Equipe feminina de handebol teixeirense vence a Copa Cacau

426

Teixeira de Freitas – Os ventos estão soprando a favor do Extremo Sul da Bahia na modalidade handebol, depois de a seleção feminina teixeirense vencer a Copa Cacau, em que atuou contra importantes equipes, como seleções de Itabuna, Clube Vitória,Feira de Santana, Jequié, e se sagrou campeã da Copa Cacau no final de semana.A mais recente notícia é a vinda para o Extremo Sul, mais propriamente para a cidade de Porto Seguro, da jogadora de handebol da seleção brasileira, campeã mundial em 2013 e vice-artilheira.

Equipe feminina de handebol teixeirense campeã da Copa Cacau.
Equipe feminina de handebol teixeirense campeã da Copa Cacau.

A cidade de Porto Seguro foi escolhida pela atleta brasileira, Alexandra Priscila do Nascimento, integrante da seleção brasileira de handebol, para ser sua nova moradia. Recentemente, reformou uma casa na cidade histórica para onde se mudou.

Alexandra é vencedora do Campeonato Mundial de Handebol Feminino de 2013, disputado na Sérvia, sendo eleita a vice-artilheira do torneio. Ela também esteve em duas edições dos jogos olímpicos: 2008, em Pequim, na China (terminando em 9º lugar), e 2012, em Londres, na Grã-Bretanha, quando o país obteve sua melhor classificação em uma edição das Olimpíadas, com a 6ª colocação. Jogou dez temporadas, entre 2003 e 2014, no time austríaco Hypo Niederösterreich, em que era capitã.

Quando a equipe terminou sua parceria com a Confederação Brasileira de Handebol iniciada em 2011, Alexandra se mudou para o time romeno HCM Baia Mare. Em 2012, ela foi eleita a melhor jogadora do mundo pela IHF, a primeira vez em que uma handebolista brasileira venceu.

Em Porto Seguro, pretende ministrar palestras e ensinar um pouco do que sabe. Ela ainda participará das próximas Olimpíadas.

A treinadora e líder selecionada teixeirense Jussara Adolfo recebeu com grande alegria a notícia e acredita que Teixeira de Freitas pode se beneficiar muito com a vinda da atleta para o Extremo Sul.

Já estamos recebendo um grande apoio da Secretaria de Esportes do Município, com estrutura para treino, uniformes, transporte e suporte para competições em outras cidades. Com base nesse apoio, estamos trabalhando para nos consolidarmos como a melhor equipe de handebol do Estado,afirmou Jussara.

Atletas da Copa Cacau por Teixeira de Freitas: 1 – Jussara Adolfo, 2 –Similkdes Soares, 3 – Daiane Chaves,4 – Laurita, 5 – Thaylinne Queiroz,6 – Maria de Fatima, 7 – Michele Paraguai, 8 – Thatieli Lima, 9 – Thabita, 10 – Beatriz Galvão,11 –Mikaelem Berteli, 12 – Tayuana, 13 – Gabriela Leite, 14 – Thawane, 15 – Iuly, e 16 – Dilara.

Campanha

1º jogo contra Itabuna – venceu com diferença de três bolas;

2º jogo contra Luís Eduardo Magalhães;

3º jogo contra Vitória da Conquista – perdeu por uma bola de diferença;

Final – contra Itabuna, venceu com três bolas de diferença.

Classificou em 1° lugar do grupo.

Próxima competição: Copa Minas de Handebol.

Por Sammy Chagas.