A artista plástica itanheense D’Jane Silper seguirá com a “Exposição Faces de Cristo” até o dia 31 de janeiro, no Espaço Motirô, no Shopping PátioMix, na cidade de Teixeira de Freitas.
Em 20 telas pintadas em acrílico, a artista reproduz as faces de Jesus Cristo com pinceladas coloridas em um plano de concepção figurativo, apresentando para o público o Cristo de sempre, europeizado e difundido pela Igreja Católica e pela história da arte.
Em poucos momentos, porém, D’Jane ousa e apresenta Jesus com uma face negra, o que chama a atenção do público e, ao mesmo tempo, serve para quebrar o colorido da forma e a regularidade do tema.
A jovem desenha desde a adolescência, mas atraiu a atenção das pessoas e das redes sociais quando transformou a fachada de sua “humilde residência” num enorme painel multicor que rapidamente ganhou o mundo e foi classificado como “gentileza urbana” ou arte urbana.
Isso se deu no período bem anterior à pandemia em 2013 e, de lá para cá, ela ficou mais conhecida na região e passou a ser requisitada para ilustrar muros, fachadas e interiores de ambientes com seus desenhos coloridos quase sempre ligados à temática natural.
A partir dessa experiência, D’Jane resolveu pintar as primeiras telas, transitando da simples ilustração e reprodução para algo mais elaborado e desafiador. As faces de Cristo são resultado dessa nova fase na vida da artista.
A mostra ocupou a Praça da Matriz em Itanhém, cidade natal da artista, no final de 2023. Agora, na Galeria Motirô, está recebendo a atenção dos teixeirenses e visitantes até o final deste mês.
D’Jane declara que não possui um estilo de pintar nem o jeito de conceber suas criações. Sem maiores preocupações estéticas ou históricas, ela se define como alguém movido pela intuição e pela liberdade em experimentar cores e olhares. No início, chegou a fazer um estágio com a artista plástica e psicóloga Edilene Torino em Belo Horizonte/MG.
A artista admite, porém, alguma influência do estilo colorido e alegre de Romero Britto, pintor pernambucano radicado nos Estados Unidos e muito prestigiado pelas celebridades. “Gosto do colorido das obras dele e admiro a trajetória de alguém que se deu bem na vida através das suas criações”, afirmou D’Jane.
Os poetas Almir Zarfeg e Erivan Santana, também naturais de Itanhém e residentes em Teixeira de Freitas, foram prestigiar a mostra e falaram sobre o que presenciaram.
Erivan Santana elogiou as cores fortes utilizadas pela artista e o empenho dela em apresentar essa série impactante sobre as faces de Cristo. “Ela está de parabéns e, a partir de agora, poderá explorar outros temas e ir mais longe”, afirmou Erivan.
Almir Zarfeg encara a produção da conterrânea como uma manifestação da chamada arte naïf, porque concebida sem maior ou quase nenhuma preocupação formal ou elaboração técnica. Daí a sensação de uma ingenuidade pictórica, perceptível no emprego das cores, e também temática, notada na escolha do tema e na releitura dele. Enfim, uma arte marcada pelo autodidatismo.
“Sempre que possível, eu prestigio o trabalho dela e, nessas ocasiões, discutimos questões relativas à pintura em geral, como as vanguardas e suas consequências, e à produção artística regional, lembrando nomes como João Faustino, Irley Jesus Leal, Gilberto Bahia, Clauduarte Sá – músico que tem pintado também dentro da concepção naïf, ou seja, sem preocupações acadêmicas ou formais”, argumentou Zarfeg.
Zarfeg destacou a dedicação de D’Jane às obras que deram origem à exposição em cartaz, sobretudo porque “ela teve que fazer um empréstimo no banco para comprar os materiais, como telas e tintas”.
“Falta apoio público e privado aos artistas. Para piorar, as pessoas não têm interesse ou formação para apreciar um quadro. Quando vão ver, saem dizendo coisas sem pé nem cabeça. A leitura de um poema, então, ficou relegada aos iniciados ou muito interessados. Mas sempre foi assim”, concluiu o poeta.
Zarfeg é presidente de honra da Academia Teixeirense de Letras (ATL) e, nessa oportunidade, presenteou D’Jane com exemplar de “Estação 35”, seu romance de estreia. Fonte: Redação