Mucuri – A Prefeitura de Mucuri, através da Secretaria Municipal de Saúde, transferiu na noite desta quarta-feira (16) uma paciente de 32 anos em estado grave, necessitando de atendimentos especializados e intervenção cirúrgica, em situação de urgência. Inicialmente, a paciente foi atendida na UPAM – Unidade de Pronto Atendimento Municipal pela equipe médica e de enfermagem, que ao estabilizar seu quadro clínico, solicitou a transferência para um Hospital de referência. A remoção foi feita por uma ambulância de suporte avançado, enviada pelo Estado, saindo da UPAM em Mucuri para o aeroporto de Teixeira de Freitas, de onde seguiu para o Hospital Geral do Estado – HGE, em Salvador.
Esta é a segunda paciente removida com UTI aérea no município de Mucuri em menos de 24h. Na terça-feira (15), um recém-nascido prematuro com dificuldades respiratórias, foi encaminhado para o Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, na cidade de Ilhéus, por ser referência em cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças, entre outras especialidades.
“Embora sejam casos clínicos diferentes, cada paciente necessitava de cuidados específicos. Cabe a equipe médica avaliar o tratamento adequado e quando a remoção é indicada, não medimos esforços e sempre fomos prontamente atendidos para a remoção em casos de urgência pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia”, acrescentou o secretário Fernando Jardim.