FICCOs BA e SP, PC e SI capturam líder de facção em cobertura avaliada em R$ 5 mi em bairro nobre paulista

Operação Mente Bloqueada foi deflagrada com objetivo de prender um traficante que possuía três mandados de prisão.

O traficante de drogas e de armas, envolvido também com homicídios, sequestros, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores foi flagrado em uma cobertura, com piscina, avaliada em R$ 5 milhões, no bairro da Vila Leopoldina, capital paulista.Imagens: Divulgação SSPEle possuía três mandados de prisão e chegou a ser preso, em 2017, no estado do Ceará, mas respondia em liberdade. No apartamento de luxo do criminoso, as equipes da Bahia e de SP apreenderam dinheiro em espécie, ouro, celulares e documentos falsos.“Há seis meses intensificamos as operações de inteligência, com o objetivo de prender este indivíduo que determinava homicídios e também a distribuição de armas e drogas na Região Metropolitana de Salvador. O trabalho integrado continua, buscando desarticular toda a facção”, enfatizou o coordenador da FICCO Bahia, delegado federal Eduardo Badaró. Fonte e Imagens: Divulgação SSP.

Réu no inquérito da trama golpista, Bolsonaro diz ter conversado sobre estado de sítio com militares

‘O que foi discutido: hipóteses de dispositivos condicionais. Algum problema nisso?’, questionou o ex-mandatário

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

247 – Jair Bolsonaro (PL) afirmou ter conversado com comandantes militares sobre o estado de sítio. Réu no inquérito da trama golpista após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o político da extrema-direita confirmou a reunião após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar recursos do partido contestando a eleição.

O ex-mandatário disse que restou a ele e aos seus auxiliares “conversar com pessoas de confiança mais próximas”. “É o meu círculo de amizade, eu fui militar. O que foi discutido: hipóteses de dispositivos condicionais. Algum problema nisso?”, continuou em entrevista a Carla Araújo e a Josias de Souza, no Portal Uol.

Bolsonaro reafirmou ter questionado o comando militar sobre quais seriam as possibilidades para ele “dentro das quatro linhas da Constituição”. “Aí está a resposta do comandante Freire Gomes [de possibilidade de estado de defesa e de sítio]”.

Além de virar réu no inquérito da trama golpista, Bolsonaro está inelegível até 2030 após decisão do Tribunal Superior Eleitoral em 2023. O motivo para a condenação foram as declarações golpistas do então mandatário em 2022, quando ele se reuniu com embaixadores, em Brasília (DF), e tentou passar a mensagem de que as urnas eletrônicas não são confiáveis.

Durante a conversa, Bolsonaro afirmou que o seu julgamento no STF é político e que sua inelegibilidade poderia ocorrer “por jogar papel no chão”. Ele disse que foi condenado “por duas ações”: se reunir com embaixadores no Palácio da Alvorada e por fazer um discurso “no carro de som do (pastor) Silas Malafaia” após as comemorações do 7 de Setembro de 2022. “Ou seja, é um julgamento político. Não justifica o que tá acontecendo”.

Fyodor Lukyanov: A Rússia não precisa da aprovação ocidental para moldar a história global

O desfile, o passado e a ascensão de um mundo pós-ocidental

Por Fyodor Lukyanov, editor-chefe da Russia in Global Affairs, presidente do Presidium do Conselho de Política Externa e de Defesa e diretor de pesquisa do Clube Internacional de Discussão Valdai.

Fyodor Lukyanov: A Rússia não precisa da aprovação ocidental para moldar a história global

As celebrações do Dia da Vitória de 9 de maio em Moscou mais uma vez chamaram a atenção internacional – apesar dos muitos outros eventos globais competindo pelas manchetes. Não se tratava simplesmente de pompa ou simbolismo militar. O desfile da Praça Vermelha foi, como sempre, uma declaração: uma expressão pública da posição de um país no ambiente global em evolução. Quer os críticos admitam ou não, eventos como esse provocam reações – e isso por si só sinaliza relevância.

Oitenta anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a memória desse conflito está sendo vista através de novas lentes. Foi, inegavelmente, uma guerra mundial – suas consequências remodelaram a ordem internacional. A criação das Nações Unidas foi seu legado mais formal, mas o impacto histórico mais amplo se estendeu muito além. A guerra marcou o início do fim do sistema colonial. Do final da década de 1940 em diante, a descolonização acelerou rapidamente. Em três décadas, os impérios coloniais praticamente desapareceram e dezenas de novos estados surgiram na África, Ásia e em outros lugares. Seus caminhos variaram, mas mudaram fundamentalmente a estrutura da política global.

Olhando para trás a partir de 2025, pode-se argumentar que essa onda de descolonização – impulsionada pelo Sul global – não foi menos historicamente importante do que a Guerra Fria ou o confronto bipolar entre superpotências. Hoje, o papel da chamada “maioria global” está se expandindo rapidamente. Essas nações podem não dominar o sistema internacional, mas formam cada vez mais um ambiente vibrante e influente no qual todos os atores globais devem operar.

A presença de convidados da Ásia, África e América Latina no desfile deste ano em Moscou foi uma confirmação simbólica dessa mudança. Isso sinalizou que o mundo definitivamente se moveu além da estrutura da Guerra Fria, que enquadrava a vida internacional em torno de um eixo centrado no Atlântico Norte. Igualmente importante foi o fato de que essa reconfiguração foi destacada em Moscou – por iniciativa da própria Rússia. Refletia não apenas a comemoração, mas a transformação. Um evento semelhante é esperado em Pequim em setembro para marcar o fim da guerra no teatro do Pacífico. Juntas, essas cerimônias destacam como o centro de gravidade geopolítico está gradualmente se afastando de sua base ocidental tradicional.

Do campo de batalha à Praça Vermelha: o armamento de desfile da Rússia explicado

Do campo de batalha à Praça Vermelha: o armamento de desfile da Rússia explicado

À medida que o tempo nos distancia da maior guerra da história da humanidade, seu significado não diminui. Pelo contrário, reaparece em novas formas. Goste ou não, a memória se tornou uma força política. Ele define cada vez mais a qual comunidade um país pertence. Cada nação tem sua própria versão da guerra – e isso é de se esperar. Isso não é revisionismo. É o resultado natural de diferentes experiências históricas moldadas sob diferentes condições.

Nunca haverá uma única narrativa unificada do passado, e as tentativas de impor uma não são apenas irrealistas, mas perigosas. O foco deve ser encontrar compatibilidade entre diferentes interpretações, não impor uniformidade. Usar a memória como arma política corrói as bases da coexistência internacional pacífica. Essa questão é particularmente relevante para a maioria global, que pode um dia expressar suas próprias reivindicações históricas mais alto – especialmente contra as antigas potências coloniais do Ocidente.

Nesse contexto, a crescente divergência entre a Rússia e a Europa Ocidental sobre o legado da Segunda Guerra Mundial não pode ser ignorada. Os esforços para preservar e defender a interpretação russa do conflito são vitais – não para convencer os outros, mas para a coerência doméstica e a identidade nacional. Outros países escreverão suas próprias histórias, moldadas por seus próprios interesses. Isso não pode ser controlado de fora. A verdadeira questão é se diferentes narrativas históricas podem coexistir. E nessa frente, verifica-se que a Rússia tem um envolvimento muito mais produtivo com muitos países da Ásia, África e América Latina do que com a maioria da Europa.

Muitos desses países têm suas próprias histórias de guerra – aquelas que se alinham mais naturalmente com a perspectiva russa. Ao contrário do Ocidente, particularmente na Europa, onde a memória da guerra se tornou uma cunha política, os países do Sul global tendem a ver a história menos ideologicamente e mais como uma experiência humana compartilhada. Mesmo os partidos da Europa Ocidental que são ostensivamente mais simpáticos à Rússia, como a Alternativa para a Alemanha, provavelmente manterão posições radicalmente diferentes quando se trata de questões de memória histórica.

Voz da China: É por isso que Moscou e Pequim estão juntos, agora mais do que nunca

Voz da China: É por isso que Moscou e Pequim estão juntos, agora mais do que nunca

Se simplificarmos o quadro, a ordem mundial anterior foi construída sobre a memória compartilhada e os resultados da Segunda Guerra Mundial. Essa ordem agora se foi – assim como o consenso que a apoiou. A atual situação global não equivale a uma nova ordem no sentido tradicional, mas talvez um novo equilíbrio possa emergir. Esse equilíbrio não será baseado em valores universais ou narrativas unificadas, mas sim na coexistência pacífica entre diversas interpretações e interesses.

Diferenças históricas irreconciliáveis continuarão sendo uma fonte de tensão – particularmente entre a Rússia e o Ocidente – mas perspectivas diferentes nem sempre precisam levar a conflitos. Com a maioria global, a Rússia encontra mais espaço para respeito mútuo e interação construtiva. Esses países não procuram substituir a memória russa; eles têm os seus próprios e não se chocam. Isso abre as portas para novos relacionamentos e parcerias, baseados não na conformidade, mas na compatibilidade.

O que estamos testemunhando é a lenta dissolução da visão de mundo centrada no Ocidente. Em seu lugar está surgindo algo muito mais complexo e diversificado. Essa mudança não é apenas o resultado do atual confronto geopolítico entre a Rússia e o Ocidente, mas um reflexo de mudanças estruturais mais profundas. É um processo objetivo – e, para a Rússia, potencialmente vantajoso.

Como potência transcontinental, a Rússia tem mais flexibilidade do que qualquer outro estado para operar em um mundo multidirecional e multicivilizacional. O novo ambiente internacional – qualquer que seja a forma que assuma – não será moldado por um único centro hegemônico. E essa realidade forçará todos, incluindo a Rússia, a se adaptarem.

Mas adaptação não é o mesmo que subordinação. Pelo contrário, a identidade histórica única e a posição geopolítica da Rússia podem permitir que ela prospere neste mundo emergente – não se conformando com um modelo ocidental, mas ajudando a construir algo mais equilibrado, inclusivo e representativo do mundo como ele realmente é. Fonte: Rt

Educação de Medeiros Neto recebe visita técnica de servidores do município de Serra dos Aimorés (MG)

Medeiros Neto – Na tarde desta segunda-feira, 12 de maio, a Secretaria Municipal de Educação de Medeiros Neto recebeu uma visita técnica de servidores da Secretaria de Educação do município de Serra dos Aimorés (MG).

A comitiva mineira foi recepcionada pela secretária de Educação de Medeiros Neto, Bruna Silva, que conduziu uma apresentação sobre a estrutura da rede municipal de ensino e compartilhou as principais estratégias adotadas no município.

Durante a visita, os profissionais puderam conhecer de perto o funcionamento administrativo e pedagógico da Secretaria, as ações voltadas à valorização dos profissionais da educação, os projetos de alfabetização e acompanhamento do desempenho escolar, além das iniciativas que garantiram a Medeiros Neto, por exemplo, o Selo Ouro do MEC em boas práticas na educação.

“Essa troca entre municípios é extremamente enriquecedora. Poder compartilhar nossas experiências e, ao mesmo tempo, aprender com as práticas de outros territórios é essencial para o fortalecimento da educação pública. Medeiros Neto é consolidado como referência e isso é motivo de orgulho”, destacou Bruna.

A visita reafirma o compromisso de ambas as gestões com a busca por soluções eficazes para os desafios da educação pública. A Secretaria de Educação de Medeiros Neto reforça que está de portas abertas para o diálogo com outros municípios. Prefeitura de Medeiros Neto. “Nossa gente em primeiro lugar”. Fonte: Ascom/PMMN

Prefeitura de Medeiros Neto publica resultados da Política Nacional de Apoio à Cultura 2025

Medeiros Neto – Medeiros Neto, cidade que valoriza suas raízes culturais, celebra a publicação do resultado final dos classificados da PNAB 2025 – Aldir Blanc, divulgado no Diário Oficial. Essa iniciativa é um marco importante para o fomento cultural, proporcionando apoio e incentivo aos artistas e projetos locais.

As assinaturas do termo de execução para os contemplados ocorrerão entre os dias 14 e 16 de maio na Secretaria do Meio Ambiente, com atendimento das 08h às 12h e das 14h às 16h. Este é um passo fundamental para garantir que os recursos cheguem até aqueles que fazem a cultura local florescer.

A Prefeitura de Medeiros Neto, através da Secretaria Municipal de Cultura, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento cultural e artístico da cidade. “É nossa gente em primeiro lugar!”, destaca a Secretária de Cultura, Marlene Alves, ressaltando a importância de valorizar e apoiar os talentos locais.

Com o apoio da Lei Aldir Blanc, o município se alinha aos esforços do Ministério da Cultura e do Governo Federal em promover a cultura como um pilar essencial da sociedade. A união e reconstrução cultural são fundamentais para o fortalecimento da identidade local e o bem-estar da comunidade.

Medeiros Neto avança rumo ao futuro com a certeza de que a cultura é um bem precioso que merece ser celebrado e incentivado! Prefeitura de Medeiros Neto. “Nossa gente em primeiro lugar”. Fonte: Ascom/PMMN

Contas de luz e água: projeto pode alterar regra para datas de vencimento

Proposta busca equilibrar datas de vencimento de contas e facilitar a vida do consumidor

Foto: Freepik

Contas de serviço público, como luz e água, poderão ter suas datas de vencimento alteradas. A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4371/23, que propõe uma nova organização para o vencimento desses boletos. A ideia é que as datas não se concentrem no fim do mês, mas sejam distribuídas entre a primeira e a segunda quinzena, sempre com pelo menos dois dias de intervalo entre elas.

