Em branco I | Bastidores

407

A bem da verdade, o título teria sua eficácia se o espaço ficasse em branco, mas ao que quero me referir este sim está em branco (nada ver com transparente), falo da administração da nossa vizinha e pequena Alcobaça, que resolveu, por ironia do destino, colocar na prefeitura um filho da terra. Que desastre!

 

Em branco II

Embora estejamos em contagem regressiva para a sua saída (45 dias), estes serão os dias mais longos da gestão para o povo de Alcobaça e os turistas que lá vão sem se importar com quem esteja na administração, fato levado ao pique pelo atual gestor, que passou sem deixar rastros.

 

Em branco III

Não sei se embalados na rede do descaso do gestor, mas, alguns de seus secretários, não ficaram indiferentes às atitudes do patrão e a cidade só não morreu por conta de seu povo trabalhador, que a impulsiona através da pesca e na lide rural. Ruas mal iluminadas, ausência de luminárias (há um ano que estão comprando e não chegam), lixo nos quatro cantos. Pra mostrar serviço (se o é), no mês passado mandou patrolar as ruas, depois de 11 anos meses. Chega!

 

Tópicos interessantes I

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, citou, recentemente, durante palestra em evento promovido pela Universidade do Chile, o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, cuja alta acumulada em 12 meses foi de 7,87%. “A inflação acumulada de outubro foi de cerca de 7,8%. A inflação está baixando muito rápido”, afirmou.

 

Tópicos interessantes II

Segundo ele, a intenção do BC é fazer a inflação retornar para a meta de 4,5% em 2017 e em 2018, mantendo o índice sob controle nos anos seguintes. “Já temos resultados, já nos animamos um pouco mais nos últimos seis meses”, comentou. Goldfajn citou a melhora da confiança da indústria, “que estava baixa e subiu”, e também a melhora na confiança dos consumidores.

 

Tópicos interessantes III

O mais interessante de tudo isso é que, na prática, não estamos conseguindo ver de perto essa benesse. Você vai ao supermercado e cada vez mais caro, salvo quando entra alguma promoção, mesmo assim, baixam alguns produtos e elevam outros. O governo reduz o preço dos combustíveis, mas, a rede de distribuição eleva. E o mais interessante, sem poder de compra, a tendência é zerar a inflação e não ficar em 4,5%.

 

Corrupção no Exército I

Segundo matéria veiculada no site do Estadão, dois coronéis e um soldado do Exército, além de três despachantes e dois civis, são acusados de montar um esquema de corrupção no Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 2.ª Região Militar (SFPC/2), do Comando Militar do Sudeste (CMSE), em São Paulo. Segundo o Ministério Público Militar (MPM), o grupo “criminoso organizado” vendia atos administrativos que resultavam em liberações e transferências de armas de fogo de alto poder destrutivo, “sem qualquer preocupação com o tipo de produto controlado pelo órgão”. Os acusados negam.

 

Corrupção no Exército II

É do Exército a responsabilidade para conceder o chamado certificado de registro de arma de fogo a categorias como colecionadores, atiradores esportivos e caçadores, conhecidos pela sigla CACs. Alguns, porém, como mostrou a investigação, recorriam às Forças Armadas para tentar obter uma arma, diante da burocracia da Polícia Federal. É a PF que analisa pedidos de compra de armas por civis, que têm de justificar a necessidade da aquisição.

 

Corrupção no Exército III

Todos os acusados foram denunciados e se tornaram réus por decisão da Justiça Militar. Os crimes teriam acontecido entre 2009 e 2012, período em que o SFPC foi chefiado pelo coronel Antônio Carlos Passos da Silva e teve como servidor o coronel Luciano de Oliveira Nóbrega. Foi nessa época que o MPM identificou, por exemplo, a transferência irregular de uma metralhadora Browning calibre .30 para o acervo de um colecionador; o armamento de funcionamento automático pode disparar até 250 tiros por minuto, com alcance de 540 metros. A acusação diz que a arma tem “alto poder militar”. Sem comentários. Esperar por quem?

 

Triste realidade

Você sabia que um em cada dois adultos tem diabetes e não está diagnosticado? O alerta é da Federação Internacional do Diabetes para o Dia Mundial do Diabetes, nesta segunda-feira (14/11), onde o tema da campanha este ano é De olho no diabetes.