Entre as 41 mulheres que chegaram à final, Marina Moterle conquistou o ouro na categoria Ciência e Tecnologia

A empresária de Porto Seguro, Marina Moterle, do “Brasil Preserva”, foi a grande vencedora na categoria Ciência e Tecnologia, da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, em cerimônia realizada no Centro de Convenções Salvador, na quinta-feira (28).
Com 425 inscrições válidas, a Bahia se destacou como o quarto estado com o maior número de empreendedoras participantes nesta edição, que reconhece histórias inspiradoras de mulheres que transformam suas realidades por meio do empreendedorismo, inovação e impacto social.
E entre elas, está a jovem empreendedora e cidadã planetária, Marina Moterle. Depois de rodar o mundo fotografando resíduos, fundou a Brasil Preserva, uma cleantech que utiliza recursos biodegradáveis que iriam para o lixo como matéria-prima para criar produtos que substituem o plástico virgem.
A regional do Extremo-Sul marcou presença com grande representatividade, levando 9 finalistas para a etapa estadual, com 5 ganhadoras. Na categoria Microempreendedora Individual (MEI), ouro para Olímpia Gomes, da Fluency in English, de Porto Seguro. Na categoria Produtora Rural, os três lugares foram conquistados por empresárias da regional, ouro para Juliana Dória, da Agroindústria Bom Sossego (Porto Seguro), e do município de Medeiros Neto, as medalhas de prata e bronze para Rosimilia Pereira (Fazenda Passagem Nova) e Nébia Araújo (Queijaria EG Sabores), respectivamente.
Ainda sobre a medalha de ouro, Marina disse em suas redes sociais que é um reconhecimento fruto de uma luta coletiva. “De todas as mulheres que resistem, empreendem e abrem caminhos mesmo quando o mundo insiste em fechar portas. Gratidão ao Sebrae por acreditar no poder do empreendedorismo feminino”, publicou.
O gerente regional do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, acompanhou o anúncio das ganhadoras e expressou que a emoção é contagiante. “Um feito extraordinário que nos enche de orgulho e reforça o valor do trabalho que cada uma vem desenvolvendo com excelência, dedicação e propósito. Estamos honrados por termos histórias tão inspiradoras contadas por mulheres incríveis, que elevam o nome do Extremo Sul da Bahia e mostram ao mundo a potência do nosso empreendedorismo feminino”, parabenizou Brito.
Durante a cerimônia, ao receber a premiação, a empreendedora emocionou os participantes em seu discurso de agradecimento. “Vocês me relembraram que é preciso resistir e ter fé pra sustentar um propósito maior, mesmo quando tudo parece impossível, porque todas nós sabemos que negócios com propósito não são uma escolha, eles são o único caminho para o futuro das crianças, do planeta e das espécies”, acrescentou.
A gestora de projetos do Sebrae em Porto Seguro, Thamyris Maciel, que acompanhou de perto cada empreendedora, descreveu a alegria deste momento. “Hoje, celebramos não apenas as premiadas, mas todas aquelas que acreditam, persistem e principalmente não desistem, continuando a escrever páginas de transformação no empreendedorismo feminino. É uma alegria imensa fazer parte dessa construção coletiva”, celebrou. Por Milka Morais para ML Comunicação