Segundo o deputado Duarte Jr. (PSB-MA), autor da proposta, a prática atual — que concentra os vencimentos no final do mês — acaba sobrecarregando o orçamento familiar. “Isso compromete o planejamento financeiro e cria dificuldades para muitos brasileiros”, justificou.

O relator da proposta, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), deu parecer favorável após ajustes no texto. Para ele, a mudança atende a uma demanda real da população, ao permitir mais flexibilidade para quem precisa organizar seus pagamentos.

Mudança na Lei

O projeto modifica a atual Lei de Concessões de Serviços Públicos, que já obriga as empresas a oferecerem, no mínimo, seis opções de datas para quitação das faturas. A novidade está na exigência de que essas datas sejam mais bem distribuídas ao longo do mês.

A tramitação segue em caráter conclusivo e ainda passará pelas Comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada na Câmara e no Senado. Fonte: Brasil 61

Torneio Feminino de Beach Soccer e Homenagem ao Dia das Mães movimentam Alcobaça com esporte, emoção e celebração

As areias de Alcobaça foram tomadas pela garra e talento das atletas, que protagonizaram verdadeiros espetáculos esportivos e reafirmaram o protagonismo feminino no cenário esportivo local.IMG-20250512-WA0448.jpg

Osmar Guarnelles (locutor esportivo)

A competição contou com a narração vibrante de Osmar Guarnelles, a conhecida Voz Forte do Esporte, e pelas reportagens cheias de carisma de Lanlan Super Ritmos, figura sempre presente nos grandes eventos da região.

Quatro equipes participaram do torneio, disputando cada lance com espírito de equipe e paixão pelo esporte. Na final, a equipe do Centrão — formada por jogadoras dos bairros Bugia, Palmeiras, Beija-Flor e Cajarana — venceu o time do Farol por 3 a 1, sagrando-se campeã.IMG-20250512-WA0440.jpg

Premiação para homenagear as mães de Alcobaça

A arbitragem ficou a cargo dos profissionais Willans Personal e Kidson Personal, que garantiram o bom andamento das partidas com seriedade e competência.

Após o apito final, a comemoração continuou com um sorteio de prêmios especiais para as mães presentes, tornando o momento ainda mais emocionante e inesquecível. E para fechar a noite em alto astral, o grupo Mansão do Forró comandou um show ao vivo que embalou o público com muita música, alegria e tradição nordestina.

IMG-20250512-WA0449.jpgZico de Baiato (prefeito de Alcobaça) e a primeira dama, Euriciane, durante o sorteio de prêmios na festa das mães de Alcobaça

Mais do que um torneio, o evento representou um tributo à força da mulher alcobacense, à valorização do esporte e ao compromisso da gestão municipal com ações que promovem lazer, cultura e inclusão.

Alcobaça segue dando exemplo de como celebrar com organização, respeito e coração. Veja mais fotos abaixo:

Mucuri conquista 5ª posição no IFDM e se destaca entre os municípios mais desenvolvidos da Bahia

O município de Mucuri, localizado no extremo sul da Bahia, saiu da 37ª posição e alcançou a 5ª colocação no Estado no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com uma pontuação de 0,6505

Mucuri – Esse resultado divulgado em maio de 2025 posiciona Mucuri com destaque na geração de emprego e renda, à frente de importantes cidades baianas, como Salvador, que obteve 0,6442, Barreiras com 0,6403 e Camaçari com 0,6380.

O IFDM é um estudo anual elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), que avalia o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros em quatro áreas, essencialmente: Infraestrutura, Emprego & Renda, Educação e Saúde. A metodologia utiliza dados oficiais dos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde, atribuindo notas que variam de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento. Mas o resultado é divulgado a cada 10 anos sobre os índices dos 5.565 municípios dos 26 estados brasileiros e das 33 cidades satélites do Distrito Federal.

O desempenho de Mucuri reflete avanços significativos nas áreas avaliadas, indicando melhorias nas políticas públicas e na gestão municipal. O destaque no ranking estadual evidencia o compromisso da administração local com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população, em especial nos números na saúde pública e nos índices de qualidade da educação municipal.

A tabela do estudo apresenta os dez municípios mais bem avaliados no IFDM e os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Mata de São João e a capital Salvador são os únicos consolidados no Top 10 baiano desde o início da nova série histórica do IFDM em 2013. No IFDM Saúde e no IFDM Educação todos os municípios do Top 10 evoluíram consideravelmente frente a 2023. O município que apresentou maior evolução dentre os dez primeiros foi Mucuri. Ao melhorar seu desempenho nas três vertentes – Educação (+156,2%), Saúde (+104,5%) e Emprego & Renda (+5,5%) -, a cidade ganhou 32 posições no ranking estadual.

AS 10 CIDADES MAIS BEM RANKEADAS NO ÍNDICE GERAL:

2° em 2013 e  em 2023 – Luís Eduardo Magalhães

18° em 2013 e  em 2023 – Irecê

13° em 2013 e  em 2023 – Brumado

4° em 2013 e  em 2023 – Mata de São João

37° em 2013 e  em 2023 – Mucuri

5° em 2023 e  em 2023 – Salvador

8° em 2013 e  em 2023 – Barreiras

21° em 2013 e  em 2023 – Pojuca

3° em 2013 e  em 2023 – Camaçari

10° em 2013 e 10° em 2023 – Conceição do Jacuípe

O PREFEITO

O prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), comentou sobre a posição de Mucuri no índice da FIRJAN. “Mucuri acaba de conquistar um feito extraordinário: estamos entre os cinco melhores da Bahia, entre os 417 municípios do Estado, segundo o índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN), que avalia o desempenho dos municípios brasileiros nas áreas de Emprego & Renda, Saúde e Educação. Esse resultado comprova que o nosso trabalho está gerando impactos reais e duradouros na vida da população”.

E acrescentou: Na Educação, alcançamos avanços expressivos, com indicadores que refletem o compromisso com o futuro das nossas crianças e jovens. Na Saúde, realizamos investimentos inéditos, onde criamos a primeira maternidade do município, entregamos a primeira UPAM do Brasil e zeramos as filas de cirurgias, um marco na nossa história. E na mobilidade urbana, Mucuri passou por uma verdadeira transformação: vias públicas sanitariamente preparadas, drenadas, asfaltadas, ruas e avenidas requalificadas, novos espaços públicos e uma cidade mais bonita, organizada e acolhedora. Esses resultados não são apenas números – são conquistas que elevam o orgulho de ser mucuriense e reforçam Mucuri como uma potência em desenvolvimento, com uma gestão comprometida em construir um futuro próspero para todos”, destacou o prefeito Robertinho.

ACE

A presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial de Mucuri, a comerciante Ruth Ardasse, comemorou a notícia. “A conquista de Mucuri na 5ª posição no IFDM é motivo de grande orgulho para todos nós, especialmente para o setor empresarial, que sente na prática os avanços em áreas essenciais como Emprego, Renda, Saúde e Educação. Esse resultado reflete um trabalho sério, comprometido e colaborativo entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. A ACE, parabeniza a gestão municipal, em nome do prefeito Robertinho e todos os agentes envolvidos por esse feito histórico, que eleva o nome de Mucuri e fortalece ainda mais a confiança em nosso potencial de crescimento, desenvolvimento sustentável e de investimentos em nosso município”, salientou a presidente Ruth Ardasse.

CDL

Com entusiasmo, o presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabatã, o comerciante Wanderlei Bozzi, comemorou o destaque alcançado por Mucuri no cenário estadual: “É com grande alegria que recebemos a notícia de que Mucuri conquistou a 5ª colocação no IFDM, um reconhecimento que reforça o momento de crescimento e organização que o nosso município vem vivendo. Para nós, empresários e comerciantes, esse resultado tem um valor imenso, porque mostra que estamos em um território que está avançando em áreas essenciais como Emprego & Renda, Saúde e Educação. Isso atrai investimentos, fortalece a economia local e eleva a autoestima da nossa população. Parabenizo a gestão municipal e todos os envolvidos nesse trabalho sério, que tem tornado Mucuri uma referência positiva na Bahia. É um orgulho ver nosso município ganhando o destaque que merece”, declarou o presidente Wanderley Bozzi.

INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS

O IFDM também revelou disparidades regionais na Bahia. Enquanto Mucuri e outras cidades como Luís Eduardo Magalhães (0,6865) e Irecê (0,6731) figuram entre as mais desenvolvidas do Estado, municípios como Pilão Arcado (0,2986), Iramaia (0,3013) e Paratinga (0,3250) estão entre os que apresentam os menores índices no Estado. A posição de destaque de Mucuri no IFDM serve como exemplo de que investimentos estratégicos e gestão eficiente podem promover melhorias significativas no desenvolvimento municipal, mesmo em regiões historicamente menos favorecidas.

O município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, é o campeão, como a cidade mais bem desenvolvida da Bahia. Com um índice de desenvolvimento socioeconômico de 0,6865 (índice de 0,000 a 1,000), a cidade conhecida com Pérola d’Oeste ocupa a 1.578º no ranking nacional. As informações do índice IFDM (Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), são com base em dados de 2023 e divulgadas na última quinta-feira, dia 8 de maio de 2025.

Nos tópicos analisados, Luís Eduardo se destacou pela geração de emprego e renda, que chegou ao índice setorial de 0,8891. O que diminuiu a média geral é a educação, que pontuou em 0,5088 no levantamento, sendo uma das menores notas setoriais de educação entre as 10 cidades mais bem rankeadas no índice geral. No cenário estadual, por sua vez, a capital baiana ficou seis posições atrás de Luís Eduardo Magalhães. Salvador conquistou uma nota de 0,6442, ficando atrás de Irecê (0,6731), Brumado (0,6631), Barreiras (0,6603), Mata de São João (0,6585) e Mucuri (0,6505).

Do outro lado da tabela, as cinco cidades com menor índice são, em ordem decrescente: Sítio do Mato (0,3515) na 413º posição; Campo Alegre de Lourdes (0,3339) na 414° posição; Paratinga (0,3250) despontou na 415° posição; Iramaia (0,3013) em 416°; e Pilão Arcado (0,2986), na última colocação.

DESTAQUE NA EDUCAÇÃO

No setor de educação, a cidade de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, teve a melhor nota entre os 417 municípios baianos. A cidade pontuou em 0,7514 no ranking setorial e 0,5050 no ranking geral (que inclui os três setores). Santa Inês foi a 978º cidade brasileira no levantamento nacional.

Licínio Almeida (0,7206), no sudoeste baiano; Elísio Medrado (0,7042), também no Vale do Jiquiriçá; em quarto lugar, ficou Novo Horizonte (0,7042), na Chapada Diamantina; e por fim, Planaltino (0,7026) completa o ranking das cinco cidades com melhor desempenho na educação.

Já nos piores desempenhos, a cidade baiana de Pilão Arcado também fica na última colocação, com 0,1475. A cidade chega a uma das últimas colocações do levantamento nacional, na 5.548º posição. Completa a lista, as cidades de Campo Alegre de Lourdes (0,2511), Sítio do Mato (0,2494), Casa Nova (0,2439) e Itabela (0,2294).

DESTAQUE NA SAÚDE 

Na saúde, a liderança estadual foi do município de Maetinga, no sudoeste baiano. A cidade, vizinha a Vitória da Conquista, obteve um índice setorial de 0,8078, contra um índice geral de 0,5331. A cidade é uma das 100 melhores do país no desenvolvimento da saúde, com a 83º posição.

Também no sudoeste, dois municípios conquistaram o pódio em desenvolvimento no setor, sendo eles: Guajeru com 0,7670 no levantamento setorial, e Aracatu que pontuou 0,7488 neste cenário. Dom Basílio (0,7452) e Presidente Jânio Quadros (0,7450) completam o pódio.

Nas piores posições, a cidade de Iramaia, na Chapada Diamantina, pontuou em 0,2368, índice considerado crítico. A nota foi a 5.524º do Brasil. Em penúltimo lugar, ficou o município de Itaquara (0,2721), no Vale do Jiquiriçá; e Taperoá (0,2808), na região do baixo sul. Em 414° lugar ficou a cidade de Itarantim (0,2943), no Médio Sudoeste da Bahia, e Paratinga (0,3032), no Velho Chico, ficou em 413°.

DESTAQUE NO EMPREGO & RENDA 

Portanto, Luís Eduardo Magalhães é a cidade mais bem desenvolvida do estado e lidera este ranking. Em seguida, a cidade de Simões Filho, vem em seguida com uma nota setorial de 0,8108. No cenário nacional, a cidade é a 1.065º maior em termos de renda e no índice geral, ela marcou 0,5835.

Lauro de Freitas, na região Metropolitana de Salvador, também se destacou na geração de emprego e renda. O município chegou a nota de 0,7934 no setor, contra 0,6336 no levantamento geral. No oeste baiano, Barreiras chegou a 0,7783 no índice do setor e, na Costa do Descobrimento, Porto Seguro chegou a 0,7756. Salvador aparece apenas na 6° colocação do ranking, com uma nota setorial de 0,7722. Em último lugar aparece Ibititá, na região de Irecê, que obteve uma nota setorial de 0,2256. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri

Mãe é luz, paz, leveza e amor: Loja Maçônica União Mucuriense comemora dia das mães

Mucuri – Nesta segunda-feira (12), a Loja Maçônica União Mucuriense, no Oriente de Mucuri, realizou uma Sessão Magna em homenagem ao Dia das Mães. Na oportunidade a Pastora Lucidalva Sgrancio brindou a todos os presentes com uma belíssima Palestra com o tema “Mães com Propósitos” exaltando nos textos bíblicos a figura materna.

