Fantasma Lula pode ajudar zumbi Temer

987

As duas principais notícias do dia precisam ser lidas em conjunto para se ter uma ideia do que pode vir

Perdendo popularidade num ritmo que, daqui a pouco, o levaria a um patamar abaixo de zero, se isso fosse possível, o presidente da República será denunciado nas próximas horas pelo Procurador Rodrigo Janot por corrupção, mas vai lutar e espernear, usando todas as armas até o fim. Ao mesmo tempo, na contagem regressiva para receber uma sentença condenatória do juiz Sergio Moro, o ex-presidente Lula reafirma sua liderança nas pesquisas para 2018, mostrando inédita resiliência.

Entre a presidência e a cadeia, poderia ser o título do filme, que em vez de um, teria dois protagonistas. O final ainda está em aberto, mas não restam dúvidas de que a próxima fase do jogo terá 2018 como protagonista. E que, até lá, não haverá espaço para mais nada na agenda política. Já se viu alguma vez o Congresso aprovar reformas em paralelo a um processo contra o presidente da República? Nunca.

Haverá condições de governabilidade? Poucas, ainda que Michel leve tempo para perder o apoio que hoje tem no plenário da Câmara, ou até não perca. Mas a ideia do Planalto de fazer um rito meio sumário, encolhendo prazos e votando a toque de caixa a denúncia na Câmara, com o objetivo de enterrá-la e tocar a vida, parece a cada dia mais remota. Em primeiro lugar, porque há prazos constitucionais e, possivelmente, haverá mais de uma denúncia contra o presidente.

Em segundo, e principalmente, porque sua base já sofre um processo de erosão, que pode ser mais ou menos rápido, mas é quase inevitável nessas horas. Uma terceira notícia desta segunda, um artigo do ex-presidente Fernando Henrique na Folha, pedindo mais uma vez que Temer antecipe as eleições presidenciais e encurte seu próprio mandato, mostra que o indeciso PSDB já colocou um dos pés para fora do muro.

O que resta saber é como a variável Lula, com seu patamar de 30 % nas pesquisas, pode influir na sobrevida de Temer. E pode. Ainda que os tucanos saltem logo do barco, há uma chance de que o PT e a base lulista não tenham tanto interesse assim em mexer as coisas agora. Afinal, a sangria do ex-vice de Dilma Rousseff vem se mostrando positiva para o petista que cresce em cima dela. Qualquer mudança nesse cenário, com a substituição de Michel por um presidente indireto – que poderia até se dar bem e representar uma ameaça em 2018 – pode atrapalhar.

Vai ser muito, muito curioso mesmo, ver os petistas, em sessão aberta e televisionada da Câmara, votarem contra a denúncia de Michel Temer. Por Helena Chagas