Fazenda Cascata, único patrimônio histórico de Teixeira de Freitas e região do baixo extremo sul
Teixeira de Freitas – A Fazenda Cascata é sempre bastante procurada pelos teixeirenses que querem saber um pouco mais da história do município, além de poder estar em contato com a natureza e antiguidades valiosas para a nossa cultura.
Há algum tempo a Fazenda passou por uma reforma para melhor receber os visitantes, sendo construído com a ajuda de alunos e professores da Universidade do Estado da Bahia – Uneb/ “campus” X um museu, do projeto “Fazenda Cascata: história e memória”, que, agora, conta com a parceria da prefeitura municipal por meio do projeto “Viver, lazer e aprender”.
Em entrevista, um dos herdeiros da Fazenda Cascata, José Sérgio Figueiredo, falou mais sobre esse último projeto que é voltado tanto para alunos de escolas públicas, quanto para outros programas de ação social, de meio ambiente e esportes, e outros públicos educacionais, por esse motivo diversas secretarias do município apóiam a ação.
A Fazenda Cascata é o único patrimônio histórico da cidade, ela fazia parte do município de Alcobaça, mas com emancipação de Teixeira passou a fazer parte do município.
Muitas obras foram realizadas pela Fazenda Cascata ao longo dos anos, como a construção da estrada que liga a Fazenda até Caravelas; foi a Cascata que trouxe a primeira professora para a cidade; construiu a primeira ponte sobre o rio Itanhém; tem um acervo do século XIX que diz respeito à cultura do café e do cacau aqui na cidade; é uma propriedade que tem mais de 160 anos; e, com a parceria com a Uneb, tem hoje um museu, primeiro e único do município.
Quando o tataravô de José Sérgio veio de Portugal, começou a empreender no segmento da plantação de café. Ele utilizou o rio Itanhém para comercializar com Alcobaça, levando produtos da Fazenda Cascata para lá, e trazendo o que não tinha, como tecidos, colchas, dentre outros.
Atualmente, a Fazenda ainda tem atividade agrícola, agropecuária e agricultura. Ela já foi doada aos três herdeiros da sexta geração da Cascata: José Sérgio Filho, Caio Figueiredo e Marina Figueiredo.
José Sérgio disse ainda que essa parceria com a prefeitura tende a transformar a Cascata em um ponto turístico da cidade, atraindo os turistas que vão para a Costa das Baleias e quase sempre ficam hospedados em Teixeira de Freitas. Além de ser um ponto estratégico na estrada que dá acesso a várias praias do litoral sul baiano.
A Fazenda Cascata sempre esteve aberta a visitações, de forma gratuita. Quem quiser levar grupo para estudos ou para a prática de esportes pode fazer o agendamento. Para a prática de esportes a fazenda já conta com um campo de futebol, quadra de vôlei e de peteca, estão fazendo trilhas ecológicas e ainda tem um auditório a céu aberto com uma jaqueira cinquentenária, para que o público possa ser criativo e improvisar aulas, meditações etc. Por Petrina Moreira Nunes / Jornal Alerta.