O Irmão Hermógenes Neves, e a sobrinha LARA Resende, também homenagearam as mães, com a leitura de peças de arquitetura. A cunhada Maria aparecida Nogueira, fez os agradecimentos em nome das Fraternas estrelas do Amanhã.

A magnífica reunião contou com a presença da Ala Feminina da Loja Anfitriã, também das alas femininas das Lojas Vale do Peruípe, Fênix, Força e União, do Oriente de Nova Viçosa, onde todas as mães foram homenageadas com singelas lembranças alusivas ao dia das mães.

Os trabalhos foram presididos pelo Venerável Mestre Cleuber de Oliveira RIOS, e aproximadamente 60 pessoas participaram da sessão em mais uma noite festiva que entra para a história da Maçonaria Mucuriense.

A Maçonaria reconhece a SUBLIME missão que no mundo é destinada à mulher. Além de ser responsável por nossa EXISTÊNCIA, é a ela que devemos todo o apoio, o conforto e a consolação nas dificuldades de nossa vida. É a ela que devemos AGRADECER, como INCENTIVADORA e fiel COLABORADORA pelas alegrias das VITÓRIAS que alcançamos ao longo de nossa existência.

Finalmente, é a ela que agradecemos pela FELICIDADE de tê-la em nossa companhia e pelos filhos que temos, razão de nossa vida e benção do Grande Arquiteto do Universo, que é DEUS. Ao final da homenagem especial aconteceu um belo jantar envolvendo todos os presentes. Fonte: Ascom da Loja União Mucuriense.

 

Fornecedores de empresa chinesa que atua na Bahia pretendem formar parque fabril de energia renovável no estado

Em Pequim, Jerônimo Rodrigues se reuniu com dirigentes de sete fábricas que têm interesse em se instalar na Bahia

Com uma fábrica inaugurada na Bahia no ano passado, a Goldwind, maior produtora de aerogeradores do mundo, já tem planos para triplicar sua capacidade no estado. O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta terça-feira (13), com dirigentes de sete fornecedores da empresa, interessados em formar um parque fabril que deve permitir redução de custos e ganho de competitividade.
Na reunião, realizada na sede da Goldwind, em Pequim, os participantes apresentaram suas experiências e reforçaram a vontade de vir para a Bahia. O governador também apresentou a estrutura e a capacidade do estado para receber investimentos internacionais.
“Foi uma reunião muito produtiva. Há um real interesse dessas empresas se instalarem na Bahia e nós vamos agora, junto com o Governo Federal, atuar de todas as formas para que o mais rápido possível elas possam chegar ao nosso estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico”, disse o governador.
No encontro, a direção da Goldwind apresentou os resultados alcançados no Brasil. A unidade baiana já responde por uma parcela significativa do mercado nacional, com expectativa de conquistar entre 25% e 30% da participação em turbinas eólicas nos próximos anos.
“A vinda dessas empresas vai tornar mais atrativos os equipamentos da Goldwind, permitindo que esta aumente sua produção e participação no mercado eólico brasileiro, mas focada também na exportação para as Américas. Além disso, estimulará a Goldwind a fazer novos investimentos na Bahia, a exemplo da produção de hidrogênio verde e de metanol renovável, que a empresa já produz na China”, explicou Paulo Guimarães, presidente da BahiaInveste.
A fábrica da Goldwind em Camaçari é a primeira da empresa fora da China. Sua presença no estado representa mais desenvolvimento sustentável e oportunidades para o povo baiano. Fundada em 1998, a Goldwind conta com mais de seis mil funcionários ao redor do mundo. Em 2024, a empresa registrou receita de aproximadamente USD 7,82 bilhões, com destaque para os segmentos de fabricação e venda de turbinas, operação de parques e serviços eólicos. Texto: Daniel Senna/GOVBA. Fotos: Daniel Sena/GOVBA. Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

STF barra despejo em massa de 500 famílias no Maranhão; Suzano S.A. sofre revés judicial

Ministro Fachin suspende reintegração de posse e protege comunidade vulnerável que vive há mais de 20 anos em área disputada; decisão confronta interesses de gigante do setor de papel e celulose

Em uma decisão que evidencia o embate entre direitos sociais e interesses empresariais, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão imediata de uma ordem de reintegração de posse que afetaria aproximadamente 500 famílias em situação de vulnerabilidade social no oeste do Maranhão. A medida liminar, proferida na Reclamação (RCL) 79286, representa um importante precedente na proteção de comunidades vulneráveis.

O caso em questão

A disputa envolve a Fazenda Jurema, uma propriedade de aproximadamente 23 mil hectares localizada estrategicamente às margens da Rodovia MA-125, entre os municípios de Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca, próximo às divisas com Pará e Tocantins. A Suzano S.A., uma das maiores empresas do setor de papel e celulose do país, havia obtido ordem judicial para remoção dos ocupantes, programada para esta terça-feira (13).

Fundamentação da decisão

O ministro Fachin fundamentou sua decisão na ausência de cumprimento das regras estabelecidas pelo STF na ADPF 828, que determina critérios específicos para desocupações coletivas. Entre os requisitos não atendidos, destacam-se:

  • Necessidade de tentativas de conciliação prévias
  • Realização de inspeções judiciais
  • Garantia de não separação de famílias
  • Consulta aos representantes das comunidades afetadas
  • Estabelecimento de prazo razoável para desocupação
  • Garantia de encaminhamento das pessoas para abrigos públicos

Próximos passos

A decisão tem caráter provisório e será analisada pela Segunda Turma do Supremo em sessão do Plenário Virtual agendada para o período de 23 a 30 de maio. A Defensoria Pública do Maranhão, que apresentou a reclamação, argumentou que o plano de reintegração proposto continha medidas “precárias, inadequadas e inexecutáveis” para o realojamento das famílias.

Impacto social

O caso ganha especial relevância considerando que alguns moradores já ocupam a área há mais de duas décadas, evidenciando a complexidade da questão fundiária no Brasil e a necessidade de equilibrar desenvolvimento econômico com direitos sociais. Por Alan.Alex / Painel Político

Suzano abre mais de 100 vagas para Programa de Estágio Técnico em sete estados do Brasil

Oportunidades são para estudantes de cursos técnicos em diferentes áreas, com início previsto entre setembro e outubro de 2025

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, abriu inscrições para mais um ciclo do Programa de Estágio Técnico 2025. Com o objetivo de acolher novos talentos e promover um futuro sustentável, a empresa busca estudantes que compartilhem da visão de gerar um impacto positivo no mundo, possuam o mesmo propósito de renovar a vida a partir da árvore e almejam construir uma carreira promissora de maneira grande e global.

O Programa de Estágio Técnico oferece 101 vagas separadas nos seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Maranhão, São Paulo, Pará, Ceará e Mato Grosso do Sul.  Os (As) interessados(as) devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Estar cursando o nível técnico no período noturno, EAD ou aos sábados; nas regiões onde há oportunidades abertas;
  • Formação prevista para setembro de 2026 ou posterior, mantendo vínculo com a Instituição de Ensino por pelo menos um ano letivo;
  • Ter acesso e/ou mobilidade aos locais de trabalho;
  • Disponibilidade para estagiar 6 (seis) horas por dia;

Benefícios:

  • Bolsa auxílio compatível com o mercado;
  • Refeitório nas unidades industriais;
  • Vale-transporte ou transporte fretado nas localidades com essa opção;
  • Plano médico;
  • Seguro de vida;
  • Acesso ao Tele Faz Bem, serviço de apoio emocional e psicológico;
  • Plataforma Wellz, com foco em saúde integral;
  • Cursos e treinamentos e-learning pela plataforma digital #UniverSuzano;
  • A Suzano acredita que “só é bom para nós se for bom para o mundo”. Por isso, os(as) estagiários(as) poderão participar do programa Voluntariar, contribuindo em ações sociais e comunitárias ao longo do ano.

Como se inscrever?

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 06 de junho de 2025, por meio da plataforma Gupy, no link https://suzanoestagiotecnico.gupy.io/. O processo seletivo inclui dinâmicas e entrevistas entre 09 de junho e 04 de julho, com feedbacks sendo enviados durante o mês de agosto. Os (As) estagiários(as) selecionados(as) iniciarão suas atividades entre setembro e outubro de 2025.

Todas as vagas por localidade:

Bahia

Mucuri, Conceição da Barra(ES), Pedro Canário(ES), Itabatã, Posto da Mata, São Mateus(ES) e Teixeira de Freitas – 24 vagas

Cursos aceitos: Administração, Agrícola. Florestal, Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Papel e Celulose, Química e Segurança do Trabalho.

Espírito Santo

Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Serra – 14 vagas

Cursos aceitos: Administração, Automação Industrial, Instrumentação, Mecatrônica, Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Papel e Celulose e Química.

Cachoeiro de Itapemirim – 03 vagas
Cursos aceitos: Automação Industrial, Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica e Segurança do Trabalho.

Ceará

Maracanaú e Fortaleza – 04 vagas

Cursos aceitos: Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica e Química.

Pará

Belém, Ananindeua, Benevides e Marituba – 02 vagas
Cursos aceitos: Administração, Logística, Manutenção Elétrica e Manutenção Mecânica.

Mato Grosso do Sul
Ribas do Rio Pardo e Campo Grande – 03 vagas
Cursos aceitos: Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica e Segurança do Trabalho.

Três Lagoas – 17 vagas
Cursos aceitos: Administração, Automação Industrial, Enfermagem, Logística, Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Papel e Celulose, Química e Segurança do Trabalho.

Maranhão
Imperatriz e Açailândia – 07 vagas
Cursos aceitos: Automação Industrial, Instrumentação, Logística, Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Química e Segurança do Trabalho.

São Paulo
Jacareí, Guararema, São José dos Campos e Santa Branca – 09 vagas
Cursos aceitos: Administração, Ambiental, Instrumentação, Logística, Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Mecatrônica e Química.

Limeira, Americana, Santa Barbara D’oeste e Nova Odessa – 07 vagas
Cursos aceitos: Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Mecatrônica e Química.

Mogi das Cruzes – 01 vaga
Cursos aceitos: Automação Industrial, Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Papel e Celulose, Química e Segurança do Trabalho.

Suzano, Alto Tietê, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Poá – 10 vagas
Cursos aceitos: Administração, Automação Industrial, Contabilidade, Logística, Manutenção Elétrica, Manutenção Mecânica, Papel e Celulose e Química.

Sobre a Suzano 

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose; papéis para imprimir e escrever; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis sanitários e produtos absorventes; além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender à demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com mais de 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Por Edson Sodré / Jornalista / Assessor de Comunicação da P6 Comunicação

Overtraining: descoberta a causa dos sintomas provocados pelo excesso de exercício físico

Em testes com roedores, pesquisadores da Unicamp e colaboradores notaram que a hiperativação da proteína PARP1 após treinamento exaustivo estava relacionada com perda de performance, fadiga e sintomas comportamentais do overtraining. Animais tratados com droga capaz de inibir a atividade da molécula não manifestaram o quadro

No laboratório, camundongos foram submetidos a um protocolo de treinamento em esteira que mimetiza o overtraining (foto: Ana Paula Morelli/LaBMEx-FCA-Unicamp)

André Julião / Agência FAPESP – O excesso de exercício físico, especialmente sem descanso adequado, pode causar diversos prejuízos ao organismo humano. Em casos mais graves, esse quadro pode evoluir para a chamada síndrome do overtraining, caracterizada por perda de performance e de apetite, fadiga crônica, dor muscular, aumento de lesões, alterações no sistema imune e no metabolismo.

Estudo publicado na revista Molecular Metabolism aponta a expressão em excesso de uma proteína como a causadora da síndrome.

Um grupo liderado por pesquisadores da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp), em Limeira, mostrou que camundongos submetidos a treinamento excessivo tiveram perda de performance, fadiga e até sintomas comportamentais (por exemplo, inatividade sob estresse e mais comportamentos de autolimpeza), ao mesmo tempo em que expressaram de forma excessiva a proteína PARP1 na musculatura esquelética.

Ao centro, músculo de um animal submetido ao protocolo de treinamento apresenta um aumento de 4,8% da área das fibras em relação ao que não recebeu treinamento (à esq.). À dir., overtraining promoveu uma redução de 19% no tamanho das fibras musculares quando comparado ao músculo do grupo submetido ao protocolo de treinamento (imagem: Barbara Crisol)

“A proteína é ativada quando há algum estresse no organismo, prevenindo a morte celular, e era bem descrita como aumentada no músculo esquelético em condição de obesidade e distrofias musculares. Confirmamos que sua hiperativação está relacionada ao dano muscular causado pelo excesso de exercício”, explica Barbara Crisol, que realizou o trabalho como parte de seu doutorado na FCA-Unicamp com bolsa da FAPESP.

O estudo integra projeto coordenado por Eduardo Ropelle, professor da FCA-Unicamp.

