Mucuri – Uma manhã de autógrafos marcou um momento importante para a rede pública de ensino em Mucuri, no dia 24 de setembro, com a culminância do Projeto “História e Poesia: O 2 de Julho em Cordel”, com a presença do secretário municipal de Educação, professor Dalmo Costa. Alunos do 8º ano da Escola Municipal Deputado Federal Luís Eduardo Magalhães, com a orientação dos professores Janainna Alves, Ivan Dias e Andressa Bartasson, desenvolveram o projeto que trabalhou história e literatura, unindo as disciplinas para contar por meio da criação de poemas de cordel, a luta pela Independência da Bahia, ocorrida em 2 de julho de 1823.
A iniciativa possibilitou que os alunos revisitassem um dos marcos da consolidação da Independência do Brasil, promovendo também o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, interpretação e expressão artística, além de estimular o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento histórico.
Ao recriar os eventos da Independência da Bahia em forma de cordel, os estudantes puderam compreender melhor os personagens, os contextos sociais e os ideais de liberdade e resistência que marcaram esse momento.
Durante o evento de culminância, o diretor da escola, José Hilton Tarlher do Rosário, ressaltou a relevância do trabalho pedagógico desenvolvido. “Essa data representa um marco fundamental na consolidação da Independência do Brasil, sendo especialmente significativa para o povo baiano, que protagonizou uma resistência popular contra as tropas portuguesas mesmo após a proclamação da independência em 1822”, explicou.
As apresentações e leituras dos cordéis produzidos pelos alunos foi um momento especial e de bastante integração, aprendizado e valorização da cultura regional.
“É importante ressaltar que utilizar a literatura de cordel como ferramenta pedagógica, sem dúvida, permite uma abordagem criativa, acessível e culturalmente rica do conteúdo histórico. O cordel, tradicionalmente usado para narrar fatos, lendas e críticas sociais de forma rimada e popular, aproxima os estudantes da oralidade, da cultura nordestina e da valorização da história local”, celebrou o diretor. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri