Educar com ações

21

Às vezes, alguns fatos que ocorrem no mundo levam-nos a fazer certas reflexões, por exemplo, sobre a importância do professor, seu papel dentro de uma sociedade, bem como a forma com que o mesmo se comporta perante o meio social, tendo em vista qual ‘seria’ seu papel. O educador é imprescindível a qualquer comunidade, mesmo quando não estamos falando em educação formal, aquela que forma tipos de sujeitos para atender aos interesses do capitalismo, mas, da educação num sentido mais abrangente, passada de pai para filho, a educação existente dentro de diferentes organizações sociais. Quando os índios ensinam para suas crianças, as iniciam nos rituais de formação do guerreiro, ali está presente a educação em uma de suas muitas roupagens.

Todavia, é verificável que em todas as formas de transmissão de saberes, haverá o professor, aquele que, não tomando aqui os pensamentos da pedagogia progressista libertadora – pois, nossa ideia não é discutir tendências pedagógicas –, transmite seus conhecimentos a outrem, havendo, sim, como diz a tendência mencionada (impossível não citá-la), uma troca recíproca de saberes. Pedagogia à parte, sabemos que o que está no lugar de professor possui ao menos a responsabilidade de saber mais, assim, os seus educandos esperam também. Por isso, este indivíduo, com tamanha responsabilidade, educar, formar, como disse Paulo Freire, necessita ter plena consciência de seu papel, e, a população, por sua vez, precisa valorizá-lo, afinal, é ele o responsável pela transmissão, perpetuação dos saberes importantes para a manutenção de determinada sociedade.

Assim, o educador consciente e preocupado, que ama sua profissão, se importa com seus alunos, levará em consideração o fato de que ele também educa através do exemplo, logo, suas ações são, muitas vezes, mais eficientes que as lições, quando o assunto é cidadania e ética, por exemplo, ou, leitura – o professor leitor é capaz de encantar seus educandos contando-lhes a estória do último livro que leu, o entusiasmo com que falar suscitará o desejo por também adentrarem-se naquela magnífica estória –, entre outros exemplos que evidenciam quanto pode ensinar um professor somente com suas ações.

É possível que alguns educadores não tenham se atentado para isso ainda, mas,  ser mestre é algo extremamente honroso, belo, significativo, indispensável. O educador é o alicerce da formação de uma sociedade, sem ele como se daria a formação dos outros profissionais? Grandes médicos tiveram excelentes professores, excelentes professores aprenderam com quem? Com outros educadores excepcionais. E educadores excepcionais levam em conta o caráter formador de sua profissão.