Dona da Centauro compra operações da Nike no Brasil por R$ 900 milhões

399

Grupo terá exclusividade na distribuição dos produtos no país. Negócios serão geridos de forma independente

Produtos da Nike serão distribuídos pelo grupo dono da Centauro no Brasil Foto: Reuters
Produtos da Nike serão distribuídos pelo grupo dono da Centauro no Brasil Foto: Reuters

RIO – O grupo SBF, dono na Centauro, comprou as operações da Nike no Brasil  por R$ 900 milhões, informou a empresa nesta quinta-feira. Ele terá exclusividade na distribuição dos produtos da marca americana por dez anos, incluindo roupascalçados e acessórios.

Com o negócio, o grupo SBF passa a gerir todos os canais de venda da Nike, ou seja, não apenas as lojas físicas como também o comércio eletrônico.

De Paris a Xangaicresce mercado bilionário de revenda de tênis de edições limitadas

O movimento da dona da Centauro ocorre sete meses após a empresa perder a disputa pela Netshoes para a Magazine Luiza.

O grupo atuará como uma holding e uma plataforma esportiva, com a Centauro e a Nike do Brasil como unidades de negócios separadas em seu guarda-chuva. “Isso garantirá que as operações sejam gerenciadas e desenvolvidas de forma independente”, disse a SBF em nota.

A operação exclui direitos, como propriedade intelectual e ainda depende de aprovação do Cade, órgão antitruste brasileiro. Espera-se que a transição  seja concluída em meados de 2020.

Novidade: Nike lançará serviço de assinatura de tênis para crianças nos EUA

A Nike é a maior marca esportiva do mundo, superando a Adidas. No Brasil, ela teve receita de R$ 2 bilhões no ano fiscal terminado em maio de 2019.

Com 38 anos no mercado, o grupo SBF é uma companhia de capital aberto que detém a Centauro, maior rede multicanal de produtos esportivos da América Latina.

A Centauro conta hoje com mais de 200 lojas, espalhadas em mais de 20 estados brasileiro. Com sede em São Paulo, o grupo tem mais de seis mil empregados.

Com sede em Beaverton, no estado americano do Oregon, a Nike é líder mundial em design, promoção e distribuição de calçados, roupas, equipamentos e acessórios para uma enorme variedade de esportes e atividades físicas. O Globo