Não há tratamento específico para a síndrome do overtraining além da suspensão parcial ou total do treinamento por semanas ou até meses. Embora possa ser especialmente prejudicial na carreira de atletas profissionais, os sintomas também afetam não atletas.

No estudo, os pesquisadores observaram que camundongos tratados com uma droga que inibe a atividade da PARP1 não tiveram queda de desempenho e demais sintomas do overtraining após realizarem um protocolo de exercício físico excessivo.

Em tumores de mama e ovário, o medicamento usado no estudo, denominado olaparibe, inibe a atividade da PARP1 e, assim, facilita a morte das células cancerígenas. Nos animais, a droga evitou a hiperativação da proteína no músculo, evitando o quadro de overtraining.

“Pela primeira vez se colocou um agente farmacológico capaz de prevenir o overtraining. Esse foi um dos grandes avanços do estudo. No entanto, é preciso deixar claro que esta não é uma droga que sirva para essa finalidade, uma vez que tem diversos efeitos colaterais, inclusive o de suprimir o sistema imune”, alerta Ropelle.

Os pesquisadores buscam algum composto natural que possa reduzir a produção de PARP1 no músculo e, com isso, prevenir ou tratar o overtraining.

Humanos

Além das análises com camundongos, que realizaram um modelo experimental de overtraining em Limeira, outra parte do estudo foi realizada com humanos na Escola Sueca de Esporte e Ciências da Saúde, em Estocolmo. Lá, pesquisadores submeteram um grupo de voluntários saudáveis a uma rotina de três semanas de treino intervalado de alta intensidade (HIIT, na sigla em inglês).

Os pesquisadores aumentavam o número de sessões de treino ao longo das semanas enquanto reduziam o tempo para recuperação entre elas. A ideia foi mimetizar uma condição de treino em excesso. Biópsias do músculo dos voluntários eram então analisadas.Pesquisadores analisaram dados obtidos em animais e humanos (foto: Ana Paula Morelli/LaBMEx-FCA-Unicamp)

“Não é fácil obter dados de overtraining em humanos, até porque não seria ético induzir a condição em pessoas. Por isso, esse protocolo se aproxima do que pode estar acontecendo no músculo de pessoas que realizaram treinamento em excesso”, conta Crisol, atualmente realizando pós-doutorado no Centre de Recherche en Myologie, na França, dedicado ao estudo de condições musculares.

As análises apontaram que o protocolo de exercício reduziu a tolerância à glicose, a função mitocondrial (relacionada à produção de energia na célula) e a performance física ao fim da terceira semana de treinamentos.

Esses resultados foram publicados primeiramente pelo grupo europeu na revista Cell Metabolism.

Na sua própria análise dos dados, que realizou com apoio da FAPESP durante estágio na instituição sueca, Crisol observou que o exercício excessivo em indivíduos saudáveis aumentou a chamada parilação no músculo, fenômeno decorrente da atividade da PARP1 nas células.

O achado é compatível com uma série de descobertas que vêm sendo realizadas sobre a relação da proteína com condições musculares. Altos níveis da PARP1 foram encontrados, por exemplo, no músculo de pessoas com distrofia muscular de Duchenne, doença genética que afeta sobretudo crianças.

A proteína também está relacionada com a obesidade e a caquexia, esta última uma síndrome que provoca perda muscular em pacientes em tratamento de câncer. Níveis altos de PARP1 foram encontrados ainda em quadros de sepse. A busca de compostos que possam fazer a inibição da proteína sem efeitos colaterais, portanto, pode ser benéfica para o tratamento de diferentes condições.

“O overtraining em si debilita bastante a pessoa, inclusive psicologicamente. Nos camundongos, vimos que a expressão ou não da proteína faz diferença inclusive nesse aspecto. Prevenir ou amenizar os efeitos com algum composto seria bastante benéfico”, encerra Ropelle.

O trabalho também teve apoio da FAPESP por meio de outros três projetos (13/07607-821/08354-2 e 22/08930-6).

O artigo Excessive exercise elicits poly (ADP-ribose) Polymerase-1 activation and global protein PARylation driving muscle dysfunction and performance impairment pode ser lido em: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2212877825000420.

Programa Somar inicia turma em Teixeira Freitas

Promovido pela Suzano, programa tem o objetivo de investir no desenvolvimento profissional de mulheres e pessoas com deficiência

O Programa SOMAR, uma iniciativa da Suzano em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realizou na última segunda-feira, dia 05 de maio, a aula inaugural da turma de Auxiliar de Manutenção, no Senai de Teixeira de Freitas (BA). O programa tem o objetivo de capacitar e investir no desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência (PCD) e mulheres.

Um dos alunos participantes é João Henrique Santos Lopes, de 22 anos. Ele afirma que o programa é uma grande oportunidade para se inserir no mercado de trabalho. “Além da certificação técnica, o curso vai auxiliar no meu desenvolvimento pessoal e das minhas habilidades. Então, estou abraçando essa oportunidade com todas as minhas forças, porque sabemos que esse é um programa porta de entrada da Suzano”, ressalta.

O curso terá duração de dois meses e os alunos foram selecionados por meio de processo seletivo, que contou com etapa de entrega de documentos e entrevistas pessoais. Todos os participantes recebem Bolsa Auxílio no valor de R$ 500 e material didático.

De acordo com o gerente de Recursos Humanos da Suzano em Mucuri, Thiago Tavares, ao final do curso, os participantes podem ingressar no time da Suzano, se houver disponibilidade de vagas. “Vale destacar que o programa SOMAR tem foco em formar pessoas com conhecimentos atrelados à nossa cultura, deixando-as preparadas para futuras posições, no quadro de aprendizes ou outras posições conforme oportunidade”, ressalta Thiago, acrescentando que o Certificado de Conclusão será emitido apenas para os participantes que alcançarem no mínimo 75% de presença e 70% de rendimento.

O SOMAR é oferecido em todas as unidades da Suzano no Brasil e busca promover a diversidade, equidade e inclusão. Para João Henrique, programas voltados ao público PCD são essenciais. “É uma oportunidade que precisamos ter em todas as empresas. Deixo uma mensagem de coragem aos meus colegas PCD’s para que nunca se prendam a ideia de imitação, porque a deficiência não significa que não podemos desenvolver um bom trabalho, o que conta é o nosso esforço para agarrar as oportunidades”, completa João Henrique.

Caso de sucesso

O assistente de Facilities na Suzano em Mucuri, Alesson Gil da Silva, de 27 anos, é um dos casos de sucesso, dentre muitos, do Programa SOMAR. Ele participou do projeto em 2023 após conhecer a iniciativa pelas redes sociais. Hoje, o profissional, que é portador de deficiência visual monocular, ressalta que não tem limitações e comemora um ano de efetivado na fábrica de Mucuri.

“Fiz o curso de Auxiliar de Produção de Celulose, que teve duração de três meses, onde tivemos contato com profissionais que atuam na Suzano e a oportunidade de conhecer a fábrica. Cerca de quatro meses após a conclusão do curso, eu recebi o convite da Suzano para participar do processo seletivo, fui aprovado e efetivado no time de Facilities. A mensagem que eu deixo para os novos ingressantes do programa, é que não desistam, com dedicação a oportunidade vai chegar. A Suzano tem esse papel social de incluir nós, PCD’s, no mercado de trabalho, o que é muito importante para a ascensão econômica dessa parcela da sociedade, e para a equidade de oportunidades na comunidade onde ela está inserida”, afirma Alesson. Por Edson Sodré / Jornalista / Assessor de Comunicação da P6 Comunicação

Mês da masturbação – Sozinho e bem acompanhado: como tornar a masturbação ainda mais prazerosa

De contos eróticos a conteúdos reais feitos por casais comuns: especialistas e plataformas brasileiras mostram que explorar o próprio corpo pode ser ainda mais satisfatório com estímulos variados

Maio é conhecido como o mês da masturbação. A data surgiu em 1995, nos Estados Unidos, após a polêmica demissão da cirurgiã-geral Joycelyn Elders, que sugeriu incluir a masturbação como parte da educação sexual nas escolas. Desde então, o mês passou a ser um símbolo de resistência e liberdade sexual, sendo adotado mundo afora como um convite ao autoconhecimento e ao prazer sem culpa. No Brasil, a prática está longe de ser tabu — mas ainda há espaço para descobertas, melhorias e, claro, muito mais prazer.

Nos últimos anos, debates sobre o tema ganharam espaço nas redes sociais, não só em perfis voltados ao erotismo, mas também em comunidades de saúde mental e bem-estar. Mayumi Sato, CMO do Sexlog, a maior rede social de sexo e swing do Brasil, comenta que enquanto movimentos como o No Fap defendem a abstinência da masturbação como forma de “retomar o controle da vida sexual”, o problema não está na prática em si, mas no excesso e na falta de variedade. “Acostumar o corpo a um único tipo de estímulo pode limitar o prazer em outras situações, como nas relações a dois. A dica, portanto, é diversificar os gatilhos do desejo — e há muitas formas de fazer isso”, diz.

Existem riscos na masturbação? 

Nas redes sociais do Ysos, aplicativo que conecta casais swingers e solteiros em busca de encontros casuais, muitas dúvidas sobre sexualidade surgem — e a masturbação é uma delas. Para responder a essas questões, o app convidou o médico infectologista Ricardo Kores, que reforça: a prática não faz mal, pelo contrário, estimula a liberação de substâncias ligadas ao prazer, relaxamento e bem-estar. Só há risco quando ela se torna compulsiva ou causa irritações devido ao excesso.

Kores também alerta para os cuidados durante a masturbação em grupo. “Embora o risco de ISTs seja menor quando não há contato com mucosas ou fluidos corporais, ainda assim é necessário manter a higiene, cortar e limpar as unhas, evitar lesões e, sempre que houver troca de secreções, usar preservativo”, explica.

Já no uso de brinquedos sexuais, o médico recomenda atenção redobrada à limpeza. “É importante higienizar os acessórios antes e depois do uso, usar preservativo para facilitar a lubrificação e evitar a contaminação”, alerta.

Mas como tornar esse momento ainda mais satisfatório?

Se o voyeurismo é uma das suas fantasias, o prazer também pode vir de assistir — e até de ser assistido. Plataformas como o Hotvips reúnem vídeos de pessoas reais, muitas delas casais ou criadores independentes, que transformam sua intimidade em conteúdo adulto. O diferencial está na autenticidade: sem roteiros forçados ou produções grandiosas, essas cenas naturais conquistam justamente por parecerem reais. E mais: há quem transforme esse fetiche em renda, ganhando dinheiro para compartilhar momentos de prazer verdadeiro.

E se engana quem acha que a  masturbação é uma coisa solitária. Ela também pode ser uma aliada na vida a dois. Para quem está em um relacionamento, a prática pode abrir portas para novas conexões. É o que mostra o casal Khalifa, um dos mais acessados no Hotvips, que preparou uma série de conteúdos com dicas para incluir a masturbação no dia a dia do casal — seja como preliminar, estímulo conjunto ou até como jogo de sedução à distância. Os vídeos estão disponíveis tanto na plataforma quanto nas redes sociais.

Dicas para uma ter momentos de prazer únicos:

  • Contos eróticos: escritos por pessoas reais, esses textos estimulam a imaginação e abrangem desde histórias leves e sensuais até fantasias mais ousadas, como o BDSM ou cuckold.
  • Podcastsideais para quem prefere fechar os olhos e se concentrar no estímulo auditivo.
  • Livecam: permitem interagir ao vivo com casais e criadores de conteúdo, de forma segura, anônima e personalizada.
  • Brinquedos eróticos: aliados de quem busca novas sensações. A dica é explorar diferentes regiões do corpo e combinar os toys com outros tipos de estímulos.

Sobre o Sexlog
Com mais de 23 milhões de usuários, o Sexlog é a maior rede social de sexo e swing da América Latina. A plataforma oferece um ambiente seguro para quem deseja explorar a sexualidade com liberdade, respeito e muito prazer.

Sobre o Hotvips

Hotvips é uma plataforma brasileira de venda de conteúdo adulto que permite transformar prazer em renda com segurança e liberdade,  reunindo pessoas comuns e combatendo o preconceito contra fetiches e sexualidades diversas.

Sobre o Ysos

Ysos é um aplicativo que permite os amantes do sexo liberal a encontrar o terceiro elemento para um ménage a trois . Lançado em 2018 pelo Sexlog, maior rede social adulta do país, a plataforma está disponível para Android e iOS e pode ser baixada na Play Store e na App Store. Por Manuella Tavares / Assessora de imprensa da eSapiens

Clínica Municipal de Fisioterapia de Mucuri celebra 2 anos de cuidados e acolhimento com homenagem especial ao Dia das Mães

Mucuri – A Prefeitura Municipal de Mucuri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comemorou nesta segunda-feira (12) o aniversário de 2 anos da Clínica Municipal de Fisioterapia, atuando em prol da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população mucuriense. Inaugurada em 2022, a clínica já realizou mais de 14 mil atendimentos, oferecendo serviços essenciais e humanizados aos pacientes do município, desde serviços ligados à fisioterapia motora, pós-operatória, neurológica e respiratória.

Para celebrar esta importante conquista, a unidade preparou um evento especial que, além de marcar o segundo ano de funcionamento, homenageou todas as mães atendidas na clínica. Um café da manhã festivo foi oferecido às pacientes, com momentos de confraternização e homenagens, valorizando o papel fundamental das mães na construção de famílias e de uma sociedade mais acolhedora.

