Facebook e Mozilla decretam guerra ao Flash; entenda por quê

364

A Adobe soltou na semana uma atualização para o Flash Player que corrige diversas falhas de segurança do programa. A atualização vem em resposta a um “enquadro” que a Adobe levou da Mozilla: a empresa criadora do Firefox bloqueou o plugin do Flash de seu navegador.
E isso apenas um dia depois de Alex Stamos, diretor de segurança do Facebook, ter exigido da Adobe que definisse a “data de morte” do Flash. Mas você pode se perguntar: “por que todo esse ódio contra a plataforma da Adobe?”. Se você tem essa dúvida, continue a ler abaixo.
O que é o Flash
O Adobe Flash, que já se chamou Macromedia Flash e Shockwave Flash, é uma plataforma de gráficos. Ela é utilizada principalmente para produzir animações, bâneres interativos, streaming de conteúdo multimídia, joguinhos interativos e diversos recursos mais elaborados de sites.
Com a ascensão do HTML5 (novo padrão de linguagem de codificação da internet), muitas das funções antes desempenhadas pelo Flash agora podem ser executadas pelos próprios navegadores, sem a necessidade de um plugin externo.
Para usuários comuns, isso é bastante benéfico. Primeiramente, por que o funcionamento do seu navegador não depende de um plugin externo. E, em segundo lugar, por que ele não depende de um pedaço de código fechado.
No entanto, diante da infinidade de máquinas com configurações diferentes que acessam diversos sites diariamente, o Flash ainda continua sendo relativamente importante para que a internet possa ser utilizada de maneira igual por todos. Continua