Explosão de casos de Covid adia shows e eventos na Bahia

6

Decreto do Governo do Estado permite festa com até 5 mil pessoas

Foto: Sercio Freitas/Divulgação

O ano de 2022 começou agitado antes mesmo de findar a primeira quinzena. Os casos de Covid-19 que voltaram a crescer em Salvador e em toda a Bahia depois das festas de fim de ano e o surto da gripe fizeram com que eventos e shows marcados para este último final de semana (8 e 9) fossem adiados. Alguns eventos tiveram atrações modificadas após artistas e integrantes de bandas testarem positivo para a doença. Os casos levantaram a discussão sobre os riscos de festas em meio à pandemia. Atualmente, a Bahia permite a realização de eventos com até 5 mil pessoas.

“O que está acontecendo é uma coincidência de infecção da Covid e da influenza. Por esse motivo é prudente que seja suspensa essas aglomerações, pois as pessoas se reunindo nesses eventos a chance de contaminação e de o vírus se espalhar é muito grande. Então, é melhor esperar passar essa onda, que vai passar, para esses eventos serem realizados com mais segurança”, disse o médico infectologista e professor titular do SENAI CIMATEC, Dr. Roberto Badaró. Segundo ainda o especialista, essa dupla infecção já é um prenúncio do final dessas duas epidemias.

A secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, não falou sobre o decreto do governo autorizando a realização das festas, mas alertou sobre a necessidade de manter os cuidados, como utilizar máscaras e completar o esquema vacinal contra a Covid-19. “É preciso que a população leve a sério as recomendações. O momento é crítico e pode se agravar ainda mais caso não tenhamos os cuidados necessários”, afirmou.

Shows adiados

Um dos eventos adiados foi o show “Pranchão” que aconteceria no último sábado (8) com Durval Lelys e Saulo. A Pérola Entretenimento, empresa responsável pelas carreiras dos artistas, informou que Durval e parte da equipe dos cantores testaram positivo para Covid-19. O evento será marcado para uma data ainda a ser definida. Artistas como Xanddy, Caetano Veloso, Márcio Victor, Preta Gil, Margareth Menezes, Denny Denan e Tuca Fernandes também testaram positivo para a doença e adiaram os shows. O primeiro ensaio da Timbalada que aconteceria ontem (9) também foi o adiado. O cantor Denny Denan foi diagnosticado com Covid-19.

O show de Anavitória que aconteceria no sábado em Salvador também foi adiado. A dupla se apresentaria no evento Circuito Musical Verão 22. A apresentação da dupla foi suspensa, pois membros da equipe das artistas testaram positivos para Covid-19. O estado de saúde de todos é estável e eles estão assintomáticos. Outro evento cancelado foi o Pier Sound, que aconteceria no último sábado (8) com as bandas Sorriso Maroto e Pagodart. A produção do evento informou que o reembolso do valor dos ingressos será realizado através da internet.

“A vida em primeiro lugar. Eu acredito que vamos ter melhora nos indicadores nos próximos dias para que a gente possa reprogramar as eventuais festas que foram adiadas. Vamos aguardar com prudência as determinações do poder público”, disse o vice-presidente da Associação Brasileira de Entretenimento (ABRE), Clinio Bastos. Por Davi Valadares / Tribuna da Bahia