Na ocasião, a coordenadora geral das Clínicas de Fisioterapia de Mucuri, Soraya Rocha Campêlo recepcionou a todos os presentes, saudando também os profissionais que atuam na Clínica de forma excepcional, relembrando a trajetória deste espaço de promoção da saúde. Já a psicóloga Cláudia Mesquita que atua na Clínica, realizou uma breve reflexão sobre a importância da mãe, de sua dedicação, suas renúncias e do amor incondicional. Além dos profissionais que trabalham na unidade de Mucuri, também participaram das homenagens as equipes da Regulação e enfermeiras de algumas UBS, reforçando a união e parceria entre os colaboradores.

A Clínica Municipal de Fisioterapia de Mucuri conta com uma equipe multiprofissional, formada por fisioterapeutas especializados em diversas áreas, atendendo pacientes em reabilitação ortopédica, neurológica, pediátrica, geriátrica, respiratória e outras especialidades. O serviço é referência na região pelo cuidado humanizado, equipamentos modernos e ambiente acolhedor.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Jardim, parabenizou a dedicação dos servidores e os excelentes resultados ao longo destes anos de atuação em Mucuri, representando um avanço na oferta de serviços de saúde pública no município. “Nosso objetivo sempre foi garantir atendimento acessível e de excelência para nossa população. Celebrar dois anos de funcionamento, com resultados positivos e pacientes satisfeitos, é motivo de muito orgulho para toda a equipe da saúde de Mucuri. Gratidão a todos que trabalham para a melhoria da saúde pública e no cuidado integral dos nossos pacientes”, destacou. Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Mucuri

O adeus a Pepe Mujica, o político de uma sinceridade desconcertante, que recolocou o Uruguai no mapa

“Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim. Foi o que prometi”, disse sua esposa, Lucía Topolansky

Pepe Mujica e Lucía Topolansky
Pepe Mujica e Lucía Topolansky (Foto: Reprodução)

Joaquim de Carvalho é Colunista do 247, foi subeditor de Veja e repórter do Jornal Nacional, entre outros veículos. Ganhou os prêmios Esso (equipe, 1992), Vladimir Herzog e Jornalismo Social (revista Imprensa). E-mail: [email protected]

Pepe Mujica está em seus momentos finais. Eis um cidadão que fará falta. Pela coragem, pela luta em prol da democracia, pela coerência, pelo humanismo.

Mujica tem metástase de um câncer que começou no esôfago e, por conta de seu estado de saúde, deixou de votar neste domingo nas eleições departamentais.

Sua esposa, a ex-vice-presidente Lucía Topolansky, disse que seu marido e ex-presidente José Mujica “está no platô, está nas últimas”.

“Isso já tem uma conclusão precipitada”, explicou Topolansky em uma entrevista à Rádio Sarandí na noite de domingo, acrescentando que sua comitiva está “tentando fazer isso acontecer da melhor forma possível”.

Ela então reiterou que esta é uma “situação terminal” e enfatizou que Mujica está recebendo “cuidados paliativos”.

Em janeiro, Pepe revelou que o câncer havia espalhado por todo o seu corpo e que ele não faria mais tratamento.

Republico aqui um artigo do jornalista Carlos Müller, doutor em ciências sociais pela UnB, que fará comigo nesta terça-feira uma entrevista com o  jornalista, fotógrafo e cineasta argentino Fabián Restivo, autor do livro Palavras para depois: conversas com Pepe Mujica (editora Coragem), traduzido pelo jornalista  Rogério Tomaz Jr.

1 – José Alberto Mujica Cordano, mais conhecido como Pepe Mujica é uma personalidade extraordinária. Em todos os sentidos. Ex-presidente do Uruguai, além de ex-deputado e ex-senador, ex-guerrilheiro urbano e ex-preso político. Folclórico pequeno produtor de flores, manteve uma vida frugalíssima com sua esposa na chácara de “Rincón del Cerro”, próxima a Montevidéu, que não trocou pela residência oficial ao se tornar presidente e seguiu deslocando-se num icônico fusca azul celeste ao invés de carros de protocolo. Certamente é o uruguaio mais conhecido internacionalmente.

Personagem de livros, e documentários exibidos por todo o mundo e dirigidos por cineastas famosos, ao longo das últimas décadas foi interlocutor de personalidades de grande envergadura, governantes de potências perto das quais seu país tem uma população e uma economia menores que as de um bairro.

Pepe Mujica também tem sido procurado por cientistas, filósofos, e jornalistas cujos livros venderam mais que toda a produção editorial uruguaia durante muitos anos. Um desses livros é Palavras para depois, composto por transcrições de dez dias de conversas com o jornalista, fotógrafo e cineasta argentino Fabián Restivo. Algumas passagens têm um tom um tanto reverencial, a ponto de desistir de insistir em perguntas que aparentemente deixaram Pepe Mujica constrangido em responder. Outras são de um coloquialismo intimista raro em obras do gênero. Mas não há como o leitor não se deixar envolver.

“Sou um velho pelotudo, esquisito”, reconhece logo de início, desdenhando o tratamento respeitoso com que é abordado com frequência. Como não pensar num tio velho, meio ranzinza, meio sarcástico inclusive consigo mesmo, cheio de anedotas, certezas e dúvidas; com frases repletas de palavrões, que alternam ideias que claramente são fruto de longas reflexões com comentários desconcertantes sobre certas personalidades mundiais com as quais teve algum contato e opiniões pouco ortodoxas para um líder político de esquerda em relação a assuntos como o funcionalismo público.

O prestígio internacional, excepcional em se tratando do presidente de um pequeno país do “Sul Global”, não é inteiramente compartilhado por seus compatriotas. Ao deixar a presidência, aos 79 anos, tinha uma aprovação popular de 63%, algo invejável para qualquer governante. As avaliações feitas por ele próprio em entrevistas ao final do mandato foram tão desconcertantes quanto tantas atitudes anteriores e posteriores, mesclando orgulho quase megalômano e autocrítica impiedosa: “Se fez umas quantas coisas… Consegui que Uruguai exista, por exemplo… O coloquei no mapa”… disse para logo reconhecer que seu governo fez pouco (menos que o prometido na campanha eleitoral em relação à infraestrutura, por exemplo): “Ese fue otro estupendo fracaso“, admitiu.

Entre os uruguaios que não aprovam o desempenho de Pepe Mujica na presidência estão alguns dos mais antigos companheiros de militância no Movimiento de Liberación Nacional – Tupamaros. Ele se tornou o mais célebre e o que chegou a cargos mais altos que todos, embora nunca tenha sido um dos comandantes guerrilheiros.

Em geral, não é uma questão de egos frustrados. As críticas vão muito além de idiossincrasias pessoais e de divergências pontuais em relação a ações de governo. E são anteriores à sua eleição para presidente. A mais profunda tem origem na decisão dos Tupamaros sobre os rumos de seu movimento após a redemocratização do Uruguai. Havia duas grandes correntes com matizes diferentes em cada uma delas.

Um grupo defendia a reorganização política, mas mantendo uma linha extraparlamentar, alguns militantes até propunham seguir numa semiclandestinidade. Outra corrente entendia que o projeto revolucionário fora derrotado em grande medida pelo distanciamento popular em relação à sua pregação. Uma questão derivada, que envolvia principalmente os defensores da institucionalização, era se o grupo reorganizado deveria se integrar ao Frente Amplio – a coalizão de esquerda que se tornaria a mais longeva frente política do gênero na América Latina.  

Pepe Mujica se tornou um dos expoentes deste último grupo, organizado como Movimiento de Participación Popular (MPP) e integrado ao Frente Amplio. Foi assim que se elegeu parlamentar e presidente e ajudou a eleger o atual presidente, Yamandu Orsi. Entre as principais figuras do outro grupo estava Jorge Zabalza, um líder histórico dos Tupamaros que, apesar de descendente de família tradicional e rica para os padrões uruguaios, nunca renunciou ao projeto revolucionário e até sua morte, em fevereiro de 2022, acusou Pepe Mujica de ter feito “uma opção política pelo capitalismo”.

2 – Livros como Palavras para depois são uma empreitada arriscada. A informalidade dos diálogos, a personalidade do depoente principal e a atitude do interlocutor podem ser reveladores sobre a pessoa e iluminadores do período histórico em que viveu e no qual teve algum protagonismo. Mas podem levar à frustração se o personagem que dá o depoimento estiver demasiado preocupado em “como vai sair na foto”. No caso das “Conversas com Pepe Mujica” acontecem as duas coisas alternadamente.

A medida em que se avança na leitura, fica claro que Pepe Mujica não se preocupou em se preparar para abordar temas que com certeza viriam a ser tratados. São várias as situações nas quais admite que não têm informações a respeito do assunto levantado, que dá respostas aproximadas ou simplesmente responde: “Não sei” ou de forma ainda mais coloquial: “que sé yo!”.

Sobre alguns temas as repetidas digressões e as alusões históricas sugerem longas reflexões. É o caso da preocupação com o futuro dos jovens. É o caso, também, da visão crítica sobre aspectos do marxismo como a ideia de que “mudando as relações de produção e distribuição teríamos um novo homem”.

O companheirismo entre Pepe Mujica e a esposa Lúcia, que participa apenas pontualmente das conversas, é bastante evidente, com momentos de mútuo afeto e respeito, quase sempre matizados por algum comentário bem-humorado de parte a parte com o objetivo de evitar um tom solene.

Ainda mais frequentes que as reflexões são as tiradas repentinas, às vezes mordazes e gaiatas, às vezes revelando um fundo de amargura.

Conselho aos jovens: “Errar, eles vão errar. Mas não façam as cagadas do nosso tempo. Precisam ser originais, que façam outras cagadas, não as nossas, porque senão teremos vivido à toa. Cada geração tem que ter as suas cagadas, mas não recair nas mesmas que as anteriores fizeram.”

Sobre tecnologia e valores: “Para mim, essa civilização digital maximiza uma característica do nosso tempo: avançamos um absurdo em tecnologia, mas não em valores. Nisso estamos para el culo. Então a humanidade parece um macaco com uma metralhadora. Porque temos uma ferramenta maravilhosa, mas a usamos para merda”,

Sobre funcionários públicos: “Os funcionários públicos têm que ser os melhores porque lidam com o bem público. E não como são agora, quando o cara senta no meio de outros vinte, toma um café e não faz nada; mas a culpa é dele ou será que temos um sistema ruim? Porque sabemos que o homem precisa de chicote e recompensa. Não posso tratar o idiota da mesma forma que aquele que precisa ser reconhecido”.

Sobre o PT: Eu vi o próprio PT merda depois das eleições. Está destruído. O PT não é mais o que era; agora existe por causa do Lula, mas sem ele infelizmente não existe.”

Sobre a mentira e a verdade: “Há algo que Goebbels disse, de que uma mentira contada mil vezes… O problema é que uma verdade, uma boa, da qual você está convencido, também tem que ser repetida e repetida. A esquerda não insiste…na esquerda somos péssimos comunicadores”.

Sobre a Igreja Católica: “A igreja como instituição terrena, é um poder. Faz tempo que inventou o comitê central, o colégio de cardeais, mas te vende com história, com beleza. Os caras se reúnem, discutem, traçam o limite e veem. Se acertarem, é o Espírito Santo. Se errarem, é erro humano. Uma coisa bárbara”.

Sobre Vladimir Putin: “…conversei com Putin na embaixada russa em Brasília… Putin é um cara legal, mas não consigo arrancar nada dele. É como falar com uma estátua, porque ele nem sequer faz gestos. Nunca vi um cara tão aparentemente inerte… Uma máquina, um autocontrole de tudo. É brutal”.

Diante da pergunta “Como você chega a essa sua idade com tantas contradições?”: “Não é que você consiga administrá-la. Você a suporta, o que não é a mesma coisa. Você aguenta porque existe uma força superior chamada vida. Ao fim e ao cabo, manda o instinto. Ao fim e ao cabo, a resposta vem da biologia, sim, quando as batatas estão assando. E é assim, tem muita coisa contra você…Você chega à conclusão de que, quanto mais você faz, mais a angústia se multiplica. Para ser feliz é preciso ser ignorante”.

Sobre o ser humano: “… nós temos dentro uma coisa desprezível, presa de um egoísmo brutal, e se não estamos atentos, se não gerarmos freios culturais, somos um desastre. Não tem que poetizar o homem, não, não, devemos saber com o que estamos lidando: com o maior predador que existe porque é inteligente, não que seja forte, é inteligente e usa a inteligência para foder.” (aqui se está diante de um deslize da tradução, pois joder no espanhol coloquial não significa copular, mas algo como “encher o saco”)

Sobre o que é a vida: “… a vida é, em última análise, uma luta contra a morte… e no âmbito dessa luta, e ele colocou a coisa mais bonita que existe: o amor. Porque a luta da vida contra a morte é o amor… Não há como não se apaixonar pela jornada do homem na Terra…Porque é uma coisa espetacular, e é perigoso porque você se apaixona”

China ampliará em R$ 27 bilhões investimentos no Brasil

Anúncio foi comunicado pelo presidente Lula em Pequim. Investimentos serão destinados a infraestrutura e tecnologia

Luiz Inácio Lula da Silva - 12.05.2025 - Encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China - Pequim, China
Luiz Inácio Lula da Silva – 12.05.2025 – Encerramento do Fórum Empresarial Brasil-China – Pequim, China (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que a China investirá mais R$ 27 bilhões no Brasil. Por estarem focados especialmente nas áreas de infraestrutura e tecnologia, os investimentos abrangerão também a área de educação, uma vez que será necessária ampla formação de profissionais, até mesmo para garantir a cadeia de suprimentos ainda a ser demandada.

