EUA aprovam 3ª dose da Pfizer para pessoas acima de 65 anos

224

Órgão de controle de doenças americano deu a aprovação necessária para aplicação da dose de reforço

Milhões de americanos receberão a dose de reforço do imunizante

O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) autorizou nesta sexta-feira a aplicação da terceira dose da vacina da Pfizer contra a covid-19 para pessoas com mais de 65 anos e de outros grupos de risco.

O sinal verde dado pelo órgão tem como consequência a liberação, já nos próximos dias, para milhões de habitantes do país serem imunizados com a dose de reforço.

A decisão do CDC vai de encontro às recomendações feitas anteriormente pela FDA (Agência de Medicamentos e Alimentos americana), que já havia aprovado a terceira dose para os mesmos grupos.

“Acredito que podemos servir melhor às necessidades de saúde pública da nação, oferecendo doses de reforço para os idosos, para os asilos, pessoas com condições médicas prévias e para os adultos com alto risco de exposição à covid-19 por seus trabalhos”, afirmou Rochelle Walensky, diretora do CDC, por meio de comunicado. sábado

O governo dos Estados Unidos já vinha defendendo a aplicação de terceira dose da vacina da Pfizer para maiores de 16 anos, o que os especialistas não recomendaram pela falta de dados existentes sobre a operação.

O imunizante da companhia americana é o único que conta com aprovação total do FDA, enquanto os produzidos por Moderna e Johnson & Johnson contam com autorização emergencial de uso.

Atualmente, 64% da população recebeu duas doses de vacina, em meio a queda no ritmo da campanha nos últimos meses, o que deixou em alertas as autoridades americanas.

Nas últimas semanas, os EUA vêm registrando média de 150 mil casos e 1,5 mil mortes semanais por covid-19, números que não eram verificados desde o início deste ano.

Fonte: R7