Ex-secretário de Estado dos EUA e um dos arquitetos da invasão do Iraque, Colin Powell morre de Covid-19

228

Primeiro homem negro a ocupar o cargo, Powell tinha 84 anos e estava totalmente vacinado

Então secretário de Estado americano, Colin Powell responde a perguntas de repórters durante entrevista coletiva sobre campanha antiterrorismo Foto: Joyce Naltchayan / AFP/13-12-2001
Então secretário de Estado americano, Colin Powell responde a perguntas de repórters durante entrevista coletiva sobre campanha antiterrorismo Foto: Joyce Naltchayan / AFP.

Em um comunicado divulgado pelo Facebook, a família não especificou quais foram as complicações do coronavírus que causaram a morte de Powell, mas afirmou que ele já havia tomado as duas doses da vacina anti-Covid. As injeções são amplamente eficazes contra a doença e, na maior parte dos casos, capazes de evitar casos graves e óbitos.

“Nós perdemos um marido, pai e avô notável e querido e um grande americano”, disse a família na nota, afirmando que ele estava sendo tratado pela equipe médica do Centro Médico Walter Reed, hospital militar na cidade de Bethesda, em Maryland, nos arredores de Washington.

Powell foi uma figura-chave da política republicana nas últimas décadas, mas foi um crítico voraz do ex-presidente Donald Trump, principalmente nos últimos meses de seu mandato, afirmando que não reconhecia mais a legenda. Chegou inclusive a participar da convenção do Partido Democrata de 2020, que confirmou a candidatura de Joe Biden à Presidência. O Globo e agências internacionais.