Estudantes de Mucuri recriam a Independência da Bahia em versos de cordel

77

Mucuri – Uma manhã de autógrafos marcou um momento importante para a rede pública de ensino em Mucuri, no dia 24 de setembro, com a culminância do Projeto “História e Poesia: O 2 de Julho em Cordel”, com a presença do secretário municipal de Educação, professor Dalmo Costa. Alunos do 8º ano da Escola Municipal Deputado Federal Luís Eduardo Magalhães, com a orientação dos professores Janainna Alves, Ivan Dias e Andressa Bartasson, desenvolveram o projeto que trabalhou história e literatura, unindo as disciplinas para contar por meio da criação de poemas de cordel, a luta pela Independência da Bahia, ocorrida em 2 de julho de 1823.

A iniciativa possibilitou que os alunos revisitassem um dos marcos da consolidação da Independência do Brasil, promovendo também o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, interpretação e expressão artística, além de estimular o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento histórico.

Ao recriar os eventos da Independência da Bahia em forma de cordel, os estudantes puderam compreender melhor os personagens, os contextos sociais e os ideais de liberdade e resistência que marcaram esse momento.

Durante o evento de culminância, o diretor da escola, José Hilton Tarlher do Rosário, ressaltou a relevância do trabalho pedagógico desenvolvido. “Essa data representa um marco fundamental na consolidação da Independência do Brasil, sendo especialmente significativa para o povo baiano, que protagonizou uma resistência popular contra as tropas portuguesas mesmo após a proclamação da independência em 1822”, explicou.

As apresentações e leituras dos cordéis produzidos pelos alunos foi um momento especial e de bastante integração, aprendizado e valorização da cultura regional.

“É importante ressaltar que utilizar a literatura de cordel como ferramenta pedagógica, sem dúvida, permite uma abordagem criativa, acessível e culturalmente rica do conteúdo histórico. O cordel, tradicionalmente usado para narrar fatos, lendas e críticas sociais de forma rimada e popular, aproxima os estudantes da oralidade, da cultura nordestina e da valorização da história local”, celebrou o diretor. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.