Lula está em viagem oficial a Pequim, onde participou do Fórum Empresarial Brasil-China, com investidores chineses e brasileiros.

O fluxo comercial entre os dois países é de cerca de US$ 160 bilhões, informou a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Segundo o Palácio do Planalto, os recentes encontros contribuíram para ampliar ainda mais os investimentos chineses no Brasil. Os novos acordos preveem investimento de US$ 1 bilhão na produção de combustível renovável para aviação (SAF), a partir da cana-de-açúcar, e a criação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na área de energia renovável.

Discurso presidencial

Na madrugada desta segunda-feira (12), durante o discurso de encerramento do fórum, Lula destacou que a relação entre Brasil e China não é uma “relação comum”, mas uma relação de “dois países que têm compromisso de resolver o problema do empobrecimento que martelou a vida de ambos” durante muito tempo.

“É notável que a China tenha tirado, em 40 anos, 800 milhões de pessoas da pobreza. Como é notável que o Brasil, em apenas 10 anos, tenha tirado 54 milhões de pessoas que passavam fome no meu país”, afirmou Lula.

Para o presidente brasileiro, tais feitos são consequência da inclusão de uma parcela significativa da população na economia desses países.

Brasil e China são “parceiros estratégicos e atores incontornáveis” no atual contexto geopolítico, em meio ao “ressurgimento de tendências protecionistas”, disse Lula,  referindo-se à recente política comercial adotada pelos Estados Unidos.

“Nós apostamos na redução das barreiras comerciais e queremos mais integração”, afirmou. Ainda de acordo com Lula, os dois países têm ainda o desafio de ampliar o intercâmbio de turistas, e que, para tanto, estão previstas novas conexões aéreas entre os dois países.

Colhendo frutos

O presidente brasileiro lembrou que, em novembro do ano passado, durante encontro com o presidente da China, Xi Jinping, foram estabelecidas sinergias entre os projetos de desenvolvimento dos dois países. “Hoje, colhemos os primeiros frutos desse trabalho”, disse Lula, ao enumerar uma série de projetos que avançaram, desde então.

“O Centro Virtual de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial, fruto da parceria entre Dataprev e Huawei, será essencial para o desenvolvimento de aplicações em agricultura, saúde, segurança pública e mobilidade. A parceria da Telebras com a Spacesail ampliará a oferta de satélites de baixa órbita e levará a internet a mais brasileiros, principalmente aos que vivem em áreas mais remotas”, destacou.

Os acordos na área da saúde também foram citados pelo presidente, tanto no discurso quanto nas redes sociais. Foram oito acordos prevendo transferência de tecnologia na produção de medicamentos, insumos farmacêuticos ativos, vacinas e equipamentos médicos.

O chefe do governo brasileiro destacou também a cooperação entre o Senai Cimatec e a Windey, que resultará na instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em energia solar, eólica e sistemas de abastecimento.

“A experiência chinesa de refino de minerais críticos contribuirá para valorizar a produção em nosso território, inclusive com transferência de tecnologia nos ciclos de montagem de baterias elétricas. Possuímos reservas abundantes em terras raras, lítio, nióbio, cobalto, cobre, grafite, urânio e tório”, discursou Lula.

Infraestrutura

Sobre a área de infraestrutura, o presidente lembrou que o Corredor Ferroviário Leste-Oeste vai interligar o Brasil.

“Será um empreendimento fundamental para a logística brasileira e um dos mais transformadores para a garantia da segurança alimentar do mundo”, disse. “Conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, por meio de cinco rotas de integração, facilitará o intercâmbio comercial e levará mais desenvolvimento para o interior do continente sul-americano. As rotas bioceânicas encurtarão a distância entre Brasil e China em aproximadamente 10 mil quilômetros”, acrescentou.

Educação e formação profissional

Lula argumentou que os avanços tecnológicos pretendidos por meio das parcerias entre China e Brasil criarão uma demanda por profissionais especializados, o que requer investimentos também na área de educação.

“É importante lembrar que a gente não vai conseguir ser competitivo no mundo tecnológico, no mundo digital, se  não investir na educação; se não investir em engenharia, matemática. O ideal para o Brasil não é ficar exportando [apenas] soja. É exportar inteligência e conhecimento”, disse.

O presidente ressaltou, porém, que, para isso, não tem milagre. “Temos de investir em educação, como os chineses fizeram. Pergunte aos chineses quantos milhões de engenheiros eles formaram nos últimos anos. Daí essa revolução tecnológica [com] que os chineses se apresentam diante do mundo.”

Tecnologia das commodities

Dirigindo-se àqueles que reclamam que o Brasil só exporta commodities (bens primários), como produtos agrícolas e minério de ferro, Lula reiterou que tais exportações são positivas para o Brasil, mas observou que esse tipo de limitação decorre da falta de investimentos em educação.

“O Brasil precisa dar graças a Deus por estar exportando agronegócio, porque também é preciso a gente saber quanto de tecnologia tem hoje em um grão de soja. E quanto de engenharia genética tem em um quilo de carne ou de frango, porco ou em um saco de milho”, argumentou.

“Temos que exportar agronegócio e utilizar esse dinheiro que entra para investir em educação, para podermos ser competitivos com a China na produção de carro elétrico, na produção de baterias, na construção de inteligência artificial. Ninguém vai dar isso de graça para nós brasileiros”, concluiu.

INSS: veja “arma jurídica” usada pela CGU para tomar bens de suspeitos

Em pedido encaminhado à AGU, a Controladoria-Geral pede que seja desconsiderada a personalidade jurídica de empresas de ex-diretores do INSS

Reprodução
Andre Fidelis, diretor de Benefícios do INSS - Metrópoles

Em busca do dinheiro desviado de aposentados, a Controladoria-Geral da União (CGU) vai utilizar o instituto jurídico da “desconsideração da personalidade jurídica” para buscar valores nas contas das pessoas jurídicas e físicas envolvidas na fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revelada pelo Metrópoles.

O uso do instrumento é citado em documento da CGU obtido pela coluna em que a Controladoria pediu a inclusão de empresas na ação movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) contra as entidades investigadas e empresas sob suspeita de pagamento de propina.

“Os elementos constantes do mencionado processo judicial indicam fortes indícios de utilização da personalidade jurídica da mencionada sociedade com abuso do direito para facilitar, encobrir e dissimular a prática de atos ilícitos e, nesse sentido, passível de extensão de todos os efeitos das sanções aplicáveis aos seus administradores e sócios, de direito e de fato”, diz a CGU no pedido encaminhado à AGU.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação de 29 entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto elas respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela PF e abasteceram as apurações da CGU. Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23/4 e que culminou nas demissões do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

A desconsideração da personalidade jurídica é um mecanismo que permite que dívidas de empresas possam, também, ser cobradas dos sócios.

A CGU pede o uso do instituto no caso do escritório de advocacia de Eric Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis.

Alvo da operação Sem Desconto, André Fidelis é suspeito de receber R$ 5,1 milhões de entidades e de um lobista por meio do escritório do filho.

“Ao todo, portanto, pessoas físicas e jurídicas relacionadas a André Fidelis receberam R$5.186.205,0041 das empresas intermediárias relacionadas às entidades associativas”, disse a PF em representação.

Parte desses repasses teriam vindo, segundo as apurações, de Antonio Carlos Antunes, o “Careca do INSS”, apontado pela PF como um dos operadores do esquema.

MICHAEL MELO/METRÓPOLES @michaelmelo

O pedido de inclusão, que além de Fidélis e seu filho também inclui outras sete empresas envolvidas com a “farra do INSS”, foi feito depois da AGU anunciar que entraria com uma ação para alcançar os bens dos investigados na Operação Sem Desconto.

No documento enviado à Advocacia-Geral, a CGU afirma que, “o avanço das análises nesta CGU levou à identificação de outras empresas intermediárias de pagamento de vantagens indevidas que não foram referidas no ofício acima, mas sobre as quais pesam igualmente fortes elementos de envolvimento no ilícitos”.

Os valores obtidos por meio da ação devem ser usados pelo governo para ressarcir os aposentados e pensionistas que foram prejudicados pelas fraudes nos descontos do INSS.

Ex-diretor de Benefícios do órgão, Fidélis foi demitido em julho de 2024, depois da divulgação de reportagens sobre o caso divulgadas pelo Metrópoles. Por Fábio Serapião / Metrópoles

Repúdio: Escola Municipal Dom Pedro I é alvo de furto no interior de Medeiros Neto

Medeiros Neto – A Escola Municipal Dom Pedro I, localizada na comunidade rural de Ponto Certo, em Medeiros Neto, foi alvo de um furto no último fim de semana. Diversos equipamentos e mantimentos essenciais ao funcionamento da unidade foram levados, gerando indignação entre servidores, pais e moradores da região.

Segundo a direção da escola, os criminosos levaram um bebedouro, um liquidificador, um projetor (datashow), uma caixa de som amplificada, uma TV smart, duas botijas de gás, além de um freezer cheio de carnes destinadas à alimentação dos alunos da Educação em Tempo Integral e a maior parte dos alimentos estocados para a merenda escolar.

A direção da escola também registrou boletim de ocorrência. Este não é um fato isolado: a unidade já foi alvo de pelo menos três furtos anteriores nos últimos anos, o que tem gerado preocupação constante com a segurança do local.

Apesar dos prejuízos, as aulas estão sendo gradualmente normalizadas, com apoio da Secretaria de Educação e mobilização da comunidade escolar. A pasta também informou que estuda a instalação de um sistema de videomonitoramento para coibir novas ações criminosas.

A Prefeitura de Medeiros Neto repudiou o ato criminoso, destacando que a escola é um espaço de formação cidadã e que furtos como este afetam diretamente o direito à educação de crianças e adolescentes do campo.

Moradores que tenham informações sobre o furto podem colaborar com as autoridades de forma anônima, contribuindo para a responsabilização dos envolvidos. Prefeitura Municipal de Medeiros Neto. “Nossa gente em primeiro lugar”. Fonte: Ascom/PMMN

Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

Treinador italiano deixará o Real Madrid e assumirá a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026

Alex Davidson/Getty Images
Foto colorida de Carlo Ancelotti - Metrópoles

Acabou a espera. Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira. A informação foi confirmada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na manhã desta segunda-feira (12/5).

Confira o vídeo do anúncio oficial da contratação do treinador:

Técnico chega para assumir a Seleção
Ancelotti tem currículo vitorioso

Veja a nota oficial da entidade:

“A maior Seleção da história do futebol agora será liderada pelo técnico mais vitorioso do mundo. Carlo Ancelotti, sinônimo de conquistas históricas, foi anunciado nesta segunda-feira (12) pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, como o novo técnico da Seleção Brasileira. Ele vai comandar o Brasil até a Copa do Mundo de 2026 e já treinará a Amarelinha nos dois próximos jogos pelas Eliminatórias diante do Equador e Paraguai, no próximo mês.

“Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro,” afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Carlo Ancelotti assumirá a campanha do Brasil nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, com o objetivo do hexa na Copa do Mundo de 2026.

Vitorioso

Na carreira, Ancelotti conquistou 30 títulos. Dentre eles, cinco Champions League (competição mais importante de clubes). Em 2024, ele foi eleito o melhor treinador do mundo pela Fifa e pela France Football.

Técnico com mais títulos na Champions League – cinco troféus – e único treinador a conquistar as cinco principais ligas europeias, Ancelotti acumula passagens triunfais por gigantes como Milan, Real Madrid, Chelsea, PSG e Bayern de Munique.

Substituto no Real Madrid

Xabi Alonso, ex-jogador do clube, deixa o Bayer Leverkusen e deve ocupar o cargo de técnico no Real Madrid. Ele assina com os Blancos até 2028 e já assume a equipe no Mundial de Clubes.

Clubes que treinou:

  • Reggiana (1995 e 1996);
  • Parma (1996 a 1998);
  • Juventus (1999 a 2001);
  • Milan (2001 a 2009);
  • Chelsea (2009 a 2011);
  • Paris Saint-Germain (2012 a 2013);
  • Real Madrid (2013 a 2015);
  • Bayern de Munique (2016 a 2017);
  • Napoli (2018 a 2019);
  • Everton (2019 a 2021);
  • Real Madrid (2021 a 2025).

Todos os títulos:

Juventus
Taça Intertoto da UEFA: 1999

Milan
Copa da Itália: 2002–03
Liga dos Campeões da UEFA: 2002/03 e 2006/07
Supercopa da UEFA: 2003 e 2007
Serie A: 2003/04
Supercopa da Itália: 2004
Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2007

Chelsea
Supercopa da Inglaterra: 2009
Premier League: 2009/10
Copa da Inglaterra: 2009/10

Paris Saint-Germain
Ligue 1: 2012/13

Real Madrid
Copa do Rei: 2013/14 e 2022/23
Liga dos Campeões da UEFA: 2013/14, 2021/22 e 2023/24
Supercopa da UEFA: 2014, 2022 e 2024
Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 2014 e 2022
Supercopa da Espanha: 2021/22 e 2023/24
La Liga: 2021/22 e 2023/24
Copa Intercontinental da FIFA: 2024

Bayern de Munique
Supercopa da Alemanha: 2016 e 2017
Bundesliga: 2016–17. Por Mateus Arantes / Metrópoles

Segurança nas estradas: Motoristas da Suzano passam por reciclagem e formação contínua

Programa visa aprimorar a segurança e competência de todos os motoristas da empresa

Motorista faz treinamento no Smart Driver Simulador, moderno equipamento que simula a direção. Foto: Divulgação

Comprometida com a segurança nas estradas, a Suzano – maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto – está reforçando a formação profissional de todos os motoristas que prestam serviço para a empresa no transporte de madeira nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

O projeto denominado “100% Motoristas Master Drive” qualificou centenas de motoristas que trabalham no transporte de madeira de suas atividades. A capacitação é realizada em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT).

De acordo com o coordenador de Logística Florestal da Suzano, unidade Mucuri (BA), Filipe dos Santos Tavares, os motoristas que entram na operação da Suzano precisam passar por um treinamento ministrado pelo SEST/SENAT, no entanto, o projeto visa aprimorar ainda mais a segurança e competência dos profissionais. “O foco do projeto está baseado em criar uma cultura onde a segurança seja uma prioridade absoluta, além de elevar o padrão de excelência em todas as operações e manter a jornada de aprendizado e desenvolvimento ao longo da carreira dos motoristas”, ressalta.

Filipe acrescenta ainda que o projeto também tem um grande apelo para a comunidade em geral, uma vez que contribui de maneira significativa para a segurança de trafegabilidade dos veículos da empresa, causando o menor impacto possível às entradas, por onde também trafega a população em geral.

Formação

Os motoristas passaram por um curso de formação teórica, ministrado pelo SEST SENAT. A capacitação englobou as disciplinas de Legislação de trânsito para condutores de veículos de transporte de cargas; Noções de direção defensiva; Relacionamento interpessoal e ética no trabalho; Noções de saúde e segurança no trabalho.

Já na formação prática, com carga horária de 12 horas, os profissionais utilizaram o Smart Driver Simulador, um moderno equipamento que simula a direção, onde tiveram aulas sobre os cuidados e inspeções dos veículos, além de técnicas de condução e recomendações que reforçam a atuação da empresa na segurança do trânsito, na segurança preventiva e defensiva.

As aulas foram ministradas nas unidades do SEST SENAT de São Mateus (ES), Eunápolis (BA), Colatina (ES) e Serra (ES). Uma pesquisa de satisfação realizada pela Suzano entre os motoristas, constatou que 94% deles consideram que o curso ajudou e trouxe novos conhecimentos e práticas de segurança, e 80% avaliaram o curso como positivo.

“O Programa 100% Motoristas Master Drive, é uma importante iniciativa da Suzano que visa proporcionar qualificação aos nossos motoristas para conduzir nossos veículos de transporte de madeira, com foco em segurança, habilidade técnica e comportamento responsável no trânsito”, completa o gerente de Logística Florestal da Unidade Mucuri, Ruffo Maia.

Sobre a Suzano – A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Por Edson Sodré / Jornalista / Assessor de Comunicação da P6 Comunicação

PEC pode acabar com reeleição e mudar todo sistema político brasileiro pode ser votada nesta semana

Senado prepara votação histórica que pode encerrar era da reeleição e estabelecer mandatos de 5 anos; mudança afetaria desde vereadores até presidente da República

Em um movimento que promete revolucionar o cenário político brasileiro, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal se prepara para votar, na próxima quarta-feira (14/5), às 9h, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 12/2022, que pode transformar radicalmente as regras eleitorais do país.

A proposta, que teve sua votação adiada na semana passada após pedido de vista da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), traz mudanças substanciais ao sistema político brasileiro. O texto, relatado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), vai muito além do fim da reeleição para cargos executivos, apresentando uma reformulação completa dos mandatos eletivos.

Principais pontos da PEC:

  • Fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
  • Mandatos de 5 anos para cargos do Executivo e grande parte do Legislativo
  • Mandatos de 10 anos para senadores
  • Unificação das eleições em todo o país a cada 5 anos

O projeto original, de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), ganhou ainda mais amplitude com o substitutivo apresentado pelo relator Marcelo Castro. Segundo o parlamentar, a unificação das eleições representaria uma significativa economia aos cofres públicos, além de trazer maior previsibilidade ao processo eleitoral brasileiro.

A proposta representa uma das mais significativas alterações no sistema político desde a emenda constitucional que instituiu a reeleição em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Por Alan.Alex / Painel Político

Atleta baiano de Itamaraju é campeão mundial de slackline, com quebra de recorde

Matheus Vidal é top-1 do mundo em prova realizada na Bélgica, correndo 100m em 46s, sobre fita a 100m de altura, batendo recorde de 1m07s do alemão Sascha Grill

O atleta baiano Matheus Vidal, de 30 anos, se tornou o número 01 do mundo na modalidade de slackline após o título conquistado na copa mundial realizada na Bélgica no final de abril. Único latino-americano a participar da prova, o itamarajuense travou uma disputa bastante acirrada com seu principal adversário, o alemão Sascha Grill, e mostrou superioridade na técnica, no equilíbrio e na velocidade, fechando a  prova em 46 segundos e 76 milésimos, cravando novo recorde mundial.
 “Estou muito feliz com o resultado. É sempre uma honra muito grande representar o Brasil e a Bahia em competições internacionais. Volto para casa com a certeza que dei o meu melhor”, comemora Matheus Vidal, que esta semana visitou a sede da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, para agradecer o apoio do Governo do Estado na concessão da passagem que o trouxe de volta da Bélgica.
Segundo contou, voltar para o Brasil está sendo crucial para o treinamento que precisa mergulhar para o próximo desafio, que é o segundo mundial/2025 e que acontecerá em Paris, capital da França, de 13 a 15 de junho. As passagens de ida e volta à França também já estão garantidas pela Sudesb.
“Se permanecesse na Bélgica até a prova de Paris, como era inicialmente a única opção possível, teria que trabalhar para me sustentar, não sobrando tempo para me dedicar aos treinos. Por isso, agradeço muito a Sudesb pela possibilidade deste retorno que, com certeza, fará toda diferença na minha participação no próximo mundial”, afirmou Matheus.
Amor à primeira vista – Quem vê Matheus hoje se destacando nesse esporte, não imagina que ele começou a praticar a modalidade há apenas oito anos, quando tinha 22 anos. Foi o seu chefe quem lhe apresentou um vídeo entre uma instalação ou outra de antena digital, emprego que tinha à época em Itamaraju.
Foi amor à primeira vista com o esporte de equilíbrio sobre fitas. “Quando vi a imagem, pensei imediatamente: é isso que quero fazer na vida”, conta, de forma emocionada, o hoje campeão Matheus, que ao mostrar tanta habilidade é conhecido no mundo do slackine como o “Mago do Equilíbrio”.
O recorde da Bélgica não foi a primeiro a ser quebrado por Matheus Vidal.
Em 2022, bateu o recorde de maior highline urbano das Américas (outra variação do esporte). A aventura foi em São Paulo, na estrutura montada no Vale do Pacaembu (centro da capital), quando atravessou, numa altura de 68 metros, os 510 metros de fita com olhos vendados.  Recorde anterior era de 333 metros.
A modalidade ainda é pouco praticada no Brasil. “No nosso país, temos em torno de oitocentos praticantes de highline, sendo apenas quatro deles baianos. Modéstia à parte, eu sou o que tem mais título no Brasil, e estou invicto desde 2017”, conta, orgulhoso, o Mago do Equilíbrio, sem perder a humildade de quem tem origem simples e que precisou, desde muito cedo, trabalhar pensando em um futuro melhor para sua família de pescadores.
Depois que conheceu a brasiliense Alice Amaral, Matheus deixou o Capão, distrito do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, onde morou por oito meses, e foi morar em Cocalzinho de Goiás, onde a família da companheira tem um sítio.  Lá, treina duro e também dá aulas para se manterem. Mas o sonho é mesmo voltar para a Bahia, mais precisamente para Itamaraju e região, onde estão suas raízes e suas origens.
“Quero voltar para Itamaraju e ensinar o skaline e o highline para as crianças, para os jovens. Não tive nenhum acesso à arte e ao esporte quando era mais novo, mas sonho em transformar vidas no meu estado”, conclui, de forma positiva, o Mago do Equilíbrio. Ascom Sudesb / Hilda Fausto – DRT 1748

 

Na China, governador Jerônimo Rodrigues apresenta potencial da Bahia para receber investimentos em tecnologia

Em seu primeiro dia de trabalho na China, o governador Jerônimo Rodrigues falou, nesta segunda-feira (12), para um público formado por cerca de 400 empresários chineses sobre o potencial energético da Bahia e o conjunto de oportunidades de investimentos em alta tecnologia que isso proporciona. Organizado pela Apex Brasil, agência brasileira de promoção de exportações e investimentos, o Seminário Empresarial China – Brasil é uma ação estratégica na busca de novos negócios e no fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, que passa pela Bahia, estado que recebe alguns dos principais investimentos chineses no Brasil.

O Seminário contou também com a participação de autoridades governamentais e representantes ministeriais. Destaque na produção de energia limpa, com 98% da energia produzida vindo de fontes renováveis, a Bahia apresentou seu avanço em transição energética e sustentabilidade. Jerônimo Rodrigues reforçou o protagonismo do estado nessa área, falou das qualidades da Bahia e como o estado se preparou para receber investimentos internacionais.

“Eu fiz uma exposição da experiência nossa, nesses últimos 20 anos, o que a gente vem fazendo para construir um ambiente seguro de legislação, pra quem quer investir e tem os incentivos fiscais, falei também de mão de obra e da localização geográfica que a Bahia tem”, destacou o chefe do executivo baiano.

Destino de investimentos como a fábrica da BYD e da Goldwind, em Camaçari, a Bahia atraiu o interesse de diversas empresas que procuraram a comitiva baiana com o objetivo de aprofundar discussões e obter mais detalhes sobre a possibilidade de investir no estado. A expectativa é que o encontro resulte em avanços nas áreas de química e petroquímica, inovação tecnológica, inteligência artificial e desenvolvimento sustentável, abrindo caminho para uma nova fase de cooperação bilateral entre a Bahia e a China.

“Estou aqui representando o Brasil e a Bahia e buscando recursos para que possam ser investidos na Bahia, na geração de emprego, renda, levando a marca do potencial da Bahia e do Brasil para o mundo”, completou o governador.

Antes do Seminário, o governador participou de três reuniões com o presidente Lula e empresas que pretendem investir no Brasil. Uma delas, a Windey Energy, firmou parceria com o SENAI-CIMATEC para criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em energia eólica na Bahia. A iniciativa vai fomentar a colaboração tecnológica e desenvolver soluções inovadoras em energia renovável, como o armazenamento energético e projetos de geração híbrida, combinando energia eólica e solar.

No fim do dia, o governador prestigiou o encerramento do Seminário Empresarial China – Brasil, que contou com pronunciamento do presidente Lula aos empresários chineses. “Esse fórum é mais uma demonstração da importância que damos à relação entre os nossos países. A construção dessa aliança econômica entre China e Brasil não tem retorno, daqui pra frente só vai fazer crescer. Queremos comprar mais e vender mais para a China”, afirmou Lula. Texto e Fotos: Daniel Sena/GOVBA

STF mantém Ramagem como réu por tentativa de golpe e crimes contra a democracia

Primeira Turma rejeita blindagem total ao ex-diretor da Abin e mantém investigações sobre três acusações graves; decisão foi unânime

Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Em decisão que estabelece importante precedente sobre os limites da imunidade parlamentar, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o deputado federal Delegado Ramagem (PL-RJ) como réu em três acusações relacionadas à suposta tentativa de desestabilização democrática. A decisão, consolidada com o voto da ministra Cármen Lúcia, delimita claramente o alcance da proteção constitucional aos parlamentares.

Crimes mantidos e suspensos

O colegiado determinou que Ramagem continuará respondendo por:

  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito
  • Tentativa de golpe de Estado
  • Organização criminosa

Por outro lado, foram temporariamente suspensos até o fim do mandato os crimes de:

  • Dano qualificado
  • Deterioração de patrimônio tombado

Decisão técnica e constitucional

A ministra Cármen Lúcia, em seu voto, enfatizou que uma interpretação mais ampla do benefício parlamentar, como pretendia a Câmara dos Deputados, “esvaziaria uma das funções básicas do Estado de Direito”. A decisão segue o que determina a Constituição Federal, que permite a suspensão de ações penais contra parlamentares apenas para crimes cometidos após a diplomação.

A decisão estabelece que a imunidade concedida a Ramagem não se estende a outros réus do processo, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a PGR, ambos integram o chamado “núcleo crucial” da organização criminosa que teria atuado para impedir o funcionamento das instituições democráticas.

Fundamentação jurídica

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, destacou que “não há dúvidas” sobre a limitação constitucional da suspensão apenas para crimes cometidos após a diplomação. O ministro Cristiano Zanin reforçou este entendimento, alertando que estender a imunidade para corréus não parlamentares ou para delitos anteriores à diplomação seria juridicamente inadequado.

Impactos da decisão

A decisão do STF estabelece um precedente sobre os limites da imunidade parlamentar, reafirmando que ela não pode ser utilizada como proteção para atos ilícitos cometidos antes da diplomação ou para proteger terceiros envolvidos nos mesmos crimes. Por Alan.Alex / Painel Político

Hospital Estadual Costa das Baleias completa um ano com 92% de aprovação e revoluciona saúde do Extremo Sul baiano

Símbolo de avanço na saúde e na qualidade de vida para a população do Extremo Sul da Bahia, o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), localizado em Teixeira de Freitas, completa neste sábado (10) o primeiro ano de funcionamento como referência para a região. Neste período, a unidade alcançou a marca de 112.334 atendimentos médicos e multiprofissionais, realizou 6.583 cirurgias, efetuou 170.377 exames e procedimentos e contabilizou mais de 8.107 atendimentos oncológicos.
Durante o primeiro ano de funcionamento, os serviços prestados pela unidade alcançaram um índice de aprovação de 92%, conforme dados da pesquisa de satisfação conduzida pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Segundo o paciente ortopédico Anthony Almeida, morador de Teixeira de Freitas, o HECB representou uma verdadeira virada de chave na melhoria da saúde na região. “O atendimento foi muito rápido e preciso. A estrutura do hospital é excelente, não faltou suporte durante o período em que precisei ser operado. Com certeza, o hospital elevou o patamar da assistência na minha cidade”, afirmou.
“É muito bom a gente ver que o Costa das Baleias não apenas nos trouxe os resultados esperados para a região, como também obteve uma grande aprovação da população. Isso mostra a importância da estratégia do Governo do Estado de regionalização e interiorização da saúde, oferecendo ao povo um serviço de maior eficiência e, consequentemente, de resolutividade nos atendimentos”, avaliou a secretária de saúde da Bahia, Roberta Santana.
Com 180 leitos — incluindo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — o hospital é pioneiro ao oferecer a primeira UTI pediátrica do Extremo Sul baiano. “É muito gratificante fazer parte desta história, contribuindo para a consolidação do HECB como uma referência estadual na prestação de serviços de excelência e de forma humanizada”, afirmou o diretor geral, Marco Antônio Andrade. “Agradecemos imensamente a cada colaborador do hospital, o que possibilitou alcançarmos resultados extremamente positivos em apenas um ano de funcionamento. Seguiremos firmes, focados no desenvolvimento contínuo da qualidade da unidade”, assegurou o gestor.
Ao longo do período, a unidade também zerou a fila de consultas oncológicas no Extremo Sul do estado. Para a paciente Tatiane Bassi, do município de Porto Seguro, o hospital representa a esperança da cura. “É um presente para mim. Tinha medo de não conseguir me tratar da forma correta, mas desde a minha chegada aqui tenho as melhores impressões possíveis sobre o tratamento e a qualificação dos profissionais”, compartilhou.
Tecnologia e Educação
A estrutura tecnológica do HECB permite a realização de procedimentos e diagnósticos de alta complexidade, com foco em técnicas minimamente invasivas, como as realizadas nos serviços de Hemodinâmica e Neurocirurgia.
Além da atuação assistencial, o HECB ainda se consolidou como um polo de formação profissional, por meio da oferta de Programas de Residência Médica. Em abril, foi iniciada a primeira turma com especialidades em Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia e Cirurgia Geral.
Como ser atendido
No Hospital Estadual Costa das Baleias, o atendimento é realizado mediante encaminhamento pela Central Estadual de Regulação (SUREM e Lista Única) ou pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A unidade é referência para 21 municípios da região e atende a uma população superior a 800 mil habitantes, oferecendo, de forma integral pelo SUS, uma ampla gama de especialidades médicas, como cardiologia, oncologia, neurologia e traumatologia. Fotos: Leonardo Rattes / Saúde/GOVBA e Ascom HECB / Divulgação

No Dia das Mães, Suzano celebra iniciativas sustentáveis lideradas por mulheres no Sul da Bahia

Negócios que se conectam com a companhia, agregam na renda das famílias e são passados de mães para filhas

Na semana em que se comemora o Dia das Mães, data que visa valorizar o papel fundamental das mães na família e na sociedade, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, mostra como iniciativas de negócios liderados por mulheres no Sul da Bahia, se conectam com a companhia e passam de geração em geração.

Uma dessas iniciativas envolve mãe e filha, na comunidade de Juerana, em Caravelas. A produtora rural Sebastiana Gomes da Conceição, de 41 anos, aprendeu com a mãe Maria de Lourdes, 68, sobre os diferentes tipos de culturas agrícolas, técnicas de plantio, cuidados com as plantas e a importância da terra. Essa colaboração fortalece os laços familiares e garante a sustentabilidade e continuidade da agricultura familiar.

As duas trabalham juntas em uma propriedade de um hectare. “Aqui a gente colhe de tudo um pouco, mas o nosso carro-chefe são as hortaliças e a produção de mel, além da mandioca e derivados, como farinha, beiju e tapioca. Toda a nossa produção é absorvida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o excedente é vendido de porta em porta e em feiras livres, como a Feirinha Sustentável, que é promovida pela Suzano”, ressalta Sebastiana.

Apesar de já estar aposentada, dona Maria de Lourdes não abandonou as atividades na roça, passando para as novas gerações um senso de responsabilidade e orgulho pela terra. Segundo ela, “as mulheres tem papel fundamental no interior, sendo responsáveis não apenas pelas atividades agrícolas rotineiras, mas também pelo preparo dos alimentos, cuidado com as crianças e a casa”.

As duas fazem parte da Associação de Apicultores e Produtores Rurais de Juerana (AAPROJU), que tem cerca de 60 famílias associadas. A apicultura – criação de abelhas – tem crescido na região, principalmente com a força das mulheres.

Sebastiana conta que, graças ao incentivo da mãe, ela tem conseguido aumentar a produção de mel. “Hoje estou com 70 caixas de abelhas, que tem gerado uma produção anual superior a 900kg de mel. A apicultura tem ganhado uma parte significativa da nossa renda familiar, além de ser uma atividade que as mulheres conseguem conciliar com os demais afazeres de casa”, explica.

Feirinha Sustentável

O projeto Feirinha Sustentável, uma ação promovida a cada quinze dias pela Suzano dentro da unidade fabril instalada em Mucuri (BA), está unindo mães e filhas que vivem da produção agrícola, produtos caseiros e artesanato.

A feira é realizada por meio de uma parceria entre a empresa e organizações comunitárias de moradores do entorno da fábrica. A ação está ligada ao projeto estruturante de relacionamento social com as comunidades próximas a unidade de Mucuri, com o objetivo de abrir as portas e ceder espaço para a comercialização dos produtos feitos por grupos de mulheres empreendedoras.

Clívia Ricardo Nascimento, de 36 anos, e a mãe dela, Maria Ricardo Nascimento, 71, são produtoras rurais na comunidade de Helvécia, em Nova Viçosa. Além dos produtos da roça, elas também comercializam peças feitas de crochê. “Estou sempre participando da feira com a minha mãe. As minhas habilidades com agricultura e com o crochê eu adquiri dela, que é uma inspiração para mim e um exemplo de resiliência para ajudar no sustento da família, e hoje levo esses ensinamentos para o meu filho”, afirma Clívia.

Também participantes assíduas da Feira Sustentável, as agricultoras Vandete Alves Pavaneti, 70, e Cláudia Pavaneti dos Santos, 47, mãe e filha, possuem uma propriedade de 14 hectares na Comunidade Rio do Sul, em Nova Viçosa, onde preservam a união familiar nas atividades da roça. “Estamos sempre juntas, desde o plantio e colheita, até na produção de doces e biscoitos que fazemos para vender nas feiras e sob encomenda. É muito gratificante manter essa união e crescer em família”, completa Cláudia.

Horta comunitária

A Associação Mulheres da Peleja, da comunidade de Taquari, em Caravelas, está construindo uma horta comunitária para atender as 24 mulheres associadas e suas famílias. O projeto foi aprovado no Edital Transformar o Futuro, da Suzano, que destinou R$ 30 mil para aquisição de adubo e implementos agrícolas, utilizados para a montagem e manutenção da horta.

No espaço, ainda em construção, mulheres de várias gerações trabalham em conjunto para ver a terra florescer, garantir o alimento na mesa e aumentar a renda das famílias. Um exemplo é a associada Elisangela do Nascimento Costa Barbosa, 45, que trabalha com a mãe e a filha, de 67 e 15 anos, no trato com a horta.

“O projeto iniciou no final do ano passado, e já concluímos a estrutura da estufa e toda a parte de irrigação. Agora estamos adquirindo os implementos que faltam para iniciar a plantação das hortaliças. Com o valor repassado pela Suzano, a associação também conseguiu comprar uma despolpadora para beneficiar as frutas produzidas pelas mulheres”, completa Elisangela.

O coordenador de Relacionamento Social da Suzano, Deivid Pereira, lembra que a empresa apoia diversas iniciativas que visam impulsionar o crescimento da região Sul da Bahia. “Estamos localizados numa região de grande vocação rural, e a companhia está empenhada em fomentar a agricultura familiar e o empreendedorismo feminino, transformando a vida das famílias, agregando valores e fortalecendo a produção regional. Entendemos que é papel da Suzano contribuir para um mundo menos desigual, a começar nas regiões onde temos atuação”, completa Deivid.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Por Edson Sodré / Jornalista / Assessor de Comunicação da P6 Comunicação

Três gerações da mesma família são encontradas sem vida em apartamento de luxo

Avó de 66 anos, mãe de 40 e bebê de apenas 1 ano foram descobertas mortas junto com quatro cachorros em circunstâncias misteriosas na região nobre da capital mineira

Em um trágico acontecimento que chocou os moradores da Região Centro-Sul de Belo Horizonte, três pessoas da mesma família – representando três gerações – foram encontradas sem vida em um apartamento. A descoberta macabra ocorreu quando as autoridades policiais precisaram arrombar a porta do imóvel para ter acesso ao local.

As vítimas foram identificadas como As vítimas foram identificadas como Cristiana Antonini, de 66 anos, Daniela Antonini, 40, e Giovanna Antonini, 2. Em um cenário ainda mais perturbador, quatro cachorros também foram encontrados mortos no mesmo ambiente, todos sobre a cama do apartamento.

A criança sofria de uma doença chamada “atresia do esôfago”, condição em que o esôfago não se desenvolve completamente, e precisava de uma sonda no estômago para se alimentar.

Daniela Antonini, de 40 anos, escreveu em uma carta, deixada no apartamento, que estava com muitos problemas. Ela enfrentava dificuldades financeiras e estava devendo o aluguel.

Além disso, disse que vivia uma situação conturbada com o pai de sua filha e que estava sem dinheiro para custear o tratamento da criança.

No local, os militares encontraram três bandejas com carvão queimado.

Raquel Perpétuo Moreira, síndica profissional que administra o condomínio onde as vítimas moravam, contou que foi avisada do desaparecimento das vítimas pela avó paterna da criança. A família não tinha notícias delas desde o último domingo (4).

A parente relatou que a mãe e a idosa sofriam de depressão e que a neta havia acabado de passar por um procedimento cirúrgico.

A síndica conta que foi ao apartamento, sentiu um odor forte e acionou a Polícia Militar. Após a abertura da porta, ela descreve que sentiu um cheiro forte no local.

A Região Centro-Sul de Belo Horizonte, conhecida por ser uma das áreas mais valorizadas da cidade, foi palco desta tragédia que envolveu três gerações de uma mesma família, deixando a comunidade local em estado de choque e consternação.

As investigações estão em andamento para determinar as circunstâncias exatas que levaram a este trágico desfecho. Por Alan.Alex / Painel Político

Amor de mãe que vence os desafios 💙

Unidades da LBV oferecem suporte essencial à mulher na jornada da maternidade, para que ela viva essa experiência com dignidade e segurança 

A maternidade pode ser um desafio ainda maior quando a mulher se encontra em alguma situação de vulnerabilidade socioemocional. Em situações assim, o trabalho da Legião da Boa Vontade (LBV) faz toda a diferença, oferecendo acolhimento, suporte emocional e estrutura para que essas mamães possam garantir aos filhos a segurança e os cuidados necessários para enfrentarem as dificuldades do mundo.

A solidão na maternidade solo

Em Goiânia/GO, a revista BOA VONTADE conversou com Abinailde Silva Souza, mãe solo de Luiz Marcos, de 11 anos. Ao se mudar da Bahia em 2022 em busca de melhores oportunidades, enfrentou o isolamento e a solidão até conhecer o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV.

A mudança veio quando seu filho foi matriculado no serviço Criança: Futuro no Presente!:

SendPulse_RBV_14A rotina corrida exige muito, mas a LBV oferece apoio essencial: educação, alimentação saudável supervisionada por nutricionista, além de doações e atividades mesmo nas férias escolares.

Ela também relembra um momento difícil em que a LBV foi fundamental: durante uma visita domiciliar, a assistente social da Entidade percebeu o estado de saúde de Luiz, que acabou diagnosticado com apendicite avançada. “Durante os 15 dias de internação, a equipe da LBV me ligava perguntando se eu precisava de alguma coisa… Passando pela situação que estava enfrentando, não tinha ninguém aqui em Goiânia, essa ajuda veio da LBV.”

SendPulse_RBV_10A HOMENAGEM DA LBV A TODAS AS MAMÃES que, com muito amor e força, enfrentam cada dia com coragem e dedicação. VOCÊS SÃO INSPIRAÇÃO e a prova de que o AMOR MATERNO NÃO TEM LIMITES! Fonte: Relações Institucionais da LBV