Estalar as articulações faz mal?

724

Os estalos normais e naturais e também os provocados com frequência ocorrem em certas articulações do corpo
Final – Quanto aos danos associados a esse hábito, segundo Anatomy and Physiology Instructors’ Cooperative (Cooperativa dos Professores de Anatomia e Fisiologia), foi realizado um único estudo aprofundado sobre os possíveis malefícios de se estalar os ossos. Esse estudo, realizado por Raymond Brodeur e publicado no Journal of Manipulative and Physiological Therapeutics, examinou 300 pessoas, que tinham o hábito de estalar os nós, em busca de evidências de lesões nas articulações.
Os resultados revelaram não existir ligação aparente entre o estalo de articulações e a artrite, entretanto, pessoas que têm o hábito de estalar os dedos apresentaram sinais de outros tipos de danos, incluindo lesão nos tecidos moles e até da cápsula articular, além de diminuição da força. Essa lesão provavelmente resulta do alongamento rápido e repetido dos ligamentos que circundam a articulação.
Estalar as articulações pode não fazer bem
Reflexão sofre o ato voluntário de estalar as articulações
A princípio, todas as articulações do corpo podem ser estaladas, e esse comportamento pode provocar danos nos tendões, cartilagem e cápsula que recobre a extremidade dos ossos.
Afinal, existe uma motivação ou desejo para promover um estalo na articulação?
– Os estalos provocam, muitas vezes, um alívio na articulação e no corpo, e o desconforto, tensão e a pressão na articulação podem ser os motivadores do ato de estalar?
– Os estalos expõem uma disfunção na articulação provocada por tensão que necessite ser investigado?
– Os desgastes provocados nas articulações dos dedos geralmente estão vinculados à idade avançada ou a fatores hereditários?
– Estalar as articulações faz bem, faz mal ou tanto faz?
– Os estalos predispõem as articulações a desgastes futuros e estas por sua vez a artrose precoce?
– Seria o achatamento provocado na articulação pela posição ou movimentos provocados na articulação no dia a dia responsável pelo ato do estalar?
– O alívio após o ato de estalar seria o motivo de tantas repetições tornando um hábito rotineiro?
O bom senso pede ajuda especializada
Provocar estalos nas articulações com frequência pode levar ou não a consequências futuras que por enquanto o bom senso mostra que não vale à pena tentar comprovar isso na prática.
Nos casos onde a necessidade do estalo é estimulada pela vontade de sentir um alívio, é importante procurar um fisioterapeuta para identificar a origem do problema. Essa condição em especial, pode ser o resultado de uma lesão promovida na articulação, que está causando os estalos e desconfortos frequentes, e que precisa ser corrigido. Dr. Abnel Alecrim, Fisioterapia, Campinas, SP.