Escritor de Teixeira lança seu 5.° trabalho e comenta falta de apoio à cultura

538

O escritor Elizeu Matias, de Teixeira de Freitas, já lançou 5 livros, sendo que o último, “Arte-in-foco”, foi lançado juntamente com uma exposição de arte, de nome homônimo. Embora há muito tempo venha construindo esse último trabalho, Elizeu comenta que a arte e a cultura em Teixeira ainda são muito desvalorizadas.

O escritor Elizeu Matias já está na etapa final do romance que vem lapidando há 10 anos.

O escritor conta que trabalha com a constituição da exposição há cerca de 10 anos, e que, de lá para cá, quase não notou mudanças no que tange à valorização e incentivo à cultura na cidade.

“O livro ‘Arte-in-foco’ é uma síntese da história da arte, e a exposição possui cunho muito mais educativo do que comercial, pois trás temáticas como artes plásticas na área de retrato, paisagem e abstrato”, conta Elizeu, que executa, dentro da exposição, uma oficina de papel reciclado, em que alunos de escolas públicas e privadas “têm a oportunidade de fazer arte com as próprias mãos, de transformar aquilo que, porventura, iria para o lixo em arte”.

Elizeu já escreveu 2 livros infantis e 3 para adultos, geralmente voltados à poesia e ao conto. “De todos os outros, esse livro é exclusivo, pois trás a história da arte de uma forma diferente, clara e compilada”, disse Elizeu.

A iniciativa para a escrita sobre um tema como a arte nasceu através de uma pesquisa que focava a importância da mesma enquanto meio transformador na educação infantil. “A arte é capaz de transformar realidades, abrir horizontes e, por isso, é de fundamental importância para toda a sociedade”, comentou o escritor.

A exposição já esteve, além de Teixeira de Freitas, também em Ibirapuã, e percorrerá de6 a8 cidades ainda neste ano, de acordo com as parcerias que forem surgindo com as Secretarias de Educação.

Seu próximo trabalho, um romance, começou a ser constituído há 10 anos, e conta a história de um professor desta cidade. “Essa estória confunde-se com a própria história de Teixeira, e será lançado ainda neste ano, entre os meses de maio a agosto”, adiantou Elizeu.

Segundo o escritor, “Teixeira é muito complexa, ainda temos muita dificuldade de expor e de ser valorizado, porque não temos uma Secretaria de Cultura, não temos o apoio da Prefeitura, dos órgãos responsáveis pela difusão da arte e cultura na cidade; há essa necessidade de apoio” – e ainda complementou – “A arte, a cultura e o esporte são pilares fundamentais da sociedade”.

Quem quiser contatar ou conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido por Elizeu Matias pode entrar em contato através dos números: 3011 4404 ou 9968 7828, e pelo e-mail [email protected] . Seus livros estão à venda na Arte e Vida Papelaria. Por Raíssa Félix