival, foram realizadas mentorias, palestras incentivando a implementação de medidas ecoeficientes. Como resultado, o Restaurante Minato foi o vencedor do Destaque Sustentabilidade.
Entre os outros reconhecimentos, estavam: o Prêmio Garçom e garçonete destaque foi para Caio Henrique, do Belo Café, estabelecimento que também ganhou o Destaque Recorde de pratos vendidos, com total de 1051 pratos. O Melhor Desempenho Digital ficou com a Panetinne – café, padaria e adega.
A empresária Valentine Siqueira, proprietária da Panetinne disse que a empresa ganhou visibilidade e oportunidades durante o período do festival. Seu sócio e irmão, Igor Siqueira confirmou que “o Festival impactou a Panetinne com novos clientes e nos ajudou a criar formas diferentes de apresentarmos novos produtos”, explicou.
Premiações
Ao final da noite, foram revelados os vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugares). Confira:
– Pães e bolos especiais: Delícias da Dreza, Flávia Nery Confeitaria Artesanal, Padaria Pão Bom
– Lanches: Padaria Pão Bom, Belo Café, Panetinne
– Pizzas: Tios Rocket’s, Bora Pizza Bar, Cantina Tarantela
– Hambúrguer: House 190, Mix Burguer’s, Taburguer
– Entrada/petiscos: Restaurante Minato, Lupulino, Venturim Steakhouse
– Sobremesa: Belo Café, Flávia Nery Confeitaria Artesanal, Panetinne
– Drinks/coquetéis: Restaurante Minato, Lupulino, Texas BBQ e Sushi
– Prato principal: Casa Risô, Belo Café, Restaurante Minato. Por Milka Morais para ML Comunicação


