Festival Gastronômico e Cultural de Prado fatura R$ 2 milhões na 18ª edição

5

Novos postos de trabalho foram criados e empresários relatam impactos impressionantes nas vendas

ASN Bahia - Agência Sebrae de NotíciasLuiz Fernando para ML Comunicação/ASN BA

Realizado entre os dias 10 e 20 de outubro, a 18ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Prado movimentou R$ 2 milhões no segmento de Alimentação Fora do Lar (AFL), no município de Prado, além dos distritos Guaratiba e Cumuruxatiba. O acumulado de 10 dias de festival foi registrado pelos organizadores do evento e teve sua divulgação na noite desta terça-feira (30), durante cerimônia de encerramento na Praça Matriz, com atrações musicais, culturais, Cozinha Show e a premiação dos vencedores de cada categoria (veja lista abaixo).

Juntas, as 56 empresas participantes conseguiram vender mais de 37.750 pratos ao longo do festival. As iguarias inscritas no festival correspondem a mais de 8.650 do total vendido, com a geração de quase R$ 400 mil para os estabelecimentos, representando um incremento de 15% nas vendas. Nas redes sociais, o evento conseguiu um alcance de mais de 967 mil perfis no Instagram e 1.616.109 impressões.

Em pesquisa realizada pela comissão organizadora, a avaliação dos empreendedores foi positiva. Ao todo, 90% dos empresários participantes avaliaram o festival como bom ou ótimo e pretendem aderir à próxima edição do evento, em 2025. Toda a cadeia produtiva envolvida no festival foi beneficiada, inclusive os artesãos que participaram dos eventos de ativação na praça, registrando também um volume de vendas superior a R$ 18 mil, o que possibilitou levar traços culturais de Prado a outras regiões.

Artesãos venderam mais de R$ 18 mil e foram homenageados ao final do festival, juntamente com integrantes do Projeto Queijarias Artesanais orientados pelo Sebrae, que faturaram cerca de R$ 5 mil. Os produtores da Agricultura Familiar comercializaram mais de R$ 6 mil em produtos e fizeram a doação de 150 kg de alimentos para comunidades carentes.

O evento foi realizado pelo Sebrae, APRHOPE, ACISA e Prefeitura de Prado, com correalização do Senac e apoio da Abrasel e Câmara de Turismo da Costa das Baleias.

Prêmio Destaque em Sustentabilidade

Este ano, os organizadores priorizaram fortalecer práticas de sustentabilidade e responsabilidade social entre os empresários e estabelecimentos participantes, com a ajuda dos parceiros que vivenciam o cuidado com o meio ambiente. Durante os preparativos para o festival, foram realizadas mentorias, palestras incentivando a implementação de medidas ecoeficientes e responsáveis e a criação de uma cartilha digital de sustentabilidade com orientações práticas, promovendo o consumo consciente e o uso de produtos locais, com apoio da Aliança Futuri, Banco do Nordeste e Suzano Papel e Celulose.

Outras ações sociais foram realizadas, tais como o 4º aulão do Outubro Rosa, reforçando a conscientização sobre a saúde da mulher. A Cozinha Show Kids, idealizada especialmente para celebrar o Dia das Crianças de forma diferenciada, contou com a presença de aproximadamente 30 crianças do Orfanato Mãe Tildes, que se deliciaram com as receitas preparadas pelo chef João Tozzato, do Senac. Elas se divertiram com o mascote da Suzano, o Mimo, e receberam brindes da Embasa e Suzano, tornando a experiência ainda mais inesquecível.

Além disso, o fogo de chão – churrasco promovido pela Reserva da Barra e Porto Índio – conseguiu arrecadar uma verba que será destinada integralmente à construção do Lar dos Idosos na cidade. Completando as boas ações, em parceria com o Supermercado Da Praça, uma campanha de arrecadação de alimentos foi desenvolvida para angariar donativos para instituições locais, o que reflete no compromisso com a sustentabilidade e com o impacto positivo na comunidade.

Com todos esses exemplos aplicados através do festival, os organizadores ainda premiaram o Restaurante Mangata e o Japa do Beco com o Destaque em Sustentabilidade, pelo compromisso ambiental ao implementar ações que abraçam a sustentabilidade e a ecoeficiência em seus estabelecimentos.

Reconhecimento 

Ao final da noite, foram revelados os vencedores (primeiro, segundo e terceiro lugares). Confira:
– Destaque Digital: Restaurante Banana da Terra, Restaurante Sorriso Baiano, Japa do Beco;
– Melhores garçons: Tuxinha (Restaurante Sorriso Baiano da Praça Matriz), Armando (Moquém Pascoal), Marcelo (Restaurante Sorriso Baiano de Guaratiba);
– Lanche: Wonder Burguer, Bendito Bar, Hamburgueria 170;
– Petisco: Biribiri Gastrobar, Colegial, Barraca Porto Belo;
– Pizza: La Vera Pizzeria, Choperia e Pizzaria Jubiabá, La Bella Pizzaria;
– Oriental: Nikkei Sushi, Japa do Beco, Cangaceiros do Prado;
– Drink: Mangata Gastronomia, Restaurante Sorriso Baiano, Colegial;
– Sobremesa: Banana da Terra, Juliana Martins Doceria, Armazém Restaurante;
– Prato principal: Banana da Terra, Restaurante Sorriso Baiano, Cangaceiros do Prado Culinária Nordestina. Por Milka Morais para ML Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui