E a 24ª Ciretran | Bastidores

1681

Muda ou não muda? Essa, digamos ‘novela’ da transferência da atual sede da 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas (sediada no centro da cidade e segundo informações extraoficial com ordem de despejo), para o antigo loteamento Nanuque, já dura cerca de três anos. No loteamento foi montada uma estrutura moderna para receber o órgão de trânsito, mas até agora nada.

Os prós e os contra
Aqui em Teixeira de Freitas ainda perdura a ideia de que tudo tem que ser no centro da cidade (coisa antiga) e quando algum gestor vai na contramão é mais malhado do que judas, campanhas são levantadas e, como todo político tem medo, acaba por recuar como foi o caso da transferência da sede da 24ª Ciretran para o dito loteamento que fica a 4 KM do centro.

Embora que
Outras razões mais fortes e longe dos olhares e ouvidos do povo tenham perdurado, a exemplo da briga comercial entre os Carletto donos da concessionária Honda em Teixeira de Freitas e extremo sul da Bahia e o dono do loteamento Nanuque, o empresário Tadeu Milbratz diretor da revenda Honda na vizinha cidade mineira de Nanuque. Há quem diga que o embate entre os dois teria levado o deputado Ronaldo Carletto (com grande influencia no atual Governo e no Detran/BA), a impedir a transferência do órgão e com isso, “rolado até cabeças” de quem tentou forçar a barra.

Vai ou não vai
E por conta desse embate só me resta aplicar a letra da música de Martinho da Vila, “Vai ou não vai”, em que diz: Eu não vou porque eu não sou de ir; Meu negócio foi sempre ficar; Mas não sou de ficar só aqui; Fico aqui e acolá… Coitados de nós!!!

E as calçadas
Embora a cidade de Teixeira de Freitas ocupe posições privilegiadas com relação a muitas cidades da Bahia perdemos longe no que tange ao quesito, acessibilidade. E aqui abordo a questão das calçadas intransitáveis até para os “perfeitos”, imagine para aqueles que têm dificuldade de locomoção.

Gestão anterior
Na gestão anterior chegou-se a fazer parte das calçadas da avenida Marechal Castelo Branco que fica localizada no centro da cidade, que ficou bonita, mas é preciso dar continuidade ao projeto.

Avenida São Paulo
Agora a avenida São Paulo que tem cerca de 3.5 KM foi toda asfaltada e, espera-se que seus moradores façam as calçadas dentro dos padrões e sem desníveis a fim de dar maior visualidade a obra e acessibilidade a todos que se deslocarão em direção ao Shopping e ao Atacadão que está em construção.

Os piores políticos do mundo
Segundo pesquisa do Fórum de Davos, os políticos brasileiros são os menos confiáveis do mundo, constatou o Fórum Econômico Mundial, aquele que reúne, todos os janeiros, a elite global em seu encontro anual em Davos. A publicação está no Índice de Competitividade Global, divulgado na terça-feira (26/9), onde o Brasil aparece na 137ª posição, o último lugar, já que são 137 os países que compõem o Índice.

Vergonhosa colocação
Apesar dessa vergonhosa colocação, o Brasil melhorou 11 posições no quesito “instituições”, um dos 12 pilares que são medidos pelo Fórum e do qual a confiança nos políticos é um subitem. Melhora que, segundo o relatório que acompanha o ranking, se deve pelo menos em parte à Operação Lava Jato, o que não deixa de ser um desmentido aos comentários interessados feitos discreta e marotamente por acusados e seus defensores de que a Lava Jato prejudica a economia, ao atingir grandes empresas e seus principais executivos.

Outros vexames
Há outros vexames na classificação, de resto tradicionais. Exemplos: em qualidade da educação primária, o Brasil fica no 127º lugar. Na qualidade do ensino de matemática e ciência na universidade, pior ainda (131º lugar).

Eficiência do mercado
Bem feitas as contas, a grande qualidade brasileira independe da ação dos governos, do empresariado ou da sociedade: é o tamanho do seu mercado ou seja de sua população. Nesse “pilar”, o Brasil é o 10º colocado, mesmo assim duas posições abaixo da que ocupava no ano anterior. Como competitividade é fator chave para o desenvolvimento econômico, o ranking do Fórum coloca o Brasil no terceiro mundo.

Final de Coluna
Ministro tucano diz que Fux ‘zombou’ de Aécio
“O ministro Fux permitiu-se zombar do senador Aécio na conclusão do voto que lhe impôs penalidade não prevista no direito brasileiro”, escreveu o ministro Aloysio Nunes (Relações Exteriores) em suas redes sociais. “Esqueceu-se de observar um princípio dos magistrados da Roma antiga zelosos do decoro do tribunal: a pessoa do réu é sagrada”, em mensagem postada na madrugada de quarta-feira (27/9).