Fazenda Cascata incentivando a cultura e o lazer do teixeirense

2305

Fazenda Cascata, único patrimônio histórico de Teixeira de Freitas e região do baixo extremo sul

Teixeira de Freitas – A Fazenda Cascata é sempre bastante procurada pelos teixeirenses que querem saber um pouco mais da história do município, além de poder estar em contato com a natureza e antiguidades valiosas para a nossa cultura.Fazenda Cascata incentivando a cultura e o lazer do teixeirense

Há algum tempo a Fazenda passou por uma reforma para melhor receber os visitantes, sendo construído com a ajuda de alunos e professores da Universidade do Estado da Bahia – Uneb/ “campus” X um museu, do projeto “Fazenda Cascata: história e memória”, que, agora, conta com a parceria da prefeitura municipal por meio do projeto “Viver, lazer e aprender”.

Em entrevista, um dos herdeiros da Fazenda Cascata, José Sérgio Figueiredo, falou mais sobre esse último projeto que é voltado tanto para alunos de escolas públicas, quanto para outros programas de ação social, de meio ambiente e esportes, e outros públicos educacionais, por esse motivo diversas secretarias do município apóiam a ação.

Fazenda Cascata incentivando a cultura e o lazer do teixeirense

A Fazenda Cascata é o único patrimônio histórico da cidade, ela fazia parte do município de Alcobaça, mas com emancipação de Teixeira passou a fazer parte do município.

Muitas obras foram realizadas pela Fazenda Cascata ao longo dos anos, como a construção da estrada que liga a Fazenda até Caravelas; foi a Cascata que trouxe a primeira professora para a cidade; construiu a primeira ponte sobre o rio Itanhém; tem um acervo do século XIX que diz respeito à cultura do café e do cacau aqui na cidade; é uma propriedade que tem mais de 160 anos; e, com a parceria com a Uneb, tem hoje um museu, primeiro e único do município.

Faz Cascata (5)

Quando o tataravô de José Sérgio veio de Portugal, começou a empreender no segmento da plantação de café. Ele utilizou o rio Itanhém para comercializar com Alcobaça, levando produtos da Fazenda Cascata para lá, e trazendo o que não tinha, como tecidos, colchas, dentre outros.

Atualmente, a Fazenda ainda tem atividade agrícola, agropecuária e agricultura. Ela já foi doada aos três herdeiros da sexta geração da Cascata: José Sérgio Filho, Caio Figueiredo e Marina Figueiredo.

Faz Cascata (6)

José Sérgio disse ainda que essa parceria com a prefeitura tende a transformar a Cascata em um ponto turístico da cidade, atraindo os turistas que vão para a Costa das Baleias e quase sempre ficam hospedados em Teixeira de Freitas. Além de ser um ponto estratégico na estrada que dá acesso a várias praias do litoral sul baiano.

A Fazenda Cascata sempre esteve aberta a visitações, de forma gratuita. Quem quiser levar grupo para estudos ou para a prática de esportes pode fazer o agendamento. Para a prática de esportes a fazenda já conta com um campo de futebol, quadra de vôlei e de peteca, estão fazendo trilhas ecológicas e ainda tem um auditório a céu aberto com uma jaqueira cinquentenária, para que o público possa ser criativo e improvisar aulas, meditações etc. Por Petrina Moreira Nunes / Jornal Alerta.

Faz Cascata (31) Faz Cascata (32) Faz Cascata (33) Faz Cascata (34) Faz Cascata (30) Faz Cascata (29) Faz Cascata (27) Faz Cascata (26) Faz Cascata (21) Faz Cascata (22) Faz Cascata (24) Faz Cascata (25) Faz Cascata (20) Faz Cascata (19) Faz Cascata (18) Faz Cascata (17) Faz Cascata (13) Faz Cascata (14) Faz Cascata (15) Faz Cascata (16) Faz Cascata (12) Faz Cascata (10) Faz Cascata (9) Faz Cascata (8) Faz Cascata (7)