Empresários se reúnem e decidem por filiação ao Sincomércio

257

Caravelas – A reunião aconteceu na quinta-feira (14), no auditório da Câmara de Vereadores de Caravelas, quando, articulados pelo vereador José Luiz do Anjos, conhecido por “Popó”, empresários locais decidiram pela filiação imediata ao Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Teixeira de Freitas (Sincomércio), que tem base regional. As maiores queixas do empresariado são o aumento do comércio ambulante na cidade, principalmente de pessoas oriundas de outras regiões e a dificuldade de acesso às linhas de crédito.

Participaram da reunião, além do empresário Flávio Guimarães, atual presidente do Sincomércio, Alex Brito, coordenador regional do Sebrae, Thales Quadros, gerente de negócios da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), além de, aproximadamente, 50 empresários.

Durante a reunião, o empresário Flávio Guimarães destacou que sem uma ação articulada, o comércio, como qualquer outro setor, sempre vai enfrentar uma dificuldade maior para estabelecer suas próprias prioridades. “Se a reivindicação de vocês é em relação à concorrência dos ambulantes, uma entidade precisa articular ações que possam encontrar meios para uma saída. Sem a união, notada hoje em todo o mundo, as coisas ficam muito mais difíceis”, disse Guimarães, que citou exemplos de conquistas recentes graças à aglutinação dos comerciantes de Teixeira de Freitas. Thales Quadros, da Desenbahia, destacou que uma das saídas para o combate à suposta concorrência desleal é o acesso do comércio ao crédito com juros mais baixos. “Hoje, o comerciante não pode olhar o outro apenas como um concorrente, e, sim, como um aliado para ações conjuntas. Todas as vezes que um setor de une os resultados positivos aparecem, inclusive em relação ao crédito”, relatou.

No final das discussões, os empresários presentes realizaram uma votação e, por unanimidade, ficou decidido que todos deviam filiar-se ao Sincomércio. “Com essa decisão o nosso raio de ação cresce e a partir de agora os benefícios adquiridos para Teixeira de Freitas também estão à disposição dos comerciantes de Caravelas. Acredito que essa decisão dos empresários caravelenses é positiva”, reafirmou Flávio Guimarães. Por Ronildo Brito