Projeto desenvolvido na Escola Municipal Gilberto da Silva Cardoso propõe aplicativo de suporte psicológico

A Escola Municipal Gilberto da Silva Cardoso, que atua em turno integral no município de Teixeira de Freitas, está entre as selecionadas para a etapa estadual do Desafio Liga Jovem, uma iniciativa que estimula o protagonismo estudantil e o pensamento empreendedor entre alunos da rede pública.
Promovido pelo Sebrae, o desafio incentiva os jovens a desenvolverem soluções criativas e sustentáveis para problemas reais de suas comunidades, aplicando na prática os conceitos de inovação, colaboração e empreendedorismo aprendidos em sala de aula. Nesta edição, o Desafio Liga Jovem registrou 62.276 estudantes inscritos e mais de 5 mil projetos de inovação social submetidos.
A equipe é composta pelas alunas Weslayne Guimarães, Ana Lídia Almeida, Ester Aguilar e Diovana de Melo, sob orientação do professor Alberto Damacena Chaves, que leciona Tecnologia nesta turma do 9º ano, e desenvolveu um protótipo de um aplicativo que oferece suporte psicológico para jovens estudantes.
Para o professor são vários os motivos para comemorar “Além da gratidão em ver a evolução acadêmica dos alunos, celebramos esta conquista de estarmos numa etapa do Desafio. O App foi pensado por estudantes e para ajudar outros estudantes, principalmente após a pandemia e, nessa faixa etária, em que as emoções são tão conflituosas”, explicou.
O pitch do Projeto Mente de Estudantes será apresentado no dia 28 de outubro para a banca examinadora, que avaliará entre 23 de setembro a 31 de outubro, 486 projetos aprovados, de 2 mil alunos nesta etapa. Cada banca reúne até seis equipes, que apresentam suas ideias ao vivo via Google Meet, com 5 minutos de exposição e mais 5 minutos de perguntas da comissão de especialistas.
O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, destacou a atuação do Programa Educação Empreendedora na região. “Falar sobre educação é falar sobre o futuro e empreender tem muito disso. Esse é o momento em que o protagonismo estudantil floresce, sendo uma base extremamente importante. Cada ideia apresentada é uma semente de inovação que pode transformar realidades locais. Assim, parabenizo a Escola Gilberto Cardoso, especificamente ao professor Beto e as alunas”, celebrou.
Agora, os estudantes seguem na disputa estadual, representando não apenas a escola, mas todo o município de Teixeira de Freitas. Para o secretário de Educação, Edinaldo Rezende, a expectativa é grande, diante da potencialidade dos trabalhos realizados na escola. “Estou muito orgulhoso com o desempenho dos projetos da Escola Gilberto Cardoso, em especial as atividades desenvolvidas pelo professor ‘Beto’ com a robótica, entre outros que ainda estão em fase de testes, mas são promissores”, pontuou. Por Milka Morais para ML Comunicação