Educação no trânsito

371

Novamente o assunto da vez é o trânsito de Teixeira de Freitas, que é caótico porque não há quantidade de semáforos suficientes – os que existem estão mal localizados –, as faixas de pedestres estão apagadas, falta sinalização nas vias dos principais pontos da cidade. Há também a questão referente à população. As pessoas são extremamente mal educadas, e aqui generalizo, no sentido de não defender pedestre ou motorista, motoqueiro, ciclista etc.

Vamos falar de cada um. O pedestre não obedece às sinalizações (nos poucos locais em que há), eles deixam a faixa para atravessar em meio aos carros, mesmo quando ela está bem próxima ao local da travessia. Por outro lado, muitos usuários de veículos e motos não respeitam a faixa de pedestre, param em cima dela, impossibilitando que o pedestre passe, tendo este que se espremer entre carros e motos, se arriscando caso o sinal abra, dentre outras possibilidades de acidentes. Além do fato de que dificilmente os motoristas ou motoqueiros param para que algum pedestre atravesse na faixa caso não haja um semáforo perto, ou seja, há uma total ausência de gentileza e respeito ao próximo.

E os ciclistas?! Estes querem dividir espaço com os carros e motos no trânsito, com uma diferença, pensando que podem tudo, que estão acima de qualquer regra, como resultado, geram muitos acidentes e atrapalham o fluxo do trânsito. Porém, cabe aqui falar da falta de ciclovias na cidade, tendo em vista que é grande o número de ciclistas que circulam em Teixeira de Freitas diariamente. Quanto aos motoqueiros… Como os ciclistas, se colocam alheios às regras de trânsito por vezes, e se envolvem em acidentes quase sempre com vítimas fatais. 

Bem, quanto às questões que não dizem respeito à falta de educação das pessoas, mas, referem-se à ausência de investimentos nesse setor, podemos citar o péssimo material usado no asfaltamento de quase todas as vias da cidade. É inacreditável (no sentido exato do vocábulo) que alguns dias de chuva estraguem quase todo o asfalto de um município.

 Em diversos locais da avenida Presidente Getúlio Vargas,  que atravessa a cidade, há crateras enormes causadas pela chuva, e não são apenas grandes buracos atuais, frutos das chuvas recentes, existem buracos antigos que ainda não foram tapados e/ou aqueles que são tapados de uma maneira tão grosseira que qualquer garoa insistente é capaz de destapar.

Em um trecho já perto do Hospital Municipal, mediações do Posto Pioneiro, é crítica a situação, os motoristas têm que passar em velocidade mínima para não estragar nenhuma peça de seus veículos. Aliás, eles não deveriam por ali transitar. Porque, aliado ao “meia-boca” que a Gestão passada fazia, temos agora a MRM, que é especialista em abrir valas, pena que não tem a mesma presteza ao tapar. JB bem que podia conversar com a Embasa e conseguir um desvio de função, colocando a MRM para abrir uma vala, uma espécie de canal de escoamento, nas proximidades do shopping Teixeira Mall Center.

Mas, retornando ao trânsito: espero o dia que um gestor fará algo descente nesta cidade em muitos aspectos, sendo que, hoje, escolhi lembrar o estado de abandono das nossas vias com ou sem MRM.  A Administração deveria ir fazendo sua parte enquanto o povo não desenvolve a boa educação no trânsito.