Evento foi encerrado na noite deste sábado (9) no Centro de Convenções de Salvador e superou expectativas
Os números foram divulgados durante uma entrevista coletiva realizada na tarde deste sábado. Participaram da coletiva o presidente do Sistema Faeb/Senar e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, Humberto Miranda, o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, o diretor da Faeb, Guilherme Moura, e o coordenador de Agronegócio do Sebrae, Wagner Carvalho.
Eles destacaram que a e-Agro superou as expectativas. Em termos comparativos, o número de visitantes na edição passada chegou a cerca de 6 mil nos três dias de evento, enquanto o volume de negócios girou em torno de R$ 20 milhões.
Humberto Miranda ressaltou o papel da e-Agro, enquanto um evento que possibilita “levar o campo para a cidade”. “Essa é a terceira edição realizada em Salvador e é uma oportunidade para que o público urbano possa conhecer o nosso agro e observar que, no campo, temos também inovação, tecnologia e, sobretudo, muito conhecimento”, disse.
Já Franklin Santos pontuou as oportunidades de negócio que são geradas a partir da e-Agro. “Vale lembrar que, além das vendas imediatas que ocorrem durante a feira, há também um amplo espaço para networking e uma projeção de negócios a serem fechados ao longo dos próximos 12 meses”, afirmou.
Guilherme Moura, por sua vez, falou sobre os espaços que buscaram valorizar as produções regionais, a exemplo da vila de fruticultura. “ A e-Agro sempre possibilita mostrar a diversidade do nosso setor. A cada edição, buscamos aprimorar ainda mais esse espaço, para que o público possa conhecer a riqueza do nosso agro e os produtores possam ampliar mercado e fazer negócios”, apontou.
Wagner Carvalho lembrou que o Sebrae viabiliza ainda a participação de produtores de diversas as regiões da Bahia na feira, para que possam, não apenas obter conhecimento na e-Agro, mas também fazer network. “Esse ano, cerca de 500 produtores de 60 municípios baianos participaram da e-Agro por meio de caravanas”, informou.
Além das vagas de capacitação para empresários, produtores rurais e artesãos, a e-Agro trouxe espaços com destaque para algumas das cadeias produtivas mais importantes do estado como fruticultura, pecuária leiteira e de corte, cacau e chocolate, café, apicultura e horticultura. A feira recebeu ainda expositores de maquinário e equipamentos diversos, agritechs, fornecedores de insumos como fertilizantes e empresas de eficiência energética.
Sebrae Origens
Para aguçar os sentidos com o melhor da produção agropecuária baiana, produtos originais do estado foram apresentados no espaço Sebrae Origens. Nesta edição, 44 expositores participaram da feira para comercialização, apresentação e degustação de chocolates, cafés especiais, queijos e laticínios, entre outras delícias do campo.
Outros espaços interativos estiveram à disposição dos visitantes, com áreas de Sustentabilidade, Casa do Homem do Campo, Cozinha Show, área para Rodada de Negócios, Arena de Dinâmicas, área Gourmet entre outros.
Artesanato de Referência
Artesãos de 20 unidades produtivas de diversas regiões da Bahia tiveram a oportunidade de expor e comercializar o artesanato de referência do estado na e-Agro. As criações destacaram materiais como fibras (piaçava, sisal, caroá, licuri e outros) cerâmica, madeira de reaproveitamento, coco, osso, couro, fios, algodão e tear.
Durante a feira, também foi lançada a publicação Piaçava pelo Olhar Artesão – Artesanato de referência da Bahia: sua interpretação da identidade cultural, tramas, trançados e texturas com a fibra e palha da piaçava.
Programação cultural
Além de conhecer e interagir com as delícias do campo, o público da e-Agro pôde aproveitar as atrações musicais ao longo dos três dias de evento. A praça de alimentação abrigou cervejarias artesanais, lanches e refeições variadas para os frequentadores.
Terceira edição em Salvador
A e-Agro foi promovida entre os dias 7 /11 e 9/11 pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae e contou com patrocínio da Neoenergia Coelba, Syngenta, Aiba, Abapa, Banco do Nordeste, Guebor, Sistema Fieb/Senai/Cimatec e Sistema Fecomércio-BA e o apoio do Banco do Brasil.
A primeira edição do evento foi realizada em Vitória da Conquista, em 2019; uma edição digital, em 2020; e em Teixeira de Freitas, em 2021. Essa é a terceira edição consecutiva realizada em Salvador. Nas quatro edições presenciais anteriores, o evento já recebeu mais de 40 mil pessoas, gerou mais de 100 milhões de reais em negócios e teve participação de 200 expositores, além de ter gerado mais de 700 mil reais em mídia espontânea. Por Carlos Baumgarten para ML Comunicação