Mucuri – Com a Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Frei Ronaldo do distrito de Itabatã, transformada em auditório, lotado de pais, estudantes, professores e autoridades civis e militares, o município de Mucuri festejou, nesta sexta-feira (11/07), a formatura de mais 198 alunos da unidade escolar no PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O evento se soma à cerimônia realizada na última quarta-feira (09), que formou outros 198 alunos das escolas Ismar Teixeira Guedes e Luís Eduardo Magalhães, totalizando 396 crianças atendidas nesta etapa do programa no município.
O PROERD é desenvolvido por policiais militares especialmente capacitados, com o objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre os perigos das drogas e da violência, promovendo valores como respeito, cidadania, responsabilidade e cultura de paz. A iniciativa é fruto da parceria entre a Polícia Militar da Bahia e a Prefeitura de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
A cerimônia em Itabatã foi conduzida pelo mestre de cerimônias, 1º tenente Helder Santana, comandante do 2º Pelotão da PM de Nova Viçosa. A mesa de honra foi composta pelo subcomandante da 89ª CIPM, capitão Thyago Suzarte; o comandante do PETO e do 3º Pelotão da PM de Itabatã, 1º tenente Paulo Martins; o chefe de Gabinete e secretário municipal de Administração, Robson Carlos; a diretora da Escola Frei Ronaldo, professora Mariana Santos Lima; a consultora pedagógica da Secretaria de Educação, Clarissa Magalhães (representando o secretário Dalmo Costa); a presidente do Conselho Municipal de Educação, professora Marlene Chagas; e o presidente do CACS-FUNDEB, professor Vagner Ialy Belém.
Durante a solenidade, o soldado instrutor do programa, professor policial Sérgio Mota, foi amplamente homenageado pelos alunos e por diversos oradores, sendo reconhecido como figura fundamental para o sucesso da formação. O subcomandante da 89ª Companhia Independente da PM, capitão Thyago Suzarte, destacou a importância da cooperação institucional entre a Polícia Militar e a Prefeitura para garantir a realização do programa:
“Essa parceria com a Prefeitura de Mucuri, em especial com a Secretaria de Educação, tem sido decisiva para que o PROERD chegue com qualidade às nossas crianças. Agradeço ao prefeito Robertinho pelo apoio incondicional e parabenizo os pais pela confiança. Aos nossos estudantes, deixo o recado: cada atividade, cada ensinamento recebido aqui tem o poder de transformar suas vidas. Vocês aprenderam a dizer não às drogas, a valorizar a vida e a fazer escolhas conscientes. Esse é o maior legado do PROERD”, afirmou o subcomandante, capitão Suzarte.
O secretário Municipal de Administração e chefe de Gabinete, Robson Carlos, representando o prefeito Robertinho, falou com emoção sobre o alcance social do programa: “O PROERD é resultado da vontade política de um governo que se importa com a base da sociedade: as crianças e as famílias. Essa formatura é mais do que uma cerimônia, é um ato simbólico de valorização da vida. Esse diploma que vocês recebem hoje não é apenas um papel para ser emoldurado, mas um lembrete de que vocês têm o poder de decidir o próprio futuro. A Prefeitura e a Polícia Militar estão aqui para proteger e orientar. Agora, cabe a vocês, alunos, aplicarem na prática os ensinamentos recebidos”, destacou o secretário Robson Carlos.
Com orgulho visível, a diretora da Escola Frei Ronaldo, professora Mariana Lima, comemorou a conclusão de mais uma turma: “O PROERD não é uma atividade qualquer. Ele transforma nossos estudantes. Desde o início do ano, vimos nossos alunos refletirem mais sobre suas atitudes, aprenderem a fazer escolhas responsáveis e respeitarem uns aos outros. A condução do soldado Sérgio Mota foi decisiva nesse processo: com carisma, sensibilidade e compromisso, ele cativou os estudantes e os conduziu por esse caminho de crescimento. Nossa escola tem 32 anos de história e mais de 1.100 alunos. Hoje, 198 deles estão levando para casa não apenas um certificado, mas valores que farão diferença por toda a vida e, nada mais nos orgulha, como professores, é enxergar vocês no futuro bem colocados na vida, pois vamos entender que tivemos ampla contribuição no seu sucesso”, declarou a diretora.
Representando a Secretaria Municipal de Educação, a consultora pedagógica Clarissa Magalhães destacou o apoio da gestão municipal e da Polícia Militar na execução do programa: “Estamos encerrando uma semana especial, com a formação de 396 estudantes das escolas municipais de Mucuri. Isso só foi possível graças ao apoio firme do prefeito Robertinho e à dedicação dos nossos educadores e policiais. O PROERD é uma ferramenta essencial no combate às drogas e à violência desde cedo. É nosso dever, como educadores e gestores públicos, garantir que nossas crianças cresçam com consciência, autoestima e responsabilidade social. Combater as drogas é um compromisso da educação. É nosso papel combater as drogas e coibi-las em favor das nossas crianças e adolescentes”, reafirmou a professora Clarissa Magalhães.
A cerimônia foi encerrada com o juramento dos alunos, entrega de certificados e muitas homenagens, além da presença do mascote do PROERD, o Daren. O leão Daren simboliza força, coragem e resistência, inspirando os alunos a fazerem escolhas seguras e responsáveis. O clima foi de emoção e orgulho, com pais e familiares registrando cada momento da conquista. “A ação reforça o compromisso do município de Mucuri com políticas públicas voltadas à prevenção e ao fortalecimento dos vínculos familiares e escolares como estratégia de proteção à infância”, ressaltou o professor Vagner Ialy Belém, presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, órgão colegiado responsável por acompanhar e controlar a aplicação dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri.