Empresas recebem consultorias e apresentam resultados positivos com o programa Lean Manufacturing

43

Aplicado pelo Sebrae e Senai/Cimatec, solução auxiliou na melhoria da gestão e na produtividade de empresas nas áreas de tecnologia, inovação e educação para a indústria

ASN Bahia - Agência Sebrae de NotíciasFoto: Arthur Guimarães para ML Comunicação / ASN BA

Após cinco meses de intenso aprendizado, na última quarta-feira (13), os empresários que participaram do programa Lean Manufacturing apresentaram os resultados obtidos através das consultorias voltadas para a melhoria da eficiência energética e dos processos produtivos. O evento aconteceu na sede da Fábrica 3N Engenharia, localizada no Distrito Industrial Municipal de Teixeira de Freitas.

Os 10 empreendimentos participantes registraram avanços no aumento da produtividade e melhoria no ambiente de trabalho, tornando-o um espaço favorável para novos programas e metodologias para a produtividade, além de progressos em processos das empresas através da transferência de conhecimento da metodologia Lean Manufacturing, o que levou ao aumento da consciência sobre os desperdícios produtivos e otimização das rotinas.

O evento de conclusão do programa contou com a presença do superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, do diretor técnico, Franklin Santos, do diretor de Administração e Finanças, Vitor Lopes, do coordenador de desenvolvimento territorial, Maurício Carvalho, além de assessores, gestores e imprensa.

Na abertura do evento, o diretor superintendente Jorge Khoury destacou a importância de apoiar as micro e pequenas empresas. “Essa é a razão da nossa existência, é gratificante ver o crescimento de vocês, especialmente quando o setor empresarial confia no nosso trabalho. Somos uma instituição criada para atender os mais variados segmentos, com a indústria não seria diferente. Com isso, temos o crescimento da economia e a geração de empregos para a região”, celebrou.

Ao acompanhar as apresentações da turma, o gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, parabenizou os empresários por todo resultado conquistado. “É uma honra acompanhar essas 10 empresas que acreditaram na nossa proposta. Somos fortes nos demais setores, como turismo, saúde, comércio, e se estamos ficando fortes na indústria é importante também que tenhamos também projetos para este setor que gera emprego, renda e desenvolvimento”, acrescentou.

O consultor do Senai/Cimatec, Maurício Nascimento, que acompanhou as empresas durante os cinco meses, comparou o desenvolvimento e as mudanças alcançadas, comemorando os avanços obtidos. “Ando pela Bahia inteira, mas essa unidade do Sebrae me surpreendeu positivamente. Fico imensamente feliz por esses resultados e as transformações que aconteceram. Essas empresas estão prontas para um próximo passo”, comentou.

Segundo Nelson Seborro, sócio-diretor da Fábrica 3N Engenharia, a expectativa era grande e os resultados foram surpreendentes. “O Lean Manufacturing veio para transformar nossa empresa, começamos em março, com apenas 5 funcionários, e hoje temos 17 colaboradores. Precisamos alinhar os processos, implementar os fluxos e trabalhar nossas maiores dificuldades com logística, organização e treinamento, pensamento crítico em conjunto e maior envolvimento da liderança. O Sebrae continua trabalhando conosco, mesmo finalizando a consultoria Lean, acreditamos no plano de negócios e mais ainda no quanto podemos crescer para atender da melhor forma os nossos clientes”, explicou.

A consultoria Lean Manufacturing é aplicada em parceria com o Senai/Cimatec e contou com subsídio de até 70% do Sebrae, ficando para as empresas a contrapartida de 30% do valor total, sendo que, em apenas dois meses do programa, as empresas conseguiram o retorno sobre o investimento, tornando a proposta financeiramente vantajosa.

Os participantes das empresas tiveram encontros presenciais em Salvador, na sede do Senai, e outros encontros foram na própria empresa, contando com a presença do consultor que os ajudou a observar, in loco, as fragilidades na gestão de recursos humanos, a redesenhar os processos visando a redução de custos, desperdícios e a pensar com foco em qualidade.

Além da Fábrica 3N Engenharia, as empresas Ecomel, Frutatlan, Bonavita água mineral, BDX Plásticos, Creta Empreendimentos, Garra Comunicação Visual, Tios Rocket’s Pizza e Concreto Aqui também participaram do Lean Manufacturing, apresentando excelentes resultados, como o aumento de produtividade em uma média de 56%, redução de custos, desperdícios e hora extra, transformações culturais e no ambiente de trabalho, não somente para as empresas, como para os 180 colaboradores impactados diretamente.

Para saber se a empresa possui perfil para as novas turmas do programa, os interessados podem obter mais informações no Sebrae em Teixeira de Freitas, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº4155, Centro, ou ainda pelos telefones (73) 3291-4333 e 98108-4296. Por Milka Morais para ML Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui