Fábrica de Laticínios Davaca é inaugurada em Ibirapuã

1593

A indústria de laticínio Davaca inaugurou no sábado, 13 de abril, em Ibirapuã, uma nova fábrica, que tem a proposta de gerar mais de 400 empregos diretos. O governador Jaques Wagner esteve no momento da inauguração. O investimento foi de 40 milhões e tem o objetivo de dobrar a capacidade total de produção da agroindústria e expandir sua linha.

Momento da coletiva do governador com a imprensa foi bastante concorrido. Na foto: o governador Jaques Wagner, o empresário Lutz Viana Rodrigues, o deputado Temóteo Brito e o Rildo Andrade, prefeito de Ibirapuã.
Momento da coletiva do governador com a imprensa foi bastante concorrido. Na foto: o governador Jaques Wagner, o empresário Lutz Viana Rodrigues, o deputado Temóteo Brito e o Rildo Andrade, prefeito de Ibirapuã.

A Davaca já era a maior fábrica de queijos do Nordeste – possui 403 colaboradores diretos na fábrica e gera cerca de sete mil empregos indiretos no campo –, se posiciona entre as quatro maiores e mais modernas do Brasil nesse segmento. A nova empresa em Ibirapuã promete lançar novos produtos, dentre eles, o creme de ricota, creme de queijo minas frescal, manteiga premium de primeira qualidade com sal, queijo parmesão, queijo de coalho, achocolatado em pó e leite em pó.

Em entrevista concedida à imprensa no momento da inauguração, o governador falou da importância da indústria para o Extremo Sul, já que a fábrica contribui com a renda dos pequenos produtores, sendo que a maior parte dos fornecedores é da agricultura familiar do município de Ibirapuã e região.

Jaques Wagner ainda coloca que “estamos praticamente no farol de empregabilidade de toda a região. Isso porque a fábrica emprega diretamente e ainda dá apoio aos fornecedores de leite. A estratégia da empresa estimula a produção local e desenvolve a economia do município. Melhora a renda dos fornecedores e causa um impacto na economia. Para nós é uma alegria ver a cadeia produtiva do leite na Bahia crescendo cada vez mais”.

Serão utilizados, em média, 400 mil litros de leite por dia. A fábrica receberá, com o investimento, equipamentos de última geração, que melhoram os processos produtivos de queijos, manteiga e requeijão. A capacidade instalada de manteiga e requeijão será expandida em mais de 200%. A previsão é além dos novos 403 funcionários diretos, também gere mais de 3 mil empregos indiretos.

Além disso, segundo o censo do IBGE, a pecuária de leite está presente em mais de 40% das propriedades rurais brasileiras, empregando, aproximadamente, 3,8 milhões de trabalhadores, em sua maioria e pequenos agricultores.

A Laticínio Davaca está presente em Ibirapuã desde 1992. E com essa otimização da indústria, a empresa poderá exportar para outros Estados nordestinos: Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí; além de São Paulo. Por Petrina Moreira Nunes / Jornal Alerta.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Boa Tarde! Sou estudante da Escola Família Agrícola (EFA), Gostaria de Saber se vocês aceitam estagiários para mês de Janeiro de 2017, com o período de 3 dias (24 horas)?

Comments are closed.