Ensine os pequenos sobre a higiene pessoal desde a infância

332

Cuidados com higiene é uma necessidade que deve ser estimulada nas crianças. Através da manutenção desses hábitos, é possível manter condições adequadas de saúde. De acordo com José Gabel, secretário do Departamento de Pediatria Ambulatorial e Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), um bom asseio garante proteção contra muitas doenças.

“Higiene pessoal promove mais qualidade de vida. Se não cuidarmos devidamente da limpeza do nosso corpo, ­ficamos expostos aos micro-organismos que são nocivos à saúde humana, e podemos ser acometidos por diversos males”, afirma o pediatra.

Um passo importante é estimular o banho diário. Muitas crianças até choram nessa hora, tornando o momento desagradável. Gabel explica que, além de ser essencial e higiênico, o banho consegue proporcionar bem-estar. “O excesso de suor, poluição, células mortas aderentes à pele e sujeira são elementos facilitadores de reações químicas e mau cheiro na pele. O banho assegura a limpeza e a remoção das células mortas do corpo, proporcionando sensação de relaxamento e bem-estar”, comenta.

Certos descuidos diários podem acarretar em graves problemas na saúde dos pequenos, por isso, os pais devem estar atentos.

  • Deixar a toalha usada na cama

“A chance de acumular fungos e bactérias é enorme; nesta condição, favorece o surgimento de problemas na pele, cabelos e até nas partes íntimas”.

  • Não lavar o cabelo com frequência

“O ideal é observar o comportamento do couro cabeludo e ajustar os cuidados diários às suas necessidades. Se o cabelo é oleoso, lavá-lo diariamente com shampoos suaves e especiais é uma ótima opção; no caso de cabelos secos, o melhor é lavá-los em dias alternados”.

  • Ficar sem cortar as unhas

“Mãos sujas e unhas malcuidadas são facilitadores de transmissão de doenças como verminoses”.

  • Reutilizar meias e roupas íntimas

“Não é indicado utilizar meias, cuecas e calcinhas previamente utilizadas, pois favorecem a proliferação de bactérias e fungos. Além de acumular suor, ­ ficam em regiões quentes e, se estão úmidas contribuem para a multiplicação bacteriana ou fúngica – é como se estivessem em incubadora”.

  • Não lavar as mãos todos os dias

“Parasitoses intestinais, podem sim, ser transmitidas por mãos não higienizadas. Por isso, é recomendada a higiene das mãos principalmente antes das refeições e após ir ao banheiro”.

Perguntas e sugestões podem ser enviadas para [email protected], ou para a avenida Pompeia, 634, conj. 401 – São Paulo, SP. CEP 05022-000.