Embaixada dos EUA anuncia paralisação de serviços por ‘apagão’ orçamentário

4

Representação diplomática alerta que emissão de vistos no Brasil pode ser suspensa e para de atualizar conta no X

Bandeira dos EUA no Departamento de Justiça - 15/12/2020
Bandeira dos EUA no Departamento de Justiça – 15/12/2020 (Foto: REUTERS/Al Drago)
Conteúdo postado por Guilherme Levorato:

247 – A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou, nesta quarta-feira (1º), que a conta oficial no X (antigo Twitter) deixará de ser atualizada regularmente devido à paralisação orçamentária do governo norte-americano. A medida foi anunciada em comunicado oficial.

Segundo a representação diplomática, o perfil só será utilizado para alertas de segurança considerados urgentes. “Devido à paralisação orçamentária, esta conta do X não será atualizada regularmente até a retomada total das operações, exceto para informações urgentes de segurança”, diz a nota.

Serviços de vistos e passaportes sob risco

Ainda de acordo com a embaixada, a emissão de vistos no Brasil poderá ser suspensa nos próximos dias. A continuidade do atendimento dependerá da disponibilidade de recursos financeiros do governo dos Estados Unidos. “Os serviços de passaporte e visto programados nos Estados Unidos e em Embaixadas e Consulados dos EUA no exterior continuarão enquanto a situação permitir”, destacou o comunicado.

O alerta é especialmente relevante para brasileiros que aguardam agendamento ou processamento de vistos, já que o serviço pode ser interrompido a qualquer momento. A recomendação é que os solicitantes acompanhem os comunicados oficiais para se manterem atualizados sobre possíveis alterações.

Shutdown nos Estados Unidos

A crise decorre da paralisação de grande parte das operações do governo norte-americano, iniciada nesta quarta-feira (1º), após o fracasso de um acordo de financiamento entre o Congresso e a Casa Branca. O bloqueio orçamentário suspende atividades essenciais e ameaça impactar a economia e a vida cotidiana da população.

A medida foi tomada poucas horas depois de o Senado rejeitar uma proposta emergencial que manteria o funcionamento do governo até 21 de novembro. A falta de consenso entre democratas e republicanos — centrada na renovação de subsídios de saúde que expiram no fim do ano — levou à interrupção de serviços e ao afastamento temporário de milhares de servidores públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui