Empreendedores de Itabatã recebem orientações nas Oficinas SEI

257

A atividade gratuita utiliza simulações práticas e consultorias para ensinar os microempreendedores individuais (MEI) a gerirem o empreendimento

Teixeira de Freitas – Através das Oficinas “Sei Controlar Meu Dinheiro” e “Sei Formar Preço”, microempreendedores individuais (MEI) de Itabatã tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a gestão de seus empreendimentos. Para a empresária do ramo de peças automotivas, Fabiana Viçozi, as capacitações, ocorridas nos dias 10 e 11 de novembro, representaram uma continuidade dos aprendizados adquiridos em outras oficinas do Sebrae.
“Gostei muito das oficinas, abriram a minha mente sobre o caixa da empresa, relações diárias, como separar gastos pessoais dos gastos da loja, entender de forma bem clara o que é o meu lucro na empresa e saber quanto o meu serviço ou o meu produto deve custar”, enfatizou Fabiana.
Outro participante que já vem se reestruturando como administrador do próprio negócio e pondo em prática os conhecimentos adquiridos nas Oficinas SEI é o proprietário de uma empresa de paisagismo, Alan Costa da Cruz, que ficou surpreso ao entender as margens de contribuição da sua empresa e como calcular os lucros. “Eu achava que meus lucros em alguns produtos eram de 100%, mas percebi que a gente põe um preço num produto sem saber o que realmente estamos ganhando, e acabei levando um susto quanto aprendi a calcular as margens”, disse.
De acordo com o consultor do Sebrae, Renato Mafra, as Oficinas SEI utilizam uma metodologia didática e simples para o MEI aprender e aprimorar os conhecimentos das experiências diárias do comércio. “Na maioria das vezes, o empreendedor tem dificuldades e acaba se precipitando de maneira equivocada para acompanhar o mercado, sem levar em consideração os custos inerentes ao produto ou serviços que ele oferece. Com essa capacitação, ele tem condições de saber a sua margem de contribuição e chegar finalmente ao esperado ou desejado, que é o lucro real”, enfatizou.
“Em Itabatã existe um número muito grande empreendedores que geralmente não tem o conhecimento técnico necessário para dar seguimento ao seu negócio, e essa parceria com o Sebrae faz a diferença na forma de atuar do dono de negócio, sempre buscando se qualificar”, afirma a agente de desenvolvimento do município, Kilane dos Santos Ribeiro.
As atividades foram realizadas pelo Sebrae, com o apoio do Senai e subprefeitura de Itabatã, município de Mucuri.
Para saber mais sobre outras Oficinas SEI na região, os interessados devem buscar o Sebrae de Teixeira de Freitas ou ligar para (73) 3291-4333 ou (73) 3291-4777. Por: Alisson Andrade da Agência Sebrae de Notícias